“Empreendedor precisa ser generalista e tem surpresas todos os dias”

Caroline Mouco é Diretora Geral do Grupo Vet Popular, maior rede de hospitais veterinários a preços populares do país. Iniciou o projeto com seu marido, Luiz Moretti com uma pequena clínica. Hoje eles possuem dois hospitais base com atendimento 24 horas, centro de diagnósticos, clínicas express, centro estético e unidade móvel em toda São Paulo e Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos com preços populares.

Quais os desafios de ser empreendedora?

Hoje, como empreendedora, enfrento o desafio de evitar ser surpreendida, constantemente. O empreendedor tem que ser generalista, conhecedor de vários assuntos, por mais assessorias que hajam, a decisão está nas mãos, isoladamente, desse gestor. O “não saber”, não pode fazer parte do vocabulário do gestor e essa corrida de conhecimento é o grande desafio que enfrento e que faz parte da realidade de muitos empreendedores que querem se manter no mercado.

Ainda tem obstáculos, mesmo agora com os negócios em plena evolução?

Acredito que mais difícil  e desafiador que crescer em um mercado competitivo como o nosso, é de se manter nele. Para isso a constante atualização e inovação se fazem presentes. Entender seu mercado, ouvir seus detratores, estudar sua concorrência e fazer do “limão uma limonada”, agregando e trazendo inovações é um outro grande desafio. A empresa, de qualquer ramo, é um organismo vivo, que não pode ter medo de mudar e trazer produtos, serviços novos para que se mantenha no seu auge

Por ser mulher, você acredita que influenciou no desenvolvimento dos negócios? Por que?

Não acredito que tenha atrapalhado. No meu caso, senti que tive que provar mais capacidade e potencial, quando comparado a uma gestão masculina. Por ter um sócio do sexo masculino, sentia que existia uma resistência dos colaboradores que não acreditavam em mim e tinham que validar tudo o que era passado. Haviam aqueles que nem sequer direcionavam a palavra a mim, até o olhar era desviado em uma conversa ou orientação, nunca levei isso de forma negativa ou como eu sendo o problema, apenas estudava formas de abordagens diferentes. Hoje isso pouco acontece, acredito que a confiança e o respeito entre os liderados e a liderança está bem estreitado.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn