Fintech revela os motivos que mais fizeram os brasileiros recorrer ao crédito

Levantamento realizado pela Geru, fintech da Open Co, considera o primeiro semestre de 2024, frente ao mesmo período do ano passado. Imagem: Andrzej Rostek / Shutterstock.com

Levantamento realizado pela Geru, fintech da Open Co, revela que a busca por crédito para pagamento de contas (30,67%); melhorias na casa (15,44%) e despesas com pequenos negócios (15,01%) foram os principais motivos pelos quais pessoas físicas recorreram ao crédito no primeiro semestre de 2024.

“Embora o brasileiro ainda precise avançar em relação à educação financeira, ele deseja manter as contas básicas da rotina de um adulto funcional em dia, como água, energia elétrica e internet. Outro ponto fundamental que impacta os números são a inflação e a alta dos juros que encarecem o custo de vida, resultando em dificuldade para o bom equilíbrio do orçamento doméstico”, explica Cristiano Rocha , CRO da Geru.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os mesmos motivos aparecem como os principais para busca ao crédito, com uma variação de pouco mais de 6 pontos percentuais para mais em 2024 frente às despesas com contas, que em 2023 registrou 24,94%; queda de cerca de 1,5% em melhorias na casa, que em 2023 ficou em 17,09%; e redução de 1,80% em despesas com pequenos negócios, responsável por 16,81% dos pedidos de crédito.

Facebook
Twitter
LinkedIn