O empreendedorismo é uma opção que vem crescendo no país. De acordo com pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 2020 será o ano com maior aumento de número de novos empreendedores nos últimos 20 anos.
Com R$45 mil ou menos, é possível investir em um negócio próprio e começar a faturar. Este é o valor do carro mais vendido no primeiro semestre de 2020, o Chevrolet Onix, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O modelo mais básico, zero Km, custa em torno de R$ 45 mil, com dados da tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Entre as opções de investimento, as franquias são uma boa pedida para quem tem vontade de investir, mas não sabe muito bem como estabelecer uma marca no mercado.
De acordo com José Carlos Fugice, CEO da Goakira Inteligência Empresarial e especialista em franquias, é preciso que o interessado em um modelo de negócios faça uma pesquisa aprofundada sobre as redes antes de tomar uma decisão.
“O ponto principal é avaliar se as atividades exigidas pela franquia estão dentro do perfil de trabalho que a pessoa está acostumada e sabe executar. Não adianta só ter “afinidade com a marca”. Isso é muito genérico. Por outro lado, a pesquisa é algo fundamental no processo de escolha de uma marca para investir. Pesquise no Google, Reclame Aqui. Jogue o CNPJ da empresa e o nome do criador nos buscadores. Reúna informações para fundamentar a sua decisão. E por mais que isso possa soar repetitivo, procure franqueados e ex-franqueados da empresa em questão e colha feedbacks”, explica.
Confira 10 opções de franquias que podem ser compradas com o valor de um automóvel popular, zero Km.
Criada em 2019, a Dulc Croc é uma rede de micro confeitarias gourmet. O franqueado atua com a venda de doces, bolos, brownies, cookies e outros produtos com o mais alto padrão de qualidade. Com modelo enxuto, o negócio pode ser operado de casa e as vendas podem ser feitas tanto pelo delivery quanto por meio de encomendas.
Investimento: R$3,5 mil
Faturamento: R$3 mil
Tempo de retorno: 6 a 12 meses
Criada em 2018, a MaxiPay é uma fintech de soluções de pagamento. Com um portfólio de serviços variados, as possibilidades para os franqueados são inúmeras. Ele pode oferecer serviços bancários (correspondente), empréstimos, abertura de conta e aluguel de máquinas de cartão. Além disso, a empresa parcela o valor do investimento em 12 vezes.
Investimento: R$3,9 mil
Faturamento: R$6,6 mil
Tempo de retorno: 2 meses
Criada em 2001, a Valor Web é uma rede de franquias especializada em marketing digital. A proposta da empresa é oferecer soluções práticas com foco nos resultados. Os franqueados são responsáveis pela prospecção de empresas e o oferecimento de serviços como desenvolvimento de sites, e-commerce, mídias sociais, anúncios na web e Google Adwords. A empresa conta com 15 franquias em operação atualmente em modelo home based.
Investimento: a partir de R$10 mil
Faturamento: média de R$25 mil
Tempo de retorno: 3 a 6 meses
Criado em 2017, o Alfred Delivery é um aplicativo que entrega absolutamente tudo o que o cliente deseja. De pipoca de cinema até seu prato predileto, o objetivo da empresa é ser um “marketplace de tudo” dos pequenos centros urbanos. Nos últimos meses a empresa cresceu mais de 200%.
Investimento: a partir de R$10 mil
Faturamento: R$90 mil
Tempo de retorno: 12 a 18 meses
PremiaPão
Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 100 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede opera exclusivamente em modelo home based. Os franqueados são responsáveis pela prospecção de anunciantes locais. Ao todo, cada saquinho comporta 36 propagandas do tamanho de um cartão de visitas.
Valor de investimento: R$10 mil
Faturamento: R$17 mil
Tempo de retorno: 3 a 6 meses
Investimento: a partir de R$50 mil
Faturamento: R$30 mil a R$40 mil
Tempo de retorno: 12 meses
Bem Seguros e Créditos
A Bem Seguros e créditos é uma franquia especializada em soluções financeiras. Criada em 2018, a rede oferece serviços de crédito pessoal e consignado, consórcios, seguros, e outros. Fundada em São José do Rio Preto, a marca entrou para o franchising em 2019. A Bem Seguros e créditos possui mais de 300 unidades ativas em todos os estados brasileiros. O plano da franquia é comercializar mais 150 novas unidades até o fim de 2020.
Investimento: a partir de R$11,4 mil
Faturamento: R$6 mil
Retorno: 3 meses
TFlow
Criada em 2013, a TFlow é uma rede de franquias especializada em moda masculina com mix de produtos completo. No franchising desde 2015, a marca ficou conhecida como a “marca dos artistas”, por muitos deles usarem as peças no meio artístico, Jorge & Mateus, Zé neto e Cristiano, Jesus luz, a influencer Rafaela Kaliman e entre outros. Com mais de 100 unidades espalhadas por todo o Brasil, a rede espera alcançar 140 unidades até o fim do ano.
Investimento: R$15 mil
Faturamento: R$10 mil
Retorno: 2 a 3 meses
Criada em 2016, a Romeo e Julieta é um serviço online que leva o supermercado até você e opera por meio de franquias. Diferentemente de outras empresas, o negócio conta com funcionalidades que permitem ao cliente escolher o ponto certo das frutas e legumes que deseja. A franqueadora parcela a taxa de franquia em até 10 vezes.
Investimento: R$25 mil
Faturamento: a partir de R$80 mil
Tempo de retorno: 24 meses
No mercado desde 2014, a Turquesa Esmalteria é uma rede de franquias especializada em beleza e estética. Com serviços como manicure, pedicure, embelezamento do olhar, depilação, estética facial e corporal, a marca oferece modelos de operação enxutos para quem quer empreender na área. A rede conta com 50 franquias em operação atualmente.
Investimento: a partir de R$45 mil
Faturamento: média de R$50 mil (loja madura)
Tempo de retorno: 16 meses (médio)
Go Fit Truck
Lançada recentemente, a Go Fit Truck é uma rede de franquias de academia móvel. Com foco na saúde e bem-estar das pessoas, o modelo conta com um “truck” no qual é levada a experiência de uma academia boutique (frequencímetros, bebedouro e toalhas personalizadas, por exemplo) para diversos locais. Além disso, o franqueado não precisa ser preparador físico.
Investimento: a partir de R$80 mil
Faturamento: R$30 mil a R$40 mil
Tempo de retorno: 12 meses