10 franquias que oferecem experiências para o consumidor

Hábitos de consumo, como a experiência nas lojas, faz a  diferença de uma rede para outra e são as que ganham mais destaque no mercado
 

Os hábitos de consumo estão mudando rápido. O brasileiro está mais conectado, exigente e valoriza lugares que oferecem experiências
personalizadas. Por isso, muitas redes de franquia estão se adaptando a esse novo perfil de consumidor. As que conseguem acompanhar essas mudanças acabam se destacando no mercado.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor obteve um crescimento de 13,8% em 2023, e a projeção para o ano de 2025 segue otimista. Franquias que acompanham as principais tendências de comportamento têm saído na frente e podem ser boas oportunidades para quem deseja empreender com segurança e inovação.

A seguir, reunimos 10 redes de franquias que estão alinhadas com as novas demandas do consumidor em 2025.

  1. Touti

A Touti é uma marca de cosméticos que oferece perfumes autorais com alto poder de fixação e excelente relação custo-benefício. Com mais de 800 unidades no Brasil, a empresa criada pela empreendedora Patricia Ramos ( foto em destaque), está entre as micro franquias que mais cresceram no país.Oferece três tipos de franquias: Quiosque Smart, Quiosque Full e Loja Física.

Investimento Inicial: A partir de R$ 5.000.
Faturamento médio mensal: R$ 15.000 (estimado).
Prazo de retorno do investimento: Aproximadamente 5 meses (estimado).

 

  1. Dona Help

A Dona Help, especializada em serviços de limpeza residencial e empresarial, oferece um modelo de negócio home based com suporte completo ao franqueado. Os serviços oferecidos são: Limpeza residencial, empresarial, em condomínios, pós-obra, passadoria, cozinheiro(a), piscineiro, motorista e copeiro. Podendo obter o modelo de negócio em Home Based, permitindo operação a partir de casa, coworking ou sede própria.

Investimento inicial, incluindo taxa de franquia: A partir de R$ 41 mil.
Faturamento médio mensal: A partir de R$ 63 mil, com lucro líquido estimado em 25%.
Prazo de retorno do investimento: Entre 10 a 14 meses.

 

  1. Decor Colors

A Decor Colors é uma solução inovadora para transformar o mercado de revestimentos e tintas especiais, oferecendo produtos com alto benefício e muito valor agregado. Ficou ainda mais conhecida através de sua participação no programa Shark Tank Brasil, onde obteve investimento recorde junto a João Appolinário, presidente e fundador da Polishop. A solução DECOR COLORS foi criada pelo empresário Leonardo José da Silveira Arruda, comerciante de sucesso que desenvolveu o produto/marca própria de revestimentos, com aparência de cimento queimado.

Investimento inicial, incluindo taxa de franquia: A partir de R$50.000 para lojas físicas e a partir de R$15.000 para Home based
Faturamento médio mensal: R$80.000
Prazo de retorno do investimento: De 18 a 24 meses

 

  1. Polishop

A Polimport Franqueadora LTDA estabelece padrões e regras, apoia e orienta o franqueado da Polishop, autoriza o uso da marca, desenvolve o negócio e o sistema.

 

Investimento inicial, incluindo taxa de franquia: R$90 mil

Faturamento médio mensal: R$ 200.000,00 (estimado)

Prazo de retorno do investimento: de 12 a 15 meses (estimad0)

 

 

  1. Casa do Construtor

A Casa do Construtor oferece mais de 90 opções de equipamentos para todas as fases da obra, como container, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras. Com mais de 760 unidades no Brasil, além de seis no Paraguai e duas no Uruguai, a Casa do Construtor é uma das únicas franquias com este formato no país. Ao longo de sua trajetória de sucesso, a Casa do Construtor recebeu diversos prêmios, incluindo Franquia do Ano, Selo de Excelência em Franchising por 21 vezes, e Personalidade do Franchising do Ano pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), concedido ao fundador Altino Cristofoletti Junior. Além disso, foi reconhecida 17  vezes com o prêmio Franquia 5 Estrelas pela PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios).

Investimento inicial, incluindo taxa de franquia: R$499 mil
Faturamento médio mensal: A partir de R$ 90 mil
Prazo de retorno do investimento: de 36 a 42 meses.

 

  1. La Bolaria Artesanal

Fundada em 2019, em Contagem (MG), a La Bolaria Artesanal é uma rede especializada em bolos caseiros, que aposta em receitas artesanais, atendimento acolhedor e um modelo de operação enxuto para os franqueados. A marca entrou no franchising em 2020 e já soma mais de 50 unidades pelo Brasil, sendo 1 loja própria.

Investimento inicial: R$ 147.048,00 (loja de 40m²).
Faturamento médio mensal: A partir de R$ 100 mil
Prazo de retorno do investimento: A partir de 12 meses.

 

  1. NTW Contabilidade

Rede especializada em serviços contábeis e financeiros para empresas. Presente no mercado desde 2009, com mais de 250 unidades.

Investimento inicial: De R$ 12,9 mil (modelo light) a R$ 29,9 mil (modelo select)
Faturamento médio mensal: R$ 15.000 (estimado)
Retorno do investimento: De 18 a 36 meses

8. Multicoisas

Rede de utilidades e soluções práticas para o dia a dia, com forte presença nacional e lojas em 21 estados.

Investimento inicial: De R$ 500 mil a R$ 870 mil
Faturamento médio mensal: A partir de R$ 160 mil
Retorno do investimento: Entre 36 e 60 meses

  1. Shelf Minimercado 24h 

A Shelf é uma rede de franquias de minimercados 24h voltada para condomínios e empresas. Com operação totalmente automatizada, o modelo permite gestão remota, baixo custo fixo e alta escalabilidade.

Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Retorno estimado: 12 meses

  1. Acium

 
Maior rede de joias em aço do mundo, a Acium atua com quiosques em shoppings e oferece produtos personalizados com tecnologia de gravação a laser, o que gera alto fluxo e recorrência de clientes.

Investimento inicial (taxa de franquia incluso): a partir de R$ 60 mil (R$ 54 mil à vista) + custos de instalação
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
Retorno estimado: de 7 a 14 meses

 

Facebook
Twitter
LinkedIn