Conversão de bandeira é alternativa para quem pretende expandir empreendimento e buscar maiores lucros
Começar um negócio do zero está cada vez mais difícil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase uma em cada cinco empresas (18,5%) fecham as portas antes de completar um ano em operação. Depois de cinco anos, quase metade (47,5%) já encerraram as atividades. Para completar, sem recursos para investir em gestão, inovação, treinamento e marketing, muitas das empresas que ultrapassam essa marca chegam à metade da primeira década de vida em má situação e sem grandes perspectivas.
Tanto para os empreendimentos que ainda não decolaram como para as empresas já consolidadas – mas que ainda não alcançaram os índices de crescimento esperados –, a conversão de bandeira pode ser uma alternativa muito vantajosa. Nos últimos anos, a transformação de negócios de pequeno e médio porte em franquias, com a adoção da marca da franqueadora, vem se mostrando uma excelente aliada dos empreendimentos que buscam expansão no país.
Entre as vantagens oferecidas pela chamada conversão de bandeira aos pequenos e médios empreendimentos estão sua inserção em redes reconhecidas no mercado, o suporte técnico, as campanhas de marketing em âmbito nacional e a maior competitividade. Ao comprar mais barato junto a fornecedores da rede, pode-se oferecer aos clientes preços mais atrativos, garantindo melhor custo-benefício na aquisição de matérias-primas e insumos.
Diversificação da oferta de serviços
Em algumas marcas, como a OrthoDontic – maior rede de franquias especializada em ortodontia do país, com 273 unidades –, este tipo de associação já responde por 10% das novas clínicas abertas no país. O dentista e especialista em ortodontia Juliano Lannes Pacheco, 44 anos, tem dois consultórios odontológicos nos municípios mineiros de Coronel Fabriciano e Ipatinga. Por meio de um amigo – franqueado da OrthoDontic –, ele conheceu os serviços e as possibilidades de melhorias em seu negócio oferecidos pela rede.
Em outubro de 2020, buscando diversificar a oferta de serviços de ortodontia para os clientes, Pacheco converteu a unidade de Coronel Fabriciano para a bandeira OrthoDontic. No total, o dentista investiu R$ 200 mil, mesmo em meio à pandemia – o valor foi aplicado em taxa de franquia, reforma do espaço físico, compra de novos equipamentos e comunicação visual. “Trabalhar sozinho é muito difícil”, comenta. “A concorrência é grande e acirrada.”
Além de oferecer mais tecnologia e serviços de última geração aos clientes, Pacheco comemorou um aumento de 60% na cartela de clientes. Atualmente, 40% da receita são provenientes dos serviços de ortodontia. E, com o sucesso do negócio, ele também pretende converter à OrthoDontic segunda clínica, em Ipatinga, em março de 2022. “Hoje, tenho suporte da franqueadora para captação de clientes e consigo acompanhar as novidades do mercado.”
No caso da OrthoDontic, o investimento para uma clínica ou consultório tornar-se parte da rede de franquias é a partir de R$ 95 mil. Mas, para garantir que a conversão seja vantajosa para o empreendedor e para a franqueadora, cada potencial franqueado passa por um processo de seleção criterioso. “A conversão oferece uma oportunidade exclusiva para os dentistas que já são empresários de profissionalizarem o seu consultório, trazerem tecnologia e terem uma marca como a OrthoDontic, com credibilidade, presente nas mídias sociais e na imprensa, para chancelar o seu trabalho”, afirma o odontólogo Fernando Massi, diretor de Expansão da empresa.
“Despesa a mais, mas que traz grandes vantagens”
O especialista em estruturação de novos negócios e franquias, Renato Claro, sócio da Kick Off Consultores, afirma que a relação entre franqueador e franqueado após a conversão tende a trazer ganhos para ambos. Na sua opinião, a conversão de bandeira é vantajosa para o empreendedor. “Embora ele passe a pagar royalties, esse valor será barato perto dos serviços que ele irá receber a partir daquele momento, como desenvolvimento de produto continuado, desenvolvimento mercadológico e de fornecedores”, argumenta o especialista. “É uma despesa a mais que ele passa a ter, mas que traz grandes vantagens para o seu negócio.”
Entre os pontos positivos para quem adere a uma rede de franquias, Renato Claro menciona o acesso a determinadas marcas de produtos ou a determinados serviços que o empreendedor não teria fora da rede. “Ao converter a bandeira para uma franquia, o empreendedor vai passar a ter vantagem competitiva concreta em escala, seja do ponto de vista de mídia, logística, treinamento, tecnologia ou qualquer insumo que ele não teria sendo uma loja independente.”
Por que vale a pena converter um negócio em franquia
1- Adoção de uma marca reconhecida: ao converter seu negócio, o empreendedor passa a contar com um nome testado e conhecido no mercado.
2-Suporte da franqueadora: após a conversão, o empreendedor conta com o apoio da marca no gerenciamento do negócio. Com isso, tem acesso uma série de incrementos que dificilmente teria como promover sozinho. Entre outros aspectos, a franqueadora, que mantém uma visão estratégica do mercado de atuação, realiza investimentos e oferece aos franqueados serviços e melhorias constantes em várias áreas:
– Inovação
– Qualidade
– Tecnologia
– Padronização
– Estratégia e planejamento
– Gestão
– Vendas
– Softwares de gestão
– Intranet
– Suporte técnico
– Aplicativos
– Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
3-Oferta de produtos e/ou serviços já aprovados: ao converter o negócio a uma franquia, o empreendedor passa a dispor de um mix de produtos e/ou serviços já desenvolvidos, testados, aprovados e constantemente aprimorados.
4-Foco no que interessa: com boa parte do trabalho burocrático sob responsabilidade da rede, o franqueado pode dedicar mais tempo à busca de novos clientes. Caso o empresário tenha um perfil mais operacional, também terá mais tempo para realizar o trabalho com o qual mais se identifica.
5-Manutenção e ampliação da carteira de clientes: ao converter o negócio em uma franquia, o empreendedor consegue manter a sua atual carteira de clientes, ao mesmo tempo em que irá atrair novos consumidores. Com isso, incorpora ao novo momento o seu histórico de atendimentos, contribuindo também para, em conjunto com a franqueadora, traçar novas estratégias de negócio.
6-Treinamento constante: após a conversão, o franqueado terá acesso a treinamentos constantes, seja para ele próprio, seja para os colaboradores. Além de melhorarem a gestão do negócio, as atividades proporcionam maior eficiência e padronização nas operações, o que contribui para a fidelização dos consumidores.
7-Otimização de gastos com fornecedores: por meio compras compartilhadas, em maior volume, os franqueados têm acesso a produtos, insumos e matérias-primas por preços muito menores do que se fossem adquiridos individualmente.
8-Ações e estratégias de marketing compartilhadas: com a execução de campanhas de divulgação em âmbito nacional, os negócios – mesmo as unidades de abrangência local – ganham maior visibilidade.
9-Mais confiança por parte do consumidor: com mais visibilidade em razão do uso de uma marca de renome nacional, o negócio – antes individual – conquista maior confiança e reputação no mercado.
10-Troca de experiências: como membro de uma rede, com outros empreendedores em situação muito semelhante, o franqueado encontra um fórum muito assertivo para a troca de experiências e conhecimentos, o que resulta em ganhos para todos os envolvidos.