Com mais um ano para a busca de desafios e metas e se o objetivo é investir em uma franquia, uma boa estratégia é começar a acompanhar as melhores tendências para o setor. A observação é de Diego Simioni, administrador de empresas e fundador do FranquiAZ, consultoria especializada no segmento de franquias. Apesar de oferecer menos riscos e uma série de vantagens a quem pretende empreender em 2017, o modelo de franquia está sujeito às mesmas leis de mercado que qualquer outro negócio. Para isso, Diego recomenda algumas dicas para o interessado, baseadas na última pesquisa realizada pela Euromonitor com mais de 20 mil pessoas em 20 países, incluindo o Brasil:
1 Comida “verde”:
Quando falamos do segmento de alimentos, sem dúvida, uma das maiores tendências é a franquia de alimentação saudável e natural. Isso porque, além de se preocupar com a saúde em si, os consumidores estão cada vez mais interessados na qualidade e na procedência dos alimentos que adquirem. Segundo a pesquisa já citada, os atributos que mais preocupam os consumidores em relação à alimentação referem-se ao quanto o produto escolhido é natural, utiliza açúcar e ingredientes artificiais.
Além disso, percebe-se uma valorização de alimentos produzidos localmente e também das marcas que minimizam a utilização de embalagens, reduzindo o desperdício de recursos naturais.
2 Comprando tempo:
Uma das frases mais comuns de se ouvir por aí é “Não tenho tempo para nada!”. E, justamente por isso, as pessoas têm percebido cada vez mais o valor em ter tempo disponível. Dessa forma, além de limitarem seu horário de trabalho, nas horas vagas preferem pagar por serviços e produtos que otimizem seu tempo para poder aproveitá-lo de outra forma, dedicando- se a atividades que realmente se interessam. Assim, franquias que, além de vender seus produtos e serviços, priorizem economizar o tempo dos seus clientes possuem uma grande chance de sucesso. Um bom exemplo são as marcas focadas na venda de refeições saudáveis por delivery, duas tendências em uma!
3 Desafiando a idade:
Com o aumento da participação do número de idosos na população, esse mercado vem ganhando peso na economia mundial. Os novos idosos, entretanto, não estão satisfeitos em descansar. O objetivo é ficar ativo tanto mentalmente quanto fisicamente. Tais características aliadas ao aumento da expectativa de vida favorecem as empresas que se preocupem em proporcionar mais qualidade de vida para a famosa melhor idade.
Essas são as principais tendências com base nas últimas mudanças ocorridas no comportamento dos consumidores. Contudo, outro ponto a ser considerado refere-se ao atual cenário econômico brasileiro. Não é novidade como a crise econômica tem afetado drasticamente o consumo. Mas, também não faltam negócios que podem ser beneficiados nesta fase. Por isso, se você quer fazer parte do franchising não acredite na sorte. Pesquise muito antes de definir qual é a melhor franquia. franquiaz.com.br