As microfranquias são caracterizadas por exigirem um baixo investimento inicial de até R$ 80 mil, terem um baixo custo operacional e uma operação simplificada, em atividades que podem ser realizadas pelo próprio franqueado e, muitas vezes, sem exigência de um ponto comercial.
A grande maioria das microfranquias permitem operações que dispensam a necessidade de arcar com custos de aluguel, visto que seguem modelos de negócios home-based. Ou seja, podem ser diretamente operadas de residências e, quando necessário, o franqueado se desloca até o endereço do cliente para atendê-lo.
Segundo o Sebrae, devido ao seu baixo custo, as microfranquias oferecem a possibilidade de ter retorno do capital investido mais rapidamente do que em franquias mais caras. Porém, é importante observar que o faturamento tende a ser compatível com o investimento feito.
Com isso, na compra de uma microfranquia é importante observar se há exigência de um volume de compras mensais de produtos do franqueador e cobrança de qualquer taxa ou cumprimento de qualquer exigência se um determinado limite de faturamento for alcançado. Estas informações precisam obrigatoriamente estarem discriminadas na COF e estas condições não podem comprometer a sustentabilidade do negócio.
Assim como outros formatos de franquias, as microfranquias também são regidas pela Lei 8.955/94 – Lei de Franquias e todas as taxas a serem pagas têm de estar previstas em contrato e redigidas de forma clara na Circular de Oferta de Franquia (COF), para que o candidato a franqueado possa analisá-las antes do pagamento de qualquer valor.
Para o Sebrae, esse tipo de franquia pode significar uma boa oportunidade, especialmente para empreendedores iniciantes, sem experiência, com poucos recursos para investir e que desejam contar com o reconhecimento da marca e o apoio oferecido pelas franquias.
Entretanto, como toda franquia, a instituição ressalta que antes de efetuar a compra é imprescindível que o candidato a franqueado analise alguns pontos: se o seu perfil se enquadra neste modelo de franquia, cuja operação requer a participação direta do franqueado no dia a dia da empresa, as condições da franquia quanto ao reconhecimento da marca, sua experiência de mercado, suporte oferecido à rede, satisfação dos franqueados e viabilidade econômico-financeira do negócio.