Após perder emprego, engenheiro inaugura franquia da Escola do Mecânico, a 33ª da rede

Os moradores de Itaquaquecetuba e região já contam com a oportunidade de aprenderem uma profissão na área automotiva, que conta com um promissor mercado de trabalho. São perto de 1 milhão de veículos na cidade e localidades próximas, como Poá, Arujá, São Miguel Paulista, Suzano e Itaim Paulista.

Somente em Itaquaquecetuba, são mais de 120 mil veículos nas ruas, número que deve ser ainda maior, pois o último levantamento do IBGE é de 2018. A cidade é a que registrou o maior crescimento da frota em uma década na região, totalizando aumento de 162%. E, para dar conta desta alta, é preciso uma mão de obra especializada, já que, no mercado de veículos, novas marcas, modelos e tecnologias surgem a todo momento. “Estamos cientes disso e buscando justamente atender esta demanda do mercado”, diz Marcos Sérgio Artioli, que se impressionou com a procura ao abrir em Itaquaquecetuba uma franquia da Escola do Mecânico. “Começamos no dia 16 de janeiro e as matrículas já estão a todo vapor”, comemora.

Engenheiro mecânico com pós-graduação em administração, ele trabalhou por anos em empresas como Bosch, Renault e GM, sendo um conhecedor da área automotiva. “Queremos ser um dos melhores da rede e para isso escolhemos muito bem os funcionários, que precisam oferecer algo a mais aos alunos”, explica.

A nova unidade tem por filosofia garantir transparência nos serviços e estar sempre agregando novidades. De início a nova Escola do Mecânico oferecerá cursos de mecânica automotiva, de motocicletas, acessórios, gestão, troca de óleo, entre outros. “A intenção é ampliar a oferta de cursos para atender todas as necessidades do mercado”, falou Artioli.

História

O engenheiro diz que resolveu abrir a franquia após ficar desempregado, no ano passado. Ele estava trabalhando em uma empresa adaptadora, responsável por transformar veículos em viaturas policiais, ambulâncias e outros. “Quando fiquei desempregado, vi esta oportunidade da Escola do Mecânico e pensei, na hora: chegou a minha vez!”. Segundo ele, é um negócio dentro de seu ramo de trabalho e a expectativa é das melhores para o futuro. “Estou muito feliz e otimista”, afirma.

A Escola do Mecânico

A Escola do Mecânico é uma rede de escolas de formação profissional prática em mecânica de automóveis e motocicletas que tem como premissa aprovar o perfil de franqueados que tenham foco na empregabilidade e geração de renda de seus alunos. Isso porque a marca nasceu de um projeto social de sua franqueadora, Sandra Nalli, que a criou a partir de um voluntariado que realizava com meninos da Fundação Casa, em Campinas: a especialista em serviços automotivos ministrava aulas de mecânica a meninos em situação de risco e, ao alugar uma sala com essa finalidade social, viu-se procurada por pessoas que desejavam participar de seus cursos, como alunos pagantes. “Foi assim que nasceu a Escola do Mecânico, meio que por acaso, e nunca abandonamos o intuito de mudar a vida das pessoas por meio da capacitação delas para o mercado de trabalho, tão carente de mão de obra qualificada”, lembra a franqueadora.

Atualmente, são 33 Escolas do Mecânico operando, sendo três delas próprias e as demais franqueadas. Ao passar pelo processo de seleção, o franqueado precisa identificar-se com a missão e os valores da empresa, que são bastante claros quanto ao seu papel social. “Nós valorizamos pessoas e é por elas que trabalhamos. Nosso maior orgulho é de ver relatadas as histórias de sucesso e superação de nossos alunos, que conseguem mudar suas vidas a partir dos cursos que ministramos”, comenta Sandra.

Rentabilidade acompanha os projetos sociais

A Escola do Mecânico desenvolve inúmeras campanhas de cunho social durante o ano e mantém dois projetos fixos: o Adote um Mecânico e o Emprega Mecânico. Por meio de um aplicativo, o Emprega Mecânico liga o aluno a vagas de emprego disponíveis nas cidades nas quais há escolas.  Já o Adote um Mecânico consiste em uma parceria com empresas e pessoas físicas convidadas a patrocinar o acesso de estudantes carentes a cursos profissionalizantes.

Porém, a franquia também é um negócio lucrativo e que entrega: além da transferência de know-how, a franqueadora dispõe de cursos e materiais atualizados, parcerias com fornecedores e empresas automotivas, que proporcionam aos alunos palestras, visitas às fábricas, equipamentos e peças originais, além de manuais técnicos atualizados; suporte e treinamentos constantes; novos cursos e tecnologias, entre outros benefícios ao franqueado. “Temos um modelo de gestão em que o franqueado participa ativamente, como parte estratégica do negócio. Alguns colaboradores da franqueadora, inclusive, tornaram-se nossos franqueados e operam muito bem, com desempenho surpreendente”, orgulha-se Sandra.

Outro ponto forte da marca é o projeto Emprega Mecânico. Como o intuito de Sandra Nalli sempre foi o de melhorar a vida das pessoas gerando emprego e renda, ela teve a ideia de criar um site para empregar seus alunos. Nele, os alunos e ex-alunos deixam disponíveis seus currículos, ao mesmo tempo que empresas disponibilizam vagas. Cruzando-se os dados, surgem as oportunidades. “Temos empregado muitos alunos e as empresas sabem onde encontrar profissionais qualificados. É bom para todo mundo”, comemora a empresária.

 

“Queremos ter 219 escolas, em 158 municípios. Essa meta pode não se concretizar até 2025, mas desejamos estar bem perto dela, lá. Trabalhamos duro para isso e sabemos que há chance de conseguirmos impactar a vida de muitas pessoas com nosso trabalho”, enfatiza

Raio-X da Franquia

Tipo de negócio:  Ensino profissionalizante especializado em mecânica automotiva e motocicletas

Ano da fundação: 2011

Início da franquia no Brasil:  2016

Total de unidades no Brasil: 3 próprias e 30 franqueadas

Investimento inicial: de R$ 299 mil (incluindo a taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial)

Taxa de franquia: R$ 69,9 mil

Capital de giro: R$ 40 mil

Royalties: 7% do faturamento bruto mensal

Taxa de publicidade: 1% do faturamento bruto mensal

Área mínima: De 500 m2 a 1.000 m2

Nº de funcionários: De 6 a 8

Faturamento bruto: média de R$ 150 mil/mês

Lucro líquido:  26%

Prazo de retorno: 18 meses

Ponto de Equilíbrio: 6 meses

Prazo de contrato: 5 anos

Apoio ao franqueado:  Gestão participativa dos franqueados, orientação na seleção do ponto comercial; equipe de suporte ao franqueado; treinamento operacional ao franqueado e equipe; manuais de gestão; consultoria comercial, administrativa, financeira e operacional, software de gestão, fornecedores homologados.

E-mail: mauricio.souza@escoladomecanico.com.br

Sit www.escoladomecanico.com.br

*Foto: O franqueado, Marcos Artioli e a esposa ( Patrícia Artioli); a franqueadora, Sandra Nalli, e a gerente da franqueadora, Letícia Mondin.

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