Um professor de inglês que começa a dar aulas em casa e com tempo evolui para criar sua própria escola até se tornar uma marca valorizada e reconhecida. De forma breve e resumida, esta é a história de Carlos Wizard, um dos grandes empreendedores da educação no País. Ele era dono do grupo Multi, o maior grupo de educação do mundo no segmento e é referência de sucesso no franchising brasileiro. Neste ano, Wizard retorna ao mercado, oito meses após vender o Grupo Multi para a Pearson Education, anunciando a compra de 100% da Mundo Verde, maior rede de lojas de produtos naturais, orgânicos e de bem-estar da América Latina, com 300 unidades franqueadas em operação em todo o Brasil e duas em Portugal.
Para quem questiona o porquê desta grande mudança, Wizard explica, de forma simples, que imaginar e diversificar outras possibilidades de negócio são tarefas que todo empreendedor busca exercitar constantemente. Ele acrescenta também que após a venda do grupo Multi, sentiu-se como se tivesse realizado um sonho. “Afinal, comecei como professor de inglês, lecionando em casa e, após mais de duas décadas, fechei a maior transação do segmento de educação da história deste País”, afirma.
E segue explicando a venda com justificativas de que foi, primeiramente, por conta do compromisso dele em perpetuar o negócio que fundou. Wizard conta que quando criou sua própria escola de inglês, foi com base em duas competências: desenvolver um sistema de franquias e elaborar material didático próprio, mas impresso. E, quando pesquisou a tendência mundial da tecnologia em educação e percebeu que precisava de um parceiro forte para perpetuar o negócio, resolveu vendê-lo.
O outro motivo da venda se refere ao conceito estratégico que Wizard acredita e gosta de repetir frequentemente: “O sucesso acontece quando a preparação encontra a oportunidade”. Ele comenta que o grupo Multi começou a se preparar para o IPO em 2010, mas o mercado mudou e houve o questionamento sobre como estaria posteriormente. Foi nesse momento que receberam a proposta bastante atrativa de compra e decidiram que era melhor transferir o controle da empresa. O terceiro fator, segundo Wizard, está relacionado a uma questão também conceitual de manter o legado que ele criou: transformar o Brasil em um País bilíngue.
Para Wizard, todo empreendedor é um sonhador. E ele descobriu de forma mais concreta esse sentimento, durante um breve tempo que ele pretendia ficar em período sabático. “Quando realizamos um sonho, temos outros sonhos ainda maiores para realizar”, destaca. Sentindo novamente seu instinto empreendedor chamar, Wizard reviu sua posição e decidiu investir no novo negócio ainda neste ano. O empresário relata que ele e sua família se identificam com o conceito dos produtos do Mundo Verde, que prega um estilo de vida saudável, natural e equilibrado. Como a marca estava capitalizada, ele decidiu apostar no setor da saudabilidade, que vem crescendo no Brasil, a uma média de 20% ao ano. “As negociações começaram ainda este ano e foi um casamento de interesses, tanto do nosso lado, quanto do Axxon, o fundo de investimentos que controlava a Mundo Verde”, relata.
O grande know-how no setor de franquias de Wizard – que ao longo de 25 anos no ramo de educação acompanhou o modelo de franquias crescer e se consolidar como uma alternativa vantajosa tanto para franqueados quanto para franqueadores – contribuiu para a confiança de que a nova aposta teria êxito. Wizard também observa que o conceito de bem-estar e alimentação saudável é uma tendência mundial que não está crescendo apenas no Brasil. Além disso, ele revela que pessoalmente tem um estilo de vida voltado a promover a saúde e bem-estar pessoal. “Nunca fumei, nem bebi. Procuro praticar esportes regularmente e manter uma alimentação mais saudável”, diz.
Por isso, a escolha do Mundo Verde para direcionar seus investimentos e suas estratégias de negócios foram favorecidas. Para atingir o objetivo de chegar a mil unidades franqueadas da Mundo Verde e faturar R$ 1 bilhão em 2018, Wizard pretende apoiar os franqueados da rede a operar múltiplas unidades, fortalecer a marca no interior do estado de São Paulo, pois ainda há cidades paulistas com ótimo potencial de consumo sem a marca Mundo Verde como opção aos consumidores e fomentar um fundo de marketing na esfera local, regional e nacional.
Durante os longos anos de trajetória empresarial no segmento de franquias, Wizard revela que a principal lição que aprendeu foi equilibrar os aspectos racionais e emocionais na condução do negócio. “Tem muita gente que quer abrir um negócio movido pela emoção. Eles não progridem. O mesmo acontece se o negócio for apenas racional”, ensina. Ele conta que descobriu também a importância de valorizar os colaboradores e parceiros de negócio criando uma oportunidade de geração de riquezas para todos que fazem parte da organização. E, também, que existe uma grande diferença entre saber empreender e saber acumular fortuna. Para falar sobre esse tema, ele escreveu o livro “Desperte o milionário que há em você”, que descreve os sete segredos da prosperidade e indica aos leitores como atualmente existem 40 novos milionários por dia no Brasil. “Minha esperança é ajudar o leitor a se tornar o próximo milionário desse País”, afirma.
Wizard lembra que quando ministrava aulas de inglês em casa, pensava como professor. E a maior transformação de sua vida ocorreu quando ele começou a pensar como empreendedor. À medida que o número de alunos aumentava, a ideia de empreender foi ganhando força na vida dele. Foi justamente nessa época que ele precisou tomar a decisão de empreender, apesar de todos os desafios enfrentados no final da década de 1980. O empreendedor recorda que, na ocasião, o Brasil passava por uma sucessão de planos econômicos frustrados, a moeda mudava com frequência e a inflação era em torno de 60% a 80% ao mês. Depois, o primeiro presidente da república eleito pelo voto popular decretou, como primeira medida, o confisco das contas bancárias de todos os brasileiros. “Certamente, esses foram os maiores desafios que enfrentei”, conta.
E mesmo diante de tantas adversidades, Wizard volta a sustentar que quando a preparação encontra a oportunidade, o sucesso é certo. Ele comenta que sua experiência de ter ido estudar nos Estados Unidos, com o apoio dos missionários Mórmons, teve um grande impacto em sua trajetória pessoal e empresarial. “Aqueles jovens americanos jamais conseguiriam imaginar a influência que essa oportunidade teria em meu futuro”, revela.
Por isso, Wizard aconselha aos adolescentes a fazerem qualquer sacrifício necessário para obter uma formação no exterior. Depois, aos empreendedores, ele defende que qualquer negócio precisa estar focado na satisfação plena do cliente. Na opinião dele, o Brasil não tem qualidade na prestação de serviços e qualquer empresário que se disponha a oferecer um serviço diferenciado logo conquistará e fidelizará o cliente. Em seguida, o negócio tem que ter capacidade de atender ao mercado em alta escala, com atuação em âmbito nacional.
E, assim, sonhando e realizando Wizard segue com planos de atingir 650 lojas da Mundo Verde em 2018, chegando a um faturamento de 1 bilhão de reais. Os alicerces para isso são a qualificação dos franqueados e colaboradores, a promoção da marca nos principais meios de comunicação do País e, finalmente, o aumento da linha de produtos, oferecendo maior opção de escolhas aos consumidores em busca de produtos naturais, saudáveis e orgânicos.