Pormade Portas, uma das maiores fabricantes de portas do Brasil, com sede em União da Vitória, interior do Paraná, ampliou o seu leque de atuação comercial e começou a operar também por meio do sistema de franchising. O projeto teve início em 2015 e surgiu do desejo de Claudio Zini, diretor-presidente da empresa, de expandir as vendas do e-commerce e explorar outras modalidades para o negócio.
A rede já possui sete lojas franqueadas em funcionamento, localizadas em cidades estratégicas nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Tocantins. Outras sete unidades já estão em processo de abertura e a marca prevê o encerramento do ano de 2019 com até 25 novos pontos de venda. “Somos uma franquia de demonstração de produtos, um showroom físico que dá suporte e bagagem para que o franqueado possa realizar a venda através da nossa plataforma de e-commerce”, explica Zini. “O franqueado é remunerado por demonstrar o produto, fechar a venda na plataforma e indicar o instalador, sendo também responsável pela qualidade da instalação”, reforça o executivo.
O portfólio de produtos da Pormade engloba kits prontos e avulsos de portas, rodapés, biombos, papéis de parede, fechaduras e outros acessórios. “Entre março e junho de 2019, o faturamento da rede com o escopo atual de lojas já ultrapassou os R$ 700 mil. “Projetamos alcançar 200 franquias em cinco anos e um faturamento de R$ 120 milhões”, prevê Beatriz Bollbuck, diretora financeira e de marketing da empresa.
Para se tornar um franqueado da marca é necessário desembolsar a quantia de R$ 40 mil, valor que já inclui a taxa de franquia e showroom com produtos. Mas, para fazer parte do time, a rede busca empreendedores que já tenham alguma familiaridade com o segmento de engenharia e construção civil. “Um dos nossos diferenciais na seleção é que o futuro investidor precisa começar como vendedor independente e, somente após possuir uma quantidade de vendas significativa na plataforma online, ele pode se candidatar para adquirir uma franquia”, explica Beatriz.
O processo de compra é facilitado pela franqueadora, que pode até parcelar o valor de investimento inicial. “É muito importante que um franqueado Pormade Portas tenha o perfil adequado, por isso, quando achamos o candidato ideal, o ingresso dele pode ser de uma forma bem flexível e combinada”, esclarece o diretor-presidente.
A franqueadora oferece aos franqueados um treinamento de uma semana na fábrica para que eles possam acompanhar de perto todo processo de produção dos produtos, além do suporte necessário para o novo empreendimento, manual de identidade, acesso à plataforma online, máquina de cartão de crédito, caminhão showroom para eventos na cidade, capacitação de instaladores e indicação de instaladores e arquitetos.
O mercado de franquias registrou um crescimento nominal de 5,9% no 2º trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018. É o que mostra a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor, desenvolvida pela ABF – Associação Brasileira de Franchising e divulgada recentemente. Dentre os segmentos que mais crescem, está o de Casa e Construção, do qual a Pormade Portas faz parte, e registrou um aumento de 6% no período.
Raio-x
Investimento inicial: R$ 40 mil (já inclusa taxa de franquia)
Royalties: 2% do faturamento
Taxa de marketing/publicidade: Isenta
Faturamento médio mensal: R$ 20 mil após 12 meses
Lucro médio mensal: Entre R$ 8 mil e R$ 12 mil
Prazo de retorno: 12 meses
Sobre a Pormade Portas
Fundada em 1939, a Pormade Portas é uma das maiores fabricantes de portas do Brasil. Há 80 anos, a empresa atua para manter a mais alta qualidade de seus produtos. Está localizada em União da Vitória (PR). A companhia conta, atualmente, com mais de 650 colaboradores, 100% envolvidos em um processo de gestão inovador. Com grandes áreas de florestas plantadas e um parque industrial completo com 102 mil m² construídos, a Pormade controla toda a produção. A estrutura permite que a empresa tenha um dos melhores padrões de qualidade da América do Sul. Com um faturamento, em 2018, de R$ 145 milhões, a Pormade investe em pessoas e produtos como estratégia competitiva. Em 2015, começou a operar por meio do sistema de franchising.