2019 foi um ano de renovação para a Primicia, que investiu na reestruturação de suas lojas e na contratação da Duo Process, uma conceituada consultoria financeira, para auxiliar no desenvolvimento de um planejamento sólido e consistente para a retomada da expansão através do sistema de franquias. “Estamos aproveitando um momento propício da economia, que registrou crescimento para o setor de turismo – principal alvo da marca”, afirma Mário Gasperini, CEO de Varejo e Franquias da rede.
A empresa, que é vista entre seus clientes como uma referência de qualidade, modernizou a arquitetura, modificou cores e aposta em um modelo de loja mais clean, para atrair um número maior de consumidores. “Queremos aumentar o número de vendas de nossos produtos. A renovação das unidades era necessária, pois o público sempre está esperando novidades”, conta Gasperini, que já traz uma bagagem de mais de 30 anos atuando no segmento de franchising, com passagens pelo CCAA, CNA, Bittencourt, Remax, Leardi e Doctor Feet. O objetivo do executivo é aumentar a visibilidade da marca, retomar a expansão da mesma e chegar a 100 lojas através das franquias até 2021.
Risco zero no Investimento Inicial
A grande novidade vem do Projeto Risco Zero: se o franqueado seguir à risca a cartilha da franqueadora e não performar no prazo estipulado de retorno, a Primicia recompra a unidade de acordo com o investimento inicial. “Acreditamos no sucesso do negócio e sabemos que quem investir terá retorno financeiro, então, criamos esse projeto para mostrar essa certeza ao mercado”, completa Gasperini.
Criada em 1952 por imigrantes argentinos, a marca atingiu 84% de Market Share no ano 2000, fortalecendo ainda mais sua imagem. Em 2010 começou a comprar da China e reestruturou sua linha de produção, em função do mercado externo. Hoje comercializa as seguintes linhas:
Viagem: Malas, Sacolas, Frasqueiras e Acessórios
Executiva: Pastas, Mochila e Maletas
Escolar: Mochilas, Mochilas com Carrinho, Lancheiras e Garrafas;
Esportiva: Mochilas e Sacolas
Feminina: Bolsas e Carteiras
Couro: Pastas, Bolsas e Carteiras
A supermeta de chegar a 100 unidades até o final de 2021 – atualmente, são quatro lojas – Atrium Shopping – Santo André (SP); Shopping Bosque dos Ipês – Campo Grande (MS); Shopping Esplanada Iguatemi – Sorocaba (SP) e Outlet de Fábrica – Caieiras (SP) vem da certeza de que a marca é vista com muita positividade pelo público final. “Sabemos que o objetivo é desafiador, mas acreditamos que todas as mudanças realizadas, o planejamento financeiro alicerçado, o suporte e a lucratividade do franqueado atrairão empreendedores do Brasil todo”, conclui Gasperini.
Raio X da franquia
Ano de fundação: 1952 – no Brasil
Início no franchising: 2017
Número de unidades próprias: 1
Número de franquias: 3
Investimento inicial total: R$ 190 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Adequação de imóvel e reforma: R$ 18 mil
Móveis e equipamentos: R$ 45 mil
Capital de giro: R$ 20 mil
Royalties: 5,5%
Taxa de fundo de marketing: 2%
Faturamento médio mensal por unidade: R$ 85 mil
Lucro médio mensal por unidade: 18 a 20%
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Número de funcionários: 3 + o franqueado