Cirano Ribeiro fundou o Meatz Burger com apenas R$ 20 mil. A sua rede de hamburgueria já conta com 19 unidades em 6 estados brasileiros
A busca por uma fonte de renda extra é uma realidade para muitos brasileiros. Uma pesquisa do Instituto Real Big Data Time revela que 48% da população está em busca de uma segunda fonte de receita, enquanto 45% enfrentaram uma queda nos ganhos.
O engenheiro Cirano Ribeiro faz parte dessa estatística, mas sua história de superação vai além dos números. Em 2015, em meio a uma crise econômica que paralisava o Brasil, Ribeiro enfrentou um cenário desafiador: três meses sem receber salário.
Com as contas acumulando e poucas perspectivas, o engenheiro ambiental decidiu largar a Engenharia para ser chapeiro do seu próprio trailer. Ele pediu demissão e, com suas poucas economias, investiu R$ 20 mil em um pequeno trailer, no bairro de Águas Claras, no Distrito Federal.
E o que começou como um plano B agora é uma rede de hamburguerias com receita de 8 dígitos. O Meatz Burger fechou 2024 com faturamento de R$ 48,95 milhões e tem projeção de alcançar R$ 52 milhões em 2025, representando um crescimento consistente de 4,5% ao ano. A rede conta atualmente com 19 unidades presentes em seis estados brasileiros.
“Quando idealizei o negócio, eu não tinha os R$ 200 mil necessários para um food truck completo. Então vendi equipamentos esportivos para comprar um trailer e o adaptei com a ajuda de um serralheiro. Todo o dinheiro que eu tinha foi para esse projeto, mas ainda assim faltavam recursos. Então precisei simplificar. Não à toa, nosso slogan é “o simples da melhor forma”, porque reflete exatamente essa trajetória”, conta Cirano.
A aposta na simplicidade se mostrou certeira. Já no terceiro mês, o trailer faturava R$ 15 mil e a única opção de burger, o Basic Burger — agora conhecido como Classic — conquistava clientes fiéis. “Mantivemos um cardápio enxuto desde o começo. Por mais que as pessoas gostem de novidades, a recorrência está nos clássicos. Apostamos em carne fresca e de qualidade e essa simplicidade é o que faz nossos clientes voltarem várias vezes por semana”, explica o empresário.
EXPANSÃO SUSTENTÁVEL
O crescimento da marca foi orgânico e constante. Em 2017, o Meatz Burger entrou para o mundo do delivery, uma ideia que surgiu de um comentário casual de um motoboy. Logo em seguida, Pedro Carneiro, um amigo de faculdade de Cirano, deu o incentivo que faltava para dar início à primeira operação de loja, no bairro da Asa Sul. O sucesso foi tanto que, no mesmo ano, a marca deu seu primeiro passo fora do Distrito Federal, inaugurando uma loja em Belo Horizonte, Minas Gerais, através de seu irmão, Otávio Ribeiro. A partir daí, a expansão não parou mais.
Atualmente, cada loja do Meatz Burger é operada por um sócio, o que ajudou a rede a crescer de forma sustentável. “Vendemos, aproximadamente, 90 mil hambúrgueres por mês”, conta o sócio fundador da marca.
Os números demonstram a solidez do negócio: apenas no primeiro semestre de 2025, a rede já registrou crescimento de 6,3% em comparação ao mesmo período de 2024, evidenciando a consistência da operação e a força da marca no mercado de fast food brasileiro.
Os planos agora incluem a entrada no sistema de franquias com um modelo de delivery de rua que requer investimento inicial de cerca de R$ 250 mil, consolidando ainda mais a presença da marca no mercado nacional de hambúrgueres artesanais.
DADOS DA FRANQUIA
– Fundação: 2015
– Faturamento 2024: R$ 48,95 milhões
– Projeção 2025: R$ 52 milhões
– Unidades: 19 lojas em 6 estados
– Volume: Aproximadamente 90 mil hambúrgueres/mês
– Modelo: Operação por sócios em cada unidade