Como aproveitar melhor a Feira de Franquias

Até o dia 27 de junho acontece em São Paulo a ABF Expo 2015. A maior feira de franquias do país, uma grande oportunidade para os que pretendem investir em um negócio seguro e rentável.

Serão 480 marcas expositoras que devem atrair mais de 60 mil pessoas, mas, diante de tantas oportunidades de negócio, muitos não sabem por onde começar ou como se preparar. Para se ter um melhor aproveitamento durante a feira, o especialista Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, preparou algumas dicas:

Passo 1 – Preparando-se para o evento

A) Decida que tipos de negócios mais lhe atraem

Uma boa franquia para você escolher é aquela que está dentro de um setor ou ramo de atividade que mais se identifica com você. Sendo assim, se você é apaixonado, por exemplo, por carros, pode facilmente ser atraído por franquias como oficinas mecânicas, postos de combustíveis, locadoras ou concessionárias de automóveis, etc.

B) Prepare-se para ir a um evento de negócios

Deixe o traje esportivo de lado e vista-se para uma ocasião de negócios, ainda que de forma casual. Deixe as crianças em casa e não se esqueça de levar cartões de visita e uma pasta para coletar informações das franquias de seu interesse.

 Passo 2 – Como desenvolver um plano para a feira

A) Planeje sua ida nos primeiros dias

Normalmente, a feira de franquias acontece de quarta-feira a sábado, sempre no período da tarde e à noite, mas sexta-feira e sábado são os dias mais concorridos e todos estão muito cansados. É no início que as pessoas estão mais animadas nos stands para um melhor atendimento.

B) Avalie com calma a localização dos stands

Quando chegar ao local, logo após efetuar a inscrição, tire alguns minutos para analisar o folder do evento. Tome um café com calma e faça uma primeira avaliação das empresas que estão presentes, localizando-as previamente na planta que é oferecida. Selecione, então, aquelas que mais se identificam com o seu interesse.

C) Percorra a feira com método

Priorize a visita aos stands dos negócios que você tem interesse e não subestime o tempo necessário para cada stand. O ideal é que cada visita, inicialmente, não ultrapasse 15 minutos. Nesta etapa, procure descartar imediatamente as franquias que não lhe interessaram.

 Passo 3 – As perguntas certas para avaliar as franquias

A) Eliminando as franquias que não são para você

Comece fazendo três perguntas mais objetivas para eliminar aquelas franquias que não possuem as características necessárias para você. As perguntas sugeridas são:

1- Que tipo de financiamentos vocês oferecem para adquirir a franquia?

2- Qual é o tipo de experiência exigida para o negócio?

3- Vocês desejam colocar uma franquia na minha cidade?

B) Conhecendo um pouco mais sobre a franquia

O próximo passo consiste em realizar perguntas igualmente diretas, porém mais detalhadas e que podem gerar uma boa conversa sobre o negócio:

1- Em que consiste o conceito e o sistema de operação do negócio? (Toda franquia possui um conceito, tente obter informações que você não encontrará nos materiais de venda de franquias).

2- Vocês possuem um plano de crescimento na minha região? (Esta resposta pode lhe dar uma ideia sobre os esforços que serão dirigidos pela organização franqueadora para a sua região).

3- Posso pegar seu material promocional da franquia? (Procure conferir as informações passadas com o material fornecido).

4- Pode me explicar seu programa de treinamento para o negócio? (Verifique o tempo do treinamento, onde ele acontece e sua profundidade. Um programa de treinamento sólido representa o cuidado do franqueador com seus franqueados).

5- Quantas unidades próprias vocês operam? (Um dos pontos mais importante no franchising, para não dizer o mais importante é o know-how que o franqueador tem para lhe oferecer. Se um franqueador não opera nenhuma unidade, como ele poder lhe passar experiência para a sua operação?

6- Como funciona o suporte ao franqueado? (Um franqueador com bom suporte pode representar a diferença entre sucesso e fracasso. Verifique se esse suporte já existe desde o início da instalação da franquia e durante sua operação).

 C) O franqueador que não cobra taxas

Fique atento. Isto pode parecer ser uma vantagem mas, no Franchising, são as taxas que remuneram todo o treinamento e suporte que o franqueador vai dar a você. Logo, será que o suporte não será igual à taxa, ou seja, zero?

 D) Deixe as perguntas financeiras para os franqueados da rede responderem

Normalmente, a pergunta inicial que todos fazem é quanto dinheiro é necessário para instalar a franquia. Esta é sempre uma questão muito difícil de ser respondida pelo franqueador, pois depende de uma série de variáveis específicas, como performance de negócios já em operação, ponto comercial e do próprio mercado de atuação do negócio. É melhor conversar com franqueados da rede para saber, na prática, tudo o que foi necessário para começar a operar a franquia.

 Passo 4 – Cuidado com os perigos

A) Corretores de franquias

Sempre muito cuidado com aqueles stands em que várias franquias são agrupadas por corretores, mesmo credenciados por franqueadores. Os corretores são movidos pela comissão de venda da franquia, nunca pela relação de continuidade dela por longo tempo. Uma franquia que necessita de terceiros para realizar suas vendas, dá sinais de que também não possui preparo suficiente para entregar o que foi vendido por terceiros.

 B) Sem compromissos

Feira, como o nome mesmo diz, é um lugar de “balada”, nada apropriado para fazer ou receber pedidos de casamento. Antes de casar, deve-se investigar muito. Não assine nada, nem se comprometa com nenhum dos negócios, mesmo que você esteja totalmente “apaixonado”.

 C) Não seja “rato de laboratório”!

Sempre muita calma antes de entusiasmar-se com a ala das franquias internacionais da feira. Certamente, você é quem acabará como o “rato de laboratório”, experimentando os novos conceitos no Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn