Como uma unha encravada foi responsável pela abertura da maior rede de podologia do Brasil

A ideia de um negócio pode nascer de modo tradicional ou de uma forma inusitada. Embora adotar práticas já reconhecidamente comprovadas seja uma aposta segura, investir no novo pode trazer gratas surpresas. Quem poderia imaginar, há 22 anos, que uma unha encravada seria o mote de abertura da maior rede de podologia do Brasil? Na época, o segmento ainda estava no início e o mercado de saúde e beleza não era esse gigante bilionário que é hoje. O problema na unha em questão era do fundador e presidente da rede, Jonas Bechelli, que, da necessidade por um serviço mais especializado, teve a ideia inaugural da Doctor Feet.

A primeira loja nasceu na zona leste de São Paulo, no Shopping Aricanduva, uma região que, na época, ainda sofria com a falta de estrutura e de qualidade de vida. Em 1998, ainda na primeira década de existência, o conglomerado de lojas não era nem um pouco parecido com o que é hoje. Mas foi lá, por meio de muito trabalho e com o “pezão” na rua, literalmente, que a marca começou a crescer. O “pezão”, carinhosamente apelidado assim, é um material promocional em formato de pé, que existe até hoje, e é uma marca registrada da Doctor Feet. Na época, Bechelli circulava nos arredores do shopping para falar sobre a loja, de modo a atrair as pessoas, convidando-as para experimentar os serviços de podologia.

 

A primeira franquia da Doctor Feet

Além da boa ideia, Jonas tinha também determinação, características essenciais para que um negócio prospere e fique tão atrativo a ponto dos próprios clientes começarem a se interessar pelo empreendimento. A história da primeira unidade franqueada surgiu exatamente assim, quando um cliente, que levava o filho para fazer tratamento, percebeu o quanto o nicho de podologia era promissor.

Ele chamou Bechelli para um papo e contou sobre seu interesse em ter, também, uma loja. Em 2002, nasceu a primeira franquia e também a nova visão do fundador sobre a Doctor Feet: o início de uma expansão pelos quatro cantos do país.

Hoje são mais de 80 lojas em operação, em 14 estados brasileiros. O modelo de negócio é a loja tradicional, com cabines para atendimento individualizado, e a média de 12 a 13 profissionais, entre podólogos, manicures, atendentes e gerentes. Todos os profissionais são treinados pela rede de forma a se adequar ao ‘padrão Doctor Feet’. “Toda nossa equipe é habilitada pelas podólogas e essa preocupação é um elemento chave para o grande sucesso, motivo pelo qual atualmente não existe no mercado uma rede com tantas lojas e tão estruturada em podologia como a nossa ”, explica Jonas Bechelli.

Os serviços ofertados em todas as unidades são os mais variados e vão desde os tratamentos tradicionais, como remoção de calos, calosidades e unhas encravadas, aos serviços preventivos, como corte técnico, relaxamento, reflexologia, fototerapia, hidratação e argiloterapia. Em 2019, a rede abriu ainda mais o leque de serviços, passando a oferecer blindagem de unhas – tratamento que fortalece e remove imperfeições e esmaltação em gel – com durabilidade muito superior à convencional. 

O atendimento é voltado a qualquer público: homens, mulheres, atletas, idosos, crianças e gestantes. Além dos serviços, também é possível encontrar uma grande variedade de produtos para cuidados dos pés, médicos e ortopédicos, mobilidade e bem-estar.

Para o futuro, a Doctor Feet traçou o plano de expansão para 2020 com expectativa de alcançar regiões onde ainda não está. A meta é abrir 12 novas lojas em cidades grandes com mais de 300 mil habitantes. Se alcançada, o salto representará um crescimento de 20% da rede.

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