O mercado de perfumes e cosméticos deve somar US$ 62,3 bilhões neste ano, segundo a empresa de pesquisa Statista
Quem pretende investir em franquias de cosméticos e perfumaria deve saber logo de cara que o Brasil está entre os países que mais consomem esses produtos. Segundo o último levantamento da Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
Além de ser um negócio lucrativo, a perfumaria é um setor pouco afetado pelas crises econômicas do nosso País. Isso porque, mesmo em momentos de incerteza, a maioria da população segue comprando perfumes e outros produtos de beleza como maquiagem, cremes e shampoos porque considera esses itens indispensáveis em sua rotina diária de cuidados pessoais.
Leandro Terada, CEO e sócio da marca L’acqua Di Fiori, reforça que investir em franquias de perfumes é muito promissor. “O franchising no Brasil amadureceu e vem evoluindo cada vez mais rápido. No fundo, apenas um reflexo das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade, em nossos hábitos de consumo e em nossa visão de mundo. Outro motivo que faz o setor se destacar é a venda recorrente. Os perfumes são produtos que fazem parte da nossa personalidade. Então quando a fragrância acaba, adquirimos outra”, destaca Terada.
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de beleza teve um crescimento de 17,5% em 2023. O mercado de perfumes e cosméticos deve somar US$ 62,3 bilhões neste ano, segundo a empresa de pesquisa Statista. Até 2027, a expansão anual projetada do setor é de 6,3%.
Veja a seguir as principais franquias do setor de perfumaria para quem sonha em empreender:
L’acqua Di Fiori: Após enfrentar desafios como um ícone de resiliência no cenário da perfumaria nacional, a rede está sob nova direção de investidores brasileiros, que agora detêm 75% do controle acionário. A rede já foi uma gigante com mais de 2,5 mil lojas e traçou metas ousadas para retomar seu lugar de destaque no mercado. A marca oferece uma ampla gama de produtos. Cada item oferece uma experiência sensorial que eleva a autoestima. O investimento inicial é a partir de R$ 198 mil com 15% de royalties sobre o custo total. A perspectiva de faturamento médio é de R$ 80 mil, com um tempo de retorno de 23 meses.
Natura: A gigante do ramo de cosméticos brasileira possui uma filosofia pautada na brasilidade e no respeito ao meio ambiente, a rede também possibilita empreender com franquias. A Natura conta com mais de 700 lojas franqueadas por todo o mundo. O detalhe, porém, é que só podem ser abertas franquias por revendedoras vinculadas há mais de um ano com a marca;
O Boticário: Com quase 40 anos de mercado no segmento de cosméticos, o grupo O Boticário é 100% brasileiro e possui mais de 3.600 lojas espalhadas por todo o Brasil. O investimento inicial é a partir de R$ 90 mil;
Mahogany: A Mahogany possui mais de 250 itens em seu catálogo que incluem itens próprios para casa, cabelo, maquiagem e cuidados com o corpo. O investimento inicial é a partir de R$ 75 mil com 40% de royalties sobre o custo total. Os gastos com propaganda são de 3% e a perspectiva de faturamento médio é de R$ 24 mil, com um tempo de retorno de 24 a 48 meses;
Água de Cheiro: A marca tem mais de 50 anos de mercado e oferece um modelo de franquia com investimento inicial a partir de R$ 175 mil e 2% de royalties sobre o valor das compras e outros 2% sobre o faturamento e propaganda.
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