Confira franquias nos segmentos Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar para investir no Sul

A região Sul faturou mais de R$ 30 bi no setor de franquias em 2019. Os dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF) apontaram um crescimento de 11% em relação a 2018. Segundo a Pesquisa da IPC Maps, a concentração de empresas em território sulista é de 17,8%, que representa mais de quatro milhões de estabelecimentos. A localidade perde apenas para o Sudeste que possui 50,86% das companhias.

Os dados mostram que o Sul está em terceiro lugar no ranking de liderança de consumo, com cerca de 17,82%, perdendo para o Sudeste – 48,89% – e Nordeste, 18,82%.

Dentro desse cenário, vários segmentos do franchising estão dispostos a expandir suas marcas para o Sul, tanto nas capitais como no interior. Segundo a ABF mais de 17 mil unidades foram inauguradas na região no ano passado.

Em âmbito nacional, o setor de franquias cresceu 8,1% em faturamento no último trimestre de 2019 em relação ao ano passado. Além disso, a abertura de redes voltou a crescer e a projeção de criação de empregos está em torno de 4,6%, diante uma taxa de desemprego de 11,2% no período, de acordo com o último levantamento do IBGE.

Veja abaixo 5 setores em destaque no Sul e algumas marcas como opções de investimento:

Alimentação (O primeiro na lista dos segmentos com 25,9% de participação e mais de 4 mil unidades em operação)

Melting Burgers

A Melting Burgers é uma rede de hamburguerias que nasceu em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A marca também tem unidades em Olímpia e em São Paulo. A franquia opera pelo sistema de co-franchising, no qual o investidor compra cotas do negócio. A operação é comandada pela própria franqueadora, em parceria com a Cobiz, especializada em expansão de redes. No último ano, a marca vendeu mais de 240 mil sanduíches e atendeu mais de 150 mil clientes. A aposta é para Sanduíches divertidos como o LeBron James, que leva catupiry, bacon crocante e crispy de mandioquinha. Para investir no negócio, cada cota custa a partir de R$ 50 mil, com prazo de retorno a partir de 15 meses e lucratividade de 15% a 20% por unidade.

 

Flamy

Fundada em 2001, por mãe e filha, Flávia Aparecida e Mirian Cristina, na cidade de Hortolândia, a Flamy é uma confeitaria conhecida por seus bolos artesanais. A rede que também oferece salgados, tortas e taças de sorvetes e açaí, conta com 14 unidades entre Campinas e São Paulo, e faturou no último ano, mais de R$ 5,5 milhões. Para se tornar um franqueado é necessário investir cerca de R$ 180 mil, com prazo de retorno de até 26 meses.

 

 

 

Calzoon

Criada em 1999, em Joinville, Santa Catarina, a Calzoon Sucos e Calzones, é uma rede de franquias que tem o objetivo de popularizar o calzone por todo o Brasil. Além de ser prático para o consumo, o calzone também oferece vantagens para quem vai operar a franquia. O produto chega na loja pronto e congelado, e o franqueado deve focar apenas em assar o calzone no forno e no atendimento ao cliente.

Essa facilidade de operação tem atraído diversos investidores que desejam entrar para o segmento mais forte do franchising, mas evitam franquias que exigem alta manipulação e preparo dos alimentos. O investimento inicial em uma franquia da Calzoon Sucos e Calzones é a partir de R$ 150 mil com previsão média de retorno em 24 meses e faturamento médio de R$ 60mil.

 

Saúde, Beleza e Bem-Estar (Com 19% de participação e mais de três mil unidades abertas)

Depyl Action

Especializada em depilação e cuidados com o pelo, a Depyl Action tem mais de 110 unidades em operação no Brasil e na Venezuela. A franquia, que nasceu em 1996, oferece depilação com cera morna e à laser, luz pulsada, design de sobrancelhas, alongamento de cílios, aparo de pelos e coloração de cílios, da região íntima e de barba.

Com 23 anos de mercado, a marca é comandada pela empresária Danyelle Van Straten, diretora da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em Minas Gerais. Por mês, a Depyl Action atende quase 150 mil homens e mulheres. Interessados em aderir ao negócio investem a partir de R$340 mil, com faturamento médio mensal de R$ 85 mil e prazo de retorno estimado entre 24 e 48 meses. A lucratividade varia entre 10 e 15%.

 

Gou Odonto

Fundada em 2010, a GOU Odonto é uma rede de franquias odontológicas, que possui atualmente mais de 120 clínicas em funcionamento no país. Os serviços oferecidos vão desde tratamentos ortodônticos até estéticos, inclusive clareamentos com resultados em até três sessões. O negócio aposta na conversão de bandeira para expandir para outras regiões do Brasil. O investimento inicial é de R$ 10 mil, considerando que o dentista já tenha o espaço montado. O prazo de retorno vai de três e a seis meses e a lucratividade é de 50%.

 

 

Emagrecentro

Rede de clínicas especializadas em emagrecimento e estética no Brasil e no EUA, a Emagrecentro é uma franquia com mais de 170 unidades em operação. A marca oferece tratamentos a preço populares para emagrecimento rápido, queima de gordura localizada, celulite e flacidez. Além de serviços como luz pulsada, secagem de microvasinhos e limpeza de pele. Fundada em 1987 e com atuação no franchising desde 1994, a Emagrecentro é comandada pelo médico Edson Ramuth. Para aderir a uma franquia da rede é necessário desembolsar a partir de R$ 80 mil, com retorno estimado de 6 a 12 meses, faturamento médio de R$ 50 mil e lucratividade de até 50%.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn