por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)
A Seletti, rede de franquia especializada em culinária saudável, desde quando nasceu foi para ser saudável. É dessa forma que o fundador da marca, Luis Felipe Campos, define e comanda o negócio que começou em 2007 em shoppings, sendo pioneiro com o conceito fast food saudável, localizado nas praças de alimentação. Campos conta que, desde 2004, tinha a ideia de desenvolver uma rede de alimentação saudável junto à esposa, Bia Campos. Com formação em Hotelaria, o idealizador da rede Seletti Culinária Saudável viveu fora do País e teve uma experiência rica no setor alimentício e isso serviu como base para criar a marca. “Há muitos anos, venho trabalhando com alimentação. E percebi que a alimentação saudável não era uma moda e sim tendência”, analisa.
Para criar a marca Seletti, Campos investiu, primeiramente, em pesquisas de mercado, viagens, consultorias e criação da identidade gráfica. “Fizemos tudo com calma, com carinho para minimizar os riscos. E esse período foi muito rico”, afirma. Ele enfatiza que por razões estéticas, de saúde ou simplesmente pela qualidade de vida, é necessário controlar a alimentação.
O fundador da Seletti re é somente sopa e salada. Temos variedade com produtos gostosos, saborosos, apetitosos e preços competitivos”, diz. Além disso, ele explica que a rede usa sal marinho, óleo de canola em vez do óleo tradicional e não tem nenhum alimento que seja frito. Com essa proposta, a marca está conseguindo atender o gosto do cliente, atingindo uma média de 40% a 50% de crescimento ao ano.
Campos avalia que, no Brasil, a demanda por alimentação saudável é crescente. Por isso, o plano da empresa é abrir 60 lojas, com crescimento de 50% até o final do ano. “Com o auxílio de um operador logístico, vamos fazer a distribuição dos insumos a nível de Brasil. Final de junho, vamos colocar isso em prática, com infraestrutura interna para crescer forte no segundo semestre”, revela.
Inserido no segmento de wellness , o Buddha Spa é uma rede de franquias especializada em spas urbanos que oferece diversos tratamentos para bem-estar, saúde, relaxamento e estética. O sócio-diretor do Buddha Spa, Gustavo Albanesi, relata que o spa foi fundado em 2001 por ele juntamente com outro sócio, Jayme Santos. Na época, eles trabalhavam no mercado financeiro e através de uma consultoria detectaram que o mercado wellness tinha muito potencial para crescer. Depois da constatação, realizaram mais pesquisas e viagens ao exterior para observar o mercado. E, dessa forma, fundaram o Buddha Spa, trazendo ao Brasil a ideia do day spa.
Hoje, Albanesi avalia que o mercado de wellness no Brasil ainda continua em crescimento. “Devido ao estresse causado no dia a dia das grandes cidades, as pessoas estão buscando maior qualidade de vida, procurando caminhos para deixar tanto a saúde física quanto a saúde da mente em dia”, analisa. Albanesi comenta ainda que a maioria das pessoas não tem tempo de se deslocar para muito longe, por isso os spas urbanos estão fazendo a diferença na vida de muita gente.
O Buddha Spa começou a franquear em 2009 e tem duas unidades próprias e 15 franquias com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. De acordo com Albanesi, desde o começo da operação não foi registrada queda no atendimento. “Sempre estivemos em crescimento, mas consideramos o período entre o final de 2012 e começo de 2013 como um período difícil”, revela. Em 2013, a rede apresentou crescimento de 30%, mas em relação aos outros anos, Albanesi considera que este número foi inferior.
Apesar disso, o empresário acredita que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de ter qualidade de vida e despertando a atenção para cuidar não só do corpo, mas também da mente. “O resultado dessa mudança de pensamento, estamos sentindo no aumento constante de clientes que buscam nossas terapias em todas as unidades”, diz. O Buddha Spa está em expansão e a previsão é abrir de cinco a seis unidades por ano. “O nosso foco está em abrir unidades novas dentro de hotéis, academias e empresas, principalmente na região Sudeste e também no Nordeste”, planeja Albanesi.
A conscientização sobre a importância de ter a saúde do corpo e da mente equilibradas vem se firmando ao longo dos anos. E, mais atualmente, fala-se muito em saúde emocional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão será a principal causa de afastamento do trabalho. A consultoria Catho aponta que 80% dos casos de demissão são causados por problemas comportamentais e apenas 13% se devem à incapacidade técnica. Para tentar resolver essas questões relacionadas à área da inteligência socioemocional, o Instituto Augusto Cury Cursos foi criado.
O psiquiatra e escritor Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década no País, com livros publicados em mais de 60 países, sentiu a vontade de ampliar sua rede de apoio às pessoas e fundou o instituto há quatro anos. O interesse natural das pessoas pelos seus cursos e treinamentos, baseados em suas teorias e ideias, impulsionou a criação do instituto.
O modelo de negócio em formato de franquias nasceu no ano passado e conta hoje com duas unidades em funcionamento. A proposta de ensino do instituto está focada na saúde e educação emocional, com base na Teoria da Inteligência Multifocal, tese criada por Augusto Cury, que cedeu gratuitamente os royalties da pesquisa ao negócio. A responsável pelo projeto é a psicóloga Camila Cury, especializada em análise comportamental que desenvolveu a metodologia direcionada ao auxílio emocional de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O presidente do Instituto Augusto Cury Cursos, Bruno de Oliveira, afirma que mais de 200 mil pessoas já passaram pelos cursos e treinamentos, desde crianças, adolescentes, adultos e empresas. Além das duas unidades em funcionamento, a marca está com franquias em fase de inauguração, uma franquia internacional na Alemanha e espera inaugurar 30 espaços até o final do ano no Brasil. “Toda essa abrangência, apesar de pouco no mercado franchising, foi possível pelos resultados dos cursos, que realmente levam a mudanças estruturais de comportamento, e pelo reconhecimento do trabalho do Dr. Augusto Cury, o que transmite credibilidade e segurança aos nossos alunos” comenta Oliveira.
A marca também apóia gratuitamente mais de 10 mil crianças e adolescentes de orfanatos e instituições sem fins lucrativos. “Nosso sonho é ajudar todos os orfanatos do País com o apoio dos franqueados para que as crianças possam aprender a serem autoras de sua própria história e desenvolvam saúde emocional, apesar de todas as dificuldades”, revela.
Bruno de Oliveira enfatiza que é praticamente unânime entre os especialistas que não somente as competências cognitivas devem ser desenvolvidas como a capacidade de escrever, calcular, resolver problemas, mas também é importante desenvolver as competências socioemocionais. Estas competências, conforme argumenta Oliveira, estão relacionadas à capacidade de lidar com perdas e frustrações, de proteger a emoção, de gerenciar os pensamentos, de administrar o estresse e ansiedade, de ter empatia e carisma, de desenvolver a criatividade e postura empreendedora. “Cada vez mais, as empresas valorizam as habilidades socioemocionais, pois consideram que as habilidades técnicas podem ser aprimoradas de maneira mais fácil e rápida. Nosso instituto é uma das maiores referências mundiais no desenvolvimento das habilidades socioemocionais”, destaca.
O presidente do Instituto Augusto Cury Cursos acrescenta ainda que se considera agraciado por ter a oportunidade de trabalhar com algo que ajuda a melhorar a vida das pessoas, deixando um legado social que permanecerá por longo tempo. Ele afirma que a franquia, obviamente, não desconsidera o retorno financeiro, tão importante para os franqueados conseguirem ter uma vida confortável, mas Oliveira observa que os franqueados se sentem realizados todos os dias, pois sabem que sua dedicação e esforço são principalmente para fazer o bem às pessoas. “A vontade de contribuir com as pessoas é, realmente, o que nos motiva.”