Cuidado com saúde do corpo e da mente incentiva franquias

por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)

A Seletti, rede de franquia espe­cializada em culinária saudável, desde quando nasceu foi para ser saudável. É dessa forma que o fundador da marca, Luis Felipe Campos, define e comanda o negócio que começou em 2007 em sho­ppings, sendo pioneiro com o conceito fast food saudável, localizado nas pra­ças de alimentação. Campos conta que, desde 2004, tinha a ideia de desenvolver uma rede de alimentação saudável junto à esposa, Bia Campos. Com formação em Hotelaria, o idealizador da rede Seletti Culinária Saudável viveu fora do País e teve uma experiência rica no setor ali­mentício e isso serviu como base para criar a marca. “Há muitos anos, venho trabalhando com alimentação. E percebi que a alimentação saudável não era uma moda e sim tendência”, analisa.

Para criar a marca Seletti, Campos investiu, primeiramente, em pesquisas de mercado, viagens, consultorias e cria­ção da identidade gráfica. “Fizemos tudo com calma, com carinho para minimizar os riscos. E esse período foi muito rico”, afirma. Ele enfatiza que por razões es­téticas, de saúde ou simplesmente pela qualidade de vida, é necessário controlar a alimentação.

O fundador da Seletti re é somente sopa e salada. Temos varieda­de com produtos gostosos, saborosos, apetitosos e preços competitivos”, diz. Além disso, ele explica que a rede usa sal marinho, óleo de canola em vez do óleo tradicional e não tem nenhum alimento que seja frito. Com essa proposta, a mar­ca está conseguindo atender o gosto do cliente, atingindo uma média de 40% a 50% de crescimento ao ano.

Campos avalia que, no Brasil, a de­manda por alimentação saudável é cres­cente. Por isso, o plano da empresa é abrir 60 lojas, com crescimento de 50% até o final do ano. “Com o auxílio de um operador logístico, vamos fazer a dis­tribuição dos insumos a nível de Brasil. Final de junho, vamos colocar isso em prática, com infraestrutura interna para crescer forte no segundo semestre”, re­vela.

Inserido no segmento de wellness , o Buddha Spa é uma rede de franquias especializada em spas urbanos que ofere­ce diversos tratamentos para bem-estar, saúde, relaxamento e estética. O sócio-diretor do Buddha Spa, Gustavo Albane­si, relata que o spa foi fundado em 2001 por ele juntamente com outro sócio, Jay­me Santos. Na época, eles trabalhavam no mercado financeiro e através de uma consultoria detectaram que o mercado wellness tinha muito potencial para cres­cer. Depois da constatação, realizaram mais pesquisas e viagens ao exterior para observar o mercado. E, dessa forma, fun­daram o Buddha Spa, trazendo ao Brasil a ideia do day spa.

Hoje, Albanesi avalia que o mercado de wellness no Brasil ainda continua em crescimento. “Devido ao estresse causa­do no dia a dia das grandes cidades, as pessoas estão buscando maior qualidade de vida, procurando caminhos para dei­xar tanto a saúde física quanto a saúde da mente em dia”, analisa. Albanesi comenta ainda que a maioria das pessoas não tem tempo de se deslocar para muito longe, por isso os spas urbanos estão fazendo a diferença na vida de muita gente.

O Buddha Spa começou a franquear em 2009 e tem duas unidades próprias e 15 franquias com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. De acordo com Albanesi, desde o começo da operação não foi registrada queda no atendimen­to. “Sempre estivemos em crescimento, mas consideramos o período entre o fi­nal de 2012 e começo de 2013 como um período difícil”, revela. Em 2013, a rede apresentou crescimento de 30%, mas em relação aos outros anos, Albanesi consi­dera que este número foi inferior.

Apesar disso, o empresário acredita que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de ter qualidade de vida e despertando a atenção para cuidar não só do corpo, mas também da mente. “O resultado dessa mudança de pensa­mento, estamos sentindo no aumento constante de clientes que buscam nossas terapias em todas as unidades”, diz. O Bu­ddha Spa está em expansão e a previsão é abrir de cinco a seis unidades por ano. “O nosso foco está em abrir unidades novas dentro de hotéis, academias e empresas, principalmente na região Sudeste e tam­bém no Nordeste”, planeja Albanesi.

A conscientização sobre a importân­cia de ter a saúde do corpo e da mente equilibradas vem se firmando ao longo dos anos. E, mais atualmente, fala-se muito em saúde emocional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão será a principal causa de afas­tamento do trabalho. A consultoria Catho aponta que 80% dos casos de demissão são causados por problemas comporta­mentais e apenas 13% se devem à incapa­cidade técnica. Para tentar resolver essas questões relacionadas à área da inteligên­cia socioemocional, o Instituto Augusto Cury Cursos foi criado.

O psiquiatra e es­critor Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década no País, com livros publicados em mais de 60 países, sentiu a vontade de ampliar sua rede de apoio às pessoas e fundou o instituto há quatro anos. O interesse natural das pessoas pe­los seus cursos e treinamentos, baseados em suas teorias e ideias, impulsionou a criação do instituto.

O modelo de negócio em formato de franquias nasceu no ano passado e conta hoje com duas unidades em funciona­mento. A proposta de ensino do instituto está focada na saúde e educação emocio­nal, com base na Teoria da Inteligência Multifocal, tese criada por Augusto Cury, que cedeu gratuitamente os royalties da pesquisa ao negócio. A responsável pelo projeto é a psicóloga Camila Cury, espe­cializada em análise comportamental que desenvolveu a metodologia direcionada ao auxílio emocional de crianças, adoles­centes, adultos e idosos.

O presidente do Instituto Augusto Cury Cursos, Bruno de Oliveira, afirma que mais de 200 mil pessoas já passa­ram pelos cursos e treinamentos, desde crianças, adolescentes, adultos e empre­sas. Além das duas unidades em funcio­namento, a marca está com franquias em fase de inauguração, uma franquia inter­nacional na Alemanha e espera inaugurar 30 espaços até o final do ano no Brasil. “Toda essa abrangência, apesar de pou­co no mercado franchising, foi possível pelos resultados dos cursos, que real­mente levam a mudanças estruturais de comportamento, e pelo reconhecimento do trabalho do Dr. Augusto Cury, o que transmite credibilidade e segurança aos nossos alunos” comenta Oliveira.

A mar­ca também apóia gratuitamente mais de 10 mil crianças e adolescentes de orfa­natos e instituições sem fins lucrativos. “Nosso sonho é ajudar todos os orfana­tos do País com o apoio dos franqueados para que as crianças possam aprender a serem autoras de sua própria história e desenvolvam saúde emocional, apesar de todas as dificuldades”, revela.

Bruno de Oliveira enfatiza que é pra­ticamente unânime entre os especialistas que não somente as competências cog­nitivas devem ser desenvolvidas como a capacidade de escrever, calcular, resolver problemas, mas também é importante desenvolver as competências socioemo­cionais. Estas competências, conforme argumenta Oliveira, estão relacionadas à capacidade de lidar com perdas e frustra­ções, de proteger a emoção, de gerenciar os pensamentos, de administrar o estres­se e ansiedade, de ter empatia e carisma, de desenvolver a criatividade e postura empreendedora. “Cada vez mais, as em­presas valorizam as habilidades socioe­mocionais, pois consideram que as habi­lidades técnicas podem ser aprimoradas de maneira mais fácil e rápida. Nosso instituto é uma das maiores referências mundiais no desenvolvimento das habili­dades socioemocionais”, destaca.

O presidente do Instituto Augusto Cury Cursos acrescenta ainda que se considera agraciado por ter a oportuni­dade de trabalhar com algo que ajuda a melhorar a vida das pessoas, deixando um legado social que permanecerá por longo tempo. Ele afirma que a franquia, obviamente, não desconsidera o retor­no financeiro, tão importante para os franqueados conseguirem ter uma vida confortável, mas Oliveira observa que os franqueados se sentem realizados todos os dias, pois sabem que sua dedicação e esforço são principalmente para fazer o bem às pessoas. “A vontade de contribuir com as pessoas é, realmente, o que nos motiva.”

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