Clientes apontam comodidade na hora de pedir refeições como fator de escolha pelo serviço
Nos últimos anos, os brasileiros estão optando por pedir refeições para serem entregues em casa ou no local de trabalho, em vez de enfrentarem trânsito, filas de restaurantes e de perderem tempo em deslocamentos. Segundo pesquisa feita pelo Kantar, o delivery de alimentos cresceu 89% em 2022. Para 2023, a Foodservice Brasil (IFB) projeta um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior.
O hábito de pedir comida por aplicativo ou diretamente para um restaurante está ligado ao estilo de vida moderno e ainda é um reflexo da pandemia. Atualmente, com a falta de tempo das pessoas, o delivery oferece praticidade na hora de fazer uma refeição e, durante a pandemia, proporcionou uma alternativa para os consumidores que tinham vontade de continuar desfrutando de pratos ou lanches de restaurantes em casa.
Com o crescimento do setor, a infraestrutura das entregas vem ficando cada vez mais desenvolvida e alcançado mais lugares no país, contribuindo para melhorar a experiência do usuário e tornar o serviço de entrega mais confiável e eficaz. Além disso, o delivery tem se mostrado uma alternativa viável para empresários e empreendedores que queiram abrir restaurantes, permitindo-lhes manter o atendimento aos clientes exclusivamente por meio deste serviço.
A rede N1 Chicken, por exemplo, atua 100% via delivery, com modelo dark kitchen e seus números ilustram as vantagens do negócio: suas unidades chegam a faturar R$ 120 mil por mês. O seu cardápio traz diversas combinações de combos de frango frito crocante, ótima opção para saborear em qualquer lugar e carro-chefe da marca, além de hambúrgueres, refeições, molhos exclusivos, bebidas e sobremesas, com preços que variam de R$ 19,90 a R$ 159,00.
A combinação entre cardápio diversificado e preços acessíveis faz do delivery de alimentos uma opção atraente e viável para quem busca pratos saborosos sem precisar sair de casa. Para os empreendedores, os custos para a abertura e manutenção deste tipo de negócio são menores, o que vem atraindo, de forma crescente, novos investimentos no setor.