Inovação, personalização e foco na experiência do cliente são algumas das iniciativas indispensáveis para recuperação do setor de franquias
Um dos mercados que mais sofreu com a pandemia foi o de franquias, que teve queda de 10.5% no faturamento em 2020, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Apesar dos números, o setor tem a projeção de apresentar rápida recuperação esse ano, isso porque os profissionais autônomos estão em busca de negócios mais sólidos para investir. Ainda de acordo com a instituição, os setores da capital federal que fecharam o terceiro trimestre com mais lojas abertas foram alimentação (34,6%), saúde, beleza e bem-estar (16,8%) e moda (15,1%).
Tendo em vista que as redes oferecem mais segurança e menos burocracia – tanto para o franqueado quanto para o franqueador – já que agrega conhecimento com um modelo de negócios que já está estabelecido no mercado e é conhecido pelo grande público, o franchising oferece maior segurança em períodos de instabilidade. No entanto, Renato Alves, Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em internacionalização de negócios e franquias, faz um alerta para quem está começando na área agora: “Antes de escolher uma franquia, participe de feiras como a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias da América Latina, prevista para acontecer presencialmente de 29 de setembro a 02 de outubro de 2021. Lá é possível conhecer cerca de 400 marcas e conversar com os representantes para entender o que estão buscando no mercado. Uma dica importante que dou é: ao ter contato com o franqueador, além de pedir cases de sucesso da rede, solicite também os cases de insucesso para entender porque os franqueados desistiram da companhia. Essa informação é de grande valia para quem quer tomar uma decisão mais assertiva”, explica.
Para ajudar as franquias a se destacarem em 2021, especialistas na área separaram as dicas abaixo:
Invista em Geomarketing
“Eu acredito que é através do franchising que pequenas empresas se tornam grandes redes, mas para ter esse crescimento precisa-se ter uma ótima estratégia e estar por dentro do mercado. Uma delas é investir em Geomarketing. O Geomarketing é uma das mais atuais estratégias para empresas levarem a sua mensagem de modo certeiro ao seu Target. Esta técnica engloba inteligência sobre a localização do público para a definição de futuras estratégias, otimiza campanhas e alcança o consumidor no local certo e na hora certa. Outra dica importante é definir a identidade da sua franquia e gerar autoridade através de um site. O site é o canal mais básico para toda empresa que busca ter autoridade no mercado do franchising, ele é a apresentação da marca para o público e expõe a identidade da marca”, diz Felipe Grossi, CEO e cofundador do Instituto Brasileiro de Presença Digital (IBPD).
Aposte em personalização
“Acredito que para uma franquia se destacar ela deve ter a própria personalização, cada vez customizar e entender a vontade de cada cliente e não achar que todos os clientes são únicos e devemos nos comunicar com eles da mesma forma. É necessário entender que ele é quem escolhe onde quer receber a nossa comunicação, assim, estará presente em todos os canais e falará a linguagem daquele canal. Além disso, a proximidade com o consumidor é essencial para ele saber que a sua marca transcende o produto. Também é primordial ter um bom relacionamento com o próprio franqueado. De nada adianta a franqueadora ter milhares de ideias, colocar energia para criar e inovar e o franqueado não comprar essa ideia. E por último, é ter o cuidado com os detalhes e continuar sempre inovando, a empresa deve entender a necessidade do mercado e não parar de inovar e deixar claro para o cliente qual é o seu propósito. Cada vez mais percebemos que o cliente se conecta com uma causa, não só com o produto”, conta Veronicah Sella, cofundadora da Criamigos.
É hora de liderar e inovar
“Com certeza 2021 será um ano com muitos desafios para qualquer empreendedor. Quando falamos em uma rede de franquias, todos os empreendedores esperam que a franqueadora traga soluções para seus problemas. A dica que eu dou é: não deixe sua rede na mão, é hora de liderar e de inovar para continuar a crescer. A pandemia vai passar, mas mesmo assim teremos que enfrentar algumas restrições até que tudo volte ao normal e um bom franqueador deve participar ativamente de soluções que preservem sua rede. Exemplos são diversos, desde redes de alimentação que construíram plataformas de delivery, partiram para alimentos congelados, até aqueles que foram para o e-commerce. Para ter sucesso, o foco sempre deve ser o consumidor, sua experiência e necessidades, mas também é preciso construir caminhos para atender as demandas em períodos adversos. Existem boas oportunidades”, informa Eduardo Córdova, CEO do market4u, maior rede de mercado autônomo da América Latina.
Esteja presente em todas as redes sociais
“Para uma franquia se destacar no mercado em 2021, ela precisa estar atenta a toda e qualquer tendência do mercado. Em tempos como os de hoje, é importante fazer parte de todas as redes sociais, inclusive as que estão chegando agora, como o Clubhouse. Um outro ponto que destaco é: busque o menor rodízio possível dentro da sua rede, faça um processo de qualificação mais apurado dos franqueados porque, quanto maior a fidelidade dos seus franqueados, mais a sua empresa fica em evidência no mercado. Se possível, tenha um Comitê de Franqueados para que eles tenham acesso direto a você para troca de ideias e conhecimentos”, sugere Renato Alves, Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal.
Foque na experiência do cliente
“A experiência do cliente é fator chave e um dos principais desafios de quem vai franquear. Quando falamos de franquia, falamos de padrão, e como padronizar a experiência? O segredo está na cultura da marca, isso refletirá a forma com que os clientes serão atendidos em qualquer lugar. Pesquisas comprovam que clientes que têm uma boa experiência, seja no ambiente online, como um e-commerce ou mesmo diretamente no ponto de venda, apresentam maior probabilidade de demonstrar fidelidade a uma determinada marca, têm um ticket maior e ainda são mais propensos a indicar novos clientes. No ambiente digital essa experiência tem uma potência ainda maior, pois inclui questões como usabilidade, acessibilidade, eficiência no atendimento que são fatores essenciais para que o cliente se sinta seguro e se identifique com a marca”, informa Joseph Lee Kulmann, CEO da Pessoalize, startup que oferece soluções digitais que transformam o atendimento entre marcas e pessoas.
Crie soluções e campanhas diferenciadas
“Mais do que nunca esse é o momento de aplicar o conceito de transformação digital no varejo e apostar em diferentes canais e soluções para impulsionar um negócio. Para que as franquias possam aumentar as vendas e consigam vender seus produtos mesmo de portas fechadas, é importante criar ações diferenciadas, campanhas segmentadas e estruturar os materiais de divulgação da loja para atingir o seu público alvo. Para isso, é preciso elaborar catálogos digitais para enviar aos clientes, criar estratégias para ganhar relevância na internet, fazer anúncios profissionais nas redes sociais, ter a oportunidade de vender por meio do Instagram e Facebook e gerar atendimento humanizado por meio das malas virtuais para os clientes. Isso fará com que os franqueados melhorem a experiência de compra e a jornada do consumidor na loja”, afirma, Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma que realiza o processo de digitalização dos negócios de forma integrada com os canais online.