Atualmente a rede de franquias Dunkin Donuts possui cerca de 12 mil lojas espalhadas pelo mundo. “São muitos pontos para chegar até ter uma marca extraordinária. Você precisa ter um produto especial, um produto que os consumidores gostem, porém, acima de tudo você precisa se conectar com eles emocionalmente por meio de experiências”, indica Jeremy Vitaro, VP de Desenvolvimento Internacional da empresa.
Para Vitaro, uma marca precisa ter “obviamente” bons produtos, se comunicar adequadamente com seus consumidores, ter unidades localizadas em pontos estratégicos, mas para ter uma marca do porte da Dunkin Donuts, são necessários muito mais fatores quando se trata de uma atuação por meio de franchising.
Vitaro acredita que é um grande desafio atuar no franchising, porque significa que o franqueador deve estar um passo à frente do consumidor. “Você não está diretamente interagindo com eles, no dia a dia. Então, acima de tudo, você precisa ter grandes franqueados e um bom relacionamento com esses franqueados para ter certeza que eles entendem o que o consumidor quer e assim ajudá-los a crescer e a mantê-los engajados”, esclarece Vitaro.
O Dunkin Donuts tem cerca de 70 anos de história e, com isso, o que foi realizado no passado foi ótimo, mas não significa que funcione hoje ou no futuro. Para manter seus resultados, a marca tem muita preocupação com a imagem global e com a adaptação dos produtos e serviços nas unidades locais de cada país. “Precisamos continuar modernizando nossa imagem, introduzindo novos produtos e nos conectando ainda mais com nossos consumidores”, comenta Vitaro.