Economia baiana impulsiona franquia de turismo home office para loja física

“Como todo empreendedor, encontrar uma junção entre necessidade e desejo foi o que me fez optar pelo franchising. Minha expectativa era intensa sobre a parceria com a franqueadora – eu esperava comprometimento e dedicação para juntas crescermos diante do mercado”.

Muito trabalho e vontade de fazer as coisas acontecerem garantiu que a empresária Sulamita Macedo, moradora de Vitória da Conquista (BA), dona da declaração acima, atingisse com sucesso sua perspectiva de desenvolvimento.

A empresária é dona de uma unidade da Encontre Sua Viagem, rede de franquias especializada em serviços de turismo. Há seis meses, quando investiu na marca, Macedo optou pela modalidade home office, em pouco tempo prosperou seu negócio, e há um mês já se prepara para expandir o empreendimento para a modelo Loja. “Percebi que já conseguiria subir o degrau e evoluir neste mercado que é tão promissor. Claro que os resultados até então obtidos envolveram muito trabalho, mas graças a eles, agora pude crescer mais um pouco. É apenas o começo”, falou animada.

A engajada empreendedora revela que trabalhou durante 14 anos em uma grande empresa, também do segmento turístico, antes de se aventurar no universo empresarial. De acordo com ela, administrar o próprio negócio sempre foi um sonho, mas se tornou possível devido ao incentivo que recebeu dos próprios clientes. “Eles sempre me diziam: ‘Sula, onde você estiver, estou contigo! Não compro a marca, compro seu trabalho! Compro seu diferencial no mercado’. Esse feedback foi meu maior estimulante. Fui adquirindo mais confiança para sair da zona de conforto e enfrentar o desafio de empreender”, explicou.

Decidida, Sulamita pediu as contas corajosamente em meio a crise econômica, pesquisou sobre agências de viagens e então descobriu a Encontre Sua Viagem. Entre os atrativos, ela revela que mais chamaram a atenção o fato da empresa oferecer multimarcas ao consumidor, ser online e proporcionar respaldo na gestão. Neste processo, se aliou com a sócia Dilma Thomazini, 38 anos. A partir dai, os planos se encaixaram. Além de alimentar os clientes já existentes, a empresária foi a campo atrás de novos. Como resultado, garantiu movimento e procura suficiente, para suprir a demanda de uma franquia física.

Potencial Baiano

A busca por expansão e visibilidade foi compatível com os valores de investimento. Neste caso, o equivalente a R$40 mil (incluindo taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação) – e capacidade de faturamento bruto mensal de R$200 mil. “Vitória da Conquista é uma cidade capitalista e muito promissora. Acredito que esse potencial aliado ao nosso diferencial de atendimento conquistará o mercado local”, relatou confiante.

Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em 2016, o município possui 350.284 habitantes. Classifica como a terceira maior cidade do estado (atrás apenas de Salvador e Feira de Santana) e a quarta do interior do Nordeste. O PIB é um dos que mais crescem no interior dessa região, capital regional de aproximadamente 80 municípios na Bahia e dezesseis no norte de Minas Gerais.

Inaugurada recentemente, ambas as sócias se posicionam ansiosas, mas confiantes, para este novo desafio. “Tem uma frase do Mario Quintana em que aprecio muito, no qual fala a respeito dos nossos objetivos: ‘Só o desejo inquieto que não passa, faz o encanto da coisa desejada e terminamos desdenhando a caça pela doida aventura da caçada’. Estamos decididas a fazer deste, um empreendimento de referência e sucesso aqui na cidade”, finalizou Sulamita.

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