Empreendedoras que fazem a diferença no franchising

Elas já são a maioria da população, do eleitorado e no ensino superior, mas ainda tem que contar com as diferenças quando o assunto é liderança. Isso porque as mulheres ocupam menos do que a metade dos cargos de chefia. No Brasil, por exemplo, só 8,6% dos assentos em conselhos de administração são ocupados por mulheres, de acordo com um estudo divulgado pela Consultoria Internacional Deloitte. Na contramão dos números, muitas empreendedoras investiram em seus negócios e hoje são donas de verdadeiros impérios, graças ao empenho e dedicação ao fundarem suas marcas. Abaixo estão bons exemplos do que foi citado: quatro histórias de superação de mulheres que lutaram e hoje fazem parte do franchising.

Monique Silva – Clinicão

Com 27 anos no mercado, a Clinicão é a primeira franquia veterinária do Brasil. Comandada pela carioca Monique Silva, a empresa possui unidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais e, até o fim ano, o plano de expansão é abrir mais 12 novas clínicas na região Sudeste. O processo de criação do negócio começou em 1987, quando Monique foi aprovada no vestibular para veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Com o apoio do Sebrae e muito estudo, fez do seu negócio uma referência e ingressou no franchising.    

Um aspecto marcante no negócio é que, além do suporte padrão de uma franqueadora para a franqueada, Monique, que também tem MBA em Gestão Empresarial e Economia, dá todo o suporte para o franqueado ou a franqueada – em geral, profissional da área da saúde – na sua formação e preparação para administrar um negócio. “Sei das dificuldades por experiência própria. Quando criei a clínica, foi bem complicado, pois na faculdade de veterinária não tive nenhum aprendizado na área de gestão”.

Izabelly Miranda – Franquia Cuidare

Após se formar em enfermagem, a potiguar Izabelly Miranda, de 29 anos, decidiu empreender criando a Franquia Cuidare, em 2016, no Rio Grande do Norte. A empresa, voltada para cuidadores de pessoas, com foco em idosos, rapidamente cresceu e, após três anos liderando o mercado, Izabelly decidiu formatar a franquia da marca e dar oportunidade para outras mulheres empreendedoras – atualmente, correspondem a 75% dos postos de liderança da rede. Além da maioria das franquias da Cuidare serem comandadas por mulheres, os prestadores de serviços, em sua grande maioria, também são do sexo feminino. Isso acontece porque as mulheres normalmente preferem ser atendidas por mulheres. Já entre os homens, não existe preferência declarada; eles não se importam muito com o sexo de quem os atende.

A marca está presente em 20 estados e no Distrito Federal, no Brasil, e em Lisboa, Portugal, com 74 unidades. Os objetivos para 2020 são a expansão nacional para as cidades de interior e a internacional para o Canadá e a Argentina. A rede faturou R$ 14,2 milhões em 2019.

 

Cláudia Teixeira – Clínica da Cidade

Os altos preços dos planos e seguros de saúde tradicionais e a queda no padrão de vida do brasileiro impulsionaram a assistente social, Cláudia Teixeira a criar em 2003, a Clínica da Cidade, primeira clínica de medicina acessível e humanizada do interior de São Paulo, no município de Campinas (SP), onde reside. Esse novo modelo não apenas quebrou um paradigma, como também estimulou a expansão pelo interior e a capital paulista, com unidades próprias e, desde 2018, franqueadas. Atualmente, a rede conta com dez unidades em operação e outras quatro em implantação, localizadas em Campinas, Hortolândia, Jundiaí, Sorocaba, Sumaré, Americana, Bauru, Limeira e São Paulo.

A Clínica da Cidade oferece três modelos de franquia, Compact, Essential e Premium, com investimentos iniciais que variam entre R$ 255 mil e R$ 460 mil, direcionados de acordo com o número de habitantes do município. Até o fim de 2020, a expectativa é inaugurar mais 20 unidades. Além do interior de São Paulo e capital, o Distrito Federal também está no seu radar de expansão, bem como as cidades do Rio de janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Recife, Fortaleza, Salvador, Maceió e Palmas.

 

Natalie Pavan – MyCookies

A advogada Natalie Pavan é sul-mato-grossense, tem 31 anos e sua trajetória como empreendedora teve início de forma despretensiosa. Tudo começou em 2016, quando ela decidiu preparar uma receita própria de cookie (guardada a sete chaves, por sinal) para ajudar um amigo desempregado, para que pudesse vender o quitute nas portas das escolas e ter uma renda. 

O biscoito crocante por fora e macio por dentro acabou virando febre no seu bairro e, em seguida, na sua cidade, Campo Grande. O sucesso foi tão rápido que, em pouco tempo, o negócio ganhou fábrica própria, tornou-se franquia em 2018 e hoje conta com 37 unidades em sete estados brasileiros. Em 2019, a rede faturou mais de R$ 10 milhões e um dos planos para 2020 é chegar ao mercado do Rio de Janeiro e, até o fim do ano, a todos os estados da federação. Atualmente, a marca está presente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para conseguir conciliar a demanda crescente da MyCookies com a família, a empresária e mãe largou o trabalho em uma grande empresa, mantendo-se focada na produção e na busca de soluções para enfrentar os problemas que surgiam no processo de construção da marca. “Hoje, com muito orgulho, gero emprego para mais de 80 famílias, com 80% de mulheres”, completa Natalie.

Além da sua atuação empresarial, Natalie dá palestras falando da sua experiência para empoderar mulheres a empreenderem.

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