Estudo aponta que cidades fora das capitais são melhores para franquias

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que 14 das 30 cidades que mais cresceram por operação em franquias no Brasil estão no interior

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar um novo levantamento com dados sobre o impacto positivo da estratégia de interiorização para quem deseja investir em uma franquia. Segundo o Ranking das 30 Maiores Cidades, 50% das cidades (14) que mais cresceram percentualmente por operação de franquias no Brasil não estão nas capitais.

O estudo avaliou o aumento de unidades do setor durante o primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período de 2022. Para o diretor de relacionamento e novos negócios da Associação Brasileira de Franchising (ABF-RJ), Umberto Papera Filho, investir na interiorização garante aluguéis até 50% mais baixos do que em grandes cidades, além de uma menor concorrência.

“Entrar no franchising fora das capitais oferece muitos benefícios para o investidor, como menor concorrência, custos operacionais potencialmente mais baixos e uma demanda de clientes que são pouco abastecidos naquela região. Nas cidades menores, o preço dos aluguéis pode custar até metade do valor, quando comparado com as capitais, por exemplo Além disso, caso a marca faça o dever de casa de construir uma relação afetiva com a comunidade, ou seja, entendendo questões culturais e regionais, haverá também maior aceitação e potencial de crescimento”, explica o especialista em franchising e CEO da Wings Company, empresa especializada em formatação e aceleração de franquias.

Umberto, que conta no currículo com trabalho junto à grandes marcas como Melissa, Bob’s, Reserva, Giraffas e TT Burger, indica os pontos cruciais na hora de empreender nessas regiões. “Pesquise o mercado local e entenda as necessidades e o perfil dos consumidores de lá. Se necessário, adapte o modelo de negócios para aquela realidade, mas sem perder a identidade da franquia. Estabeleça conexão com a comunidade local para construir uma relação sólida e promover a marca”, orienta o profissional.

Para os brasileiros interessados em investir no interior, contar com o know-how de uma franqueadora experiente no assunto aumenta as chances de conduzir um negócio bem-sucedido. Por isso, listamos algumas marcas que oferecem modelos de franquias e estratégias desenvolvidas especialmente para a interiorização da marca. Veja abaixo algumas opções:


YES! IDIOMAS:

Com meio século de história e mais de 200 escolas espalhadas por 16 estados + Distrito Federal, a YES! Idiomas aposta em um modelo de microfranquia voltado para a expansão no interior do país. Idealizado para operar em cidades de até 50 mil habitantes, o formato Soft requer um investimento inicial de R$ 98 mil. Outra opção oferecida pela rede para a expansão via interiorização é o Modelo Educacional, uma microfranquia indicada para donos de instituições de ensino. Formulado para operar no sistema store in store com escolas, esse formato requer o investimento inicial de R$30 mil. Vale lembrar que a rede foi eleita em 2023 a Melhor Franquia do Ano, em uma premiação promovida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Raio X Franquia YES! Idiomas:

Modelo Soft:

Investimento inicial a partir de: R$ 98 mil;

Faturamento médio de R$ 60 mil

Previsão de retorno: 18 a 24 meses

Lucro previsto: 30%

Modelo Educacional:

Investimento inicial a partir de: R$ 30 mil

Faturamento Médio de R$ 40 mil

Previsão de retorno: 18 a 24 meses

Lucro previsto: 30%

SUBURBANOS PIZZA:

Com foco na interiorização, a Suburbanos Pizza, marca com redondas e lojas inspiradas no estilo nova-iorquino, acaba de lançar seu 1° modelo de microfranquia: a pizzaria low-cost. A dark kitchen de baixo custo requer um investimento de R$120 mil e foi desenvolvida para operar em cidades de até 200 mil habitantes. O objetivo da rede com a novidade é fincar sua bandeira em lugares com potencial de expansão, mas com capacidade para uma operação reduzida. Atualmente, a marca carioca conta com 27 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Brasília e Paraíba.

Raio x Suburbanos Pizza:

Microfranquia Low-cost

Investimento Inicial: a partir de R$ 120 mil

Taxa de Franquia: R$ 50 mil

Previsão de Retorno: de 18 a 24 meses

Projeção de receita mensal: de R$ 10 a R$ 15 mil

Faturamento médio: R$ 100 mil

Lucro Líquido: de 10% a 15%

Número de funcionários: 3

Royalties: Variável de 4% a 8% / FPP: 1%

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