Segundo uma pesquisa da ABF, a Associação Brasileira de Franchising, o setor de saúde, beleza e bem-estar foi o 2° segmento que mais cresceu (13,7%), ficando atrás apenas de Alimentação (17,5%)
Ano novo, vida nova! Frase bastante conhecida ao iniciar um novo ciclo, como neste ano de 2024, que nasce nas pessoas o desejo de mudanças e de novas esperanças, seja para sair da zona de conforto ou para buscar melhorias na vida profissional e pessoal. Dentro dessa busca pelo novo, muitos almejam abrir o próprio negócio e investir na carreira de empreendedorismo.
Um dos modelos de negócios que a maioria das pessoas vem preferindo investir são nas franquias. Por ser um mercado conhecido e consolidado, a chance de se destacar e dar certo é maior do que em negócios que ainda não foram testados. “Quando decidi transformar meu negócio em franquia, foi justamente por perceber que era algo seguro e que iria transferir uma segurança para quem fosse investir”, conta Luzia Costa, CEO de uma das maiores redes de estética da América Latina, a Sóbrancelhas.
Observar os desejos do consumidor
Indo por esse caminho de investir no franchising, algumas áreas se destacam mais que outras. Segundo uma pesquisa da ABF, Associação Brasileira de Franchising, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi o 2° segmento que mais cresceu (13,7%), ficando atrás apenas de Alimentação (17,5%).“O setor de beleza está sempre em crescimento, pois tanto os produtos quanto os serviços se tornaram essenciais para homens e mulheres, um segmento em constante inovação. Aqui na nossa rede, começamos apenas com o serviço de design de sobrancelhas, hoje em dia temos até botox para atender a demanda do nosso público. Estar de olho no que o consumidor está buscando é essencial para o negócio dar certo”, comenta Luzia.
Para um noção sobre a relevância do setor de beleza, a Sóbrancelhas faturou mais de R$60 milhões e abriu mais de 12 unidades em 2023, e para 2024 a marca já tem 06 inaugurações marcadas, apenas no primeiro semestre. São elas: 03 no Rio de Janeiro, 01 em São Paulo, 01 em Jacareí, e 01 em São José dos Campos. “Damos o suporte ideal e estamos sempre ali auxiliando os nossos franqueados, é essencial você trabalhar em um ambiente onde o seu trabalho é valorizado e entenda os princípios da marca”, ressalta a CEO da Sóbrancelhas.
As vantagens de uma franquia:
Para auxiliar futuros empreendedores, Luzia Costa, CEO da rede de estética, conta os principais benefícios para quem abrir uma franquia em 2024:
- Modelo de Negócio Estabelecido: franquias muitas vezes oferecem um modelo de negócio testado e comprovado, que o público já conhece e muitas vezes são fiéis. Isso pode reduzir significativamente os riscos associados ao início de um novo empreendimento, já que você está adotando uma fórmula de sucesso.
- Reconhecimento de Marca: optar por uma franquia conhecida pode proporcionar benefícios instantâneos de visibilidade da marca. Isso pode atrair clientes mais facilmente, pois eles já têm familiaridade com a marca.
- Rede de Apoio: fazer parte de uma rede de franquias permite que os empresários compartilhem experiências, ideias e melhores práticas com outros franqueados. Isso cria uma comunidade de apoio que pode ser valiosa para o crescimento do negócio. Franquias oferecem suporte contínuo, incluindo treinamento, marketing e assistência operacional. Isso é valioso para empreendedores que podem não ter experiência prévia no setor.
- Agilidade e Inovação: algumas franquias estão focadas em manter-se atualizadas com as últimas tendências e inovações. Escolher uma franquia que tenha uma abordagem ágil e esteja disposta a se adaptar às mudanças do mercado pode ser benéfico.
- Facilidade de Financiamento: em alguns casos, pode ser mais fácil obter financiamento para abrir uma franquia do que começar um negócio do zero, pois os investidores ou instituições financeiras podem considerar as franquias menos arriscadas.
Sobre a Sóbrancelhas:
A Sóbrancelhas, rede de estética facial, conta com mais de 200 unidades espalhadas pelos países: Brasil, Argentina, Bolívia e Portugal. A primeira loja foi lançada em 2013, em Taubaté (SP). A marca foi pioneira nos serviços voltados para o olhar e beleza do rosto com o mercado de quiosques. Luzia Costa é CEO do Grupo Cetro, que detém as marcas Sóbrancelhas, Reduci, DepilShop, entre outras.
A empresária coleciona prêmios, como: Prêmio Grandes Mulheres, na Categoria de Médias Empresas, realizado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios – PEGN e Facebook; Destaque Empresarial 2018 & Revelação na área de Empreendedorismo Social; Prêmio Empresário do Ano Top of Quality Gold Internacional, Certificado de Franquia Internacional 2019, 2020 e 2021, Melhores Franquias 2022, entre outros. Já a Sóbrancelhas possui prêmios como Melhores Franquias da PEGN, Selo de Excelência no Franchising (ABF), Negócios em expansão (Exame) e outros.
A Sóbrancelhas possui serviços e técnicas de estética facial como: Extensão de cílios, aplicação de henna, design de sobrancelhas e visagismo, micropigmentação, limpeza de pele, depilação egípcia e outros. A rede é uma ótima opção para investimento e o retorno pode ser visto em menos de um ano, segundo os gestores da marca.
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