Franqueados de sistema de saúde sem mensalidade atingem ponto de equilíbrio em apenas dois meses

O bom desempenho de um negócio está atrelado há vários fatores, que são determinantes para a sua sobrevivência, principalmente durante o início de uma empresa.  Um estudo realizado pelo Serasa, apontou que as empresas brasileiras com até cinco anos de existência representam apenas 29,43% das companhias com bons indicadores financeiros.

Os empreendedores que optam por modelos de negócios já estruturados, como as franquias, conseguem ter um desempenho superior, pois  a taxa de mortalidade dos negócios no franchising é de 5% a 10% nos primeiros cinco anos, enquanto a de um negócio independente varia de 60% a 70%, segundo estimativas da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e do Sebrae. O suporte oferecido para os franqueados pelas redes é fundamental para que o negócio alcance resultados expressivos em pouco tempo.

Existem franqueados em que o amplo suporte oferecido pela franqueadora e o empenho dos empreendedores fizeram com que as unidades atingissem o ponto de equilíbrio em apenas dois meses. No caso da Acesso Saúde – sistema de saúde particular sem mensalidade, que oferece atendimento médico e exames por meio de sua rede de clínicas para a população que não conta com plano de saúde -, a assistência oferecida pela rede contribuiu para o rápido retorno de investimento de dois franqueados, que atingiram o ponto de equilíbrio em apenas dois meses de operação, um prazo muito inferior ao estipulado pela própria rede, cerca de 7 meses.

A igualdade entre as despesas e receitas do mês de uma empresa é chamada de ponto de equilíbrio, também conhecido como  “break even”. Quando ele é atingido, esse orçamento se iguala a zero e a empresa começa a ter lucro.

Para Felipe Rocha (40), franqueado da Acesso Saúde, em Bauru (SP), o trabalho de marketing realizado para a captação do público-alvo e a dedicação ao negócio foram os fatores que mais contribuíram para o bom desempenho da clínica. “Fizemos um intenso trabalho de divulgação na nossa região e isso ajudou a atrair clientes, também nos dedicamos em tempo integral ao negócio, o que é essencial para quem quer atingir bons resultados financeiros”, comenta Rocha. A unidade foi inaugurada em março, e em maio, já havia alcançado o equilíbrio entre receita e despesas.

Somente nesses primeiros meses de operação a unidade de Rocha já realizou 3.000 atendimentos e tem expectativa de realizar 13.000 até o final do ano. O empresário que também já empreendeu na área de construção civil, conta que um dos principais desafios é saber administrar o negócio. “A gestão na área de saúde é muito complexa, e o suporte que recebi na aplicabilidade da operação pela franqueadora foi de grande importância para o sucesso da clínica na minha região”, explica o franqueado.

O franqueado da Acesso Saúde em Castro (PR), Rone Branco (43), também atingiu o ponto de equilíbrio em apenas dois meses. Para o empresário, entre os principais segredos para alcançar esse resultado em tão pouco tempo estão: estudar o mercado em que atua e o seu público-alvo, sempre ficar à frente do negócio, treinar com eficiência os colaboradores, além de escolher uma franquia com credibilidade. “O suporte oferecido pelo Acesso Saúde e o bom atendimento da equipe foram essenciais para atingirmos esse resultado”, comenta Branco. O empreendedor inaugurou a sua unidade na cidade de Castro (PR), em novembro de 2017 e já realizou mais de 3.500 atendimentos. A expectativa da unidade é encerrar o ano com 15 mil atendimentos.

A Acesso Saúde foi fundada em 2006, na cidade de Colombo (PR) e oferece consultas e exames médicos com preços acessíveis para a população que não possui plano de saúde por meio da sua rede de clínicas integradas pelo País. A marca possui mais de 34 especialidades médicas e 1200 tipos de exames, com valores até 50% mais barato do que os cobrados no mercado.

Entenda mais

Fundada em 2006, pelo administrador de empresas Antônio Carlos Brasil, a Acesso Saúde é um sistema de saúde particular sem mensalidade, que oferece atendimento médico e exames por meio de sua rede de clínicas, para a população que não tem plano de saúde. São mais de 30 especialidades e 1.200 tipos de exames. A marca tem presença em 12 Estados brasileiros, conta com 31 unidades em operação e previsão de chegar a 50 unidades, em 2018.

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