A Maria Brasileira é uma microfranquia de multiserviços com mais de 40 unidades comercializadas no Brasil. A marca oferece os serviços dos seguintes profissionais: auxiliares de limpeza, cozinheiras, cuidadores de idosos, babás, babysitters, jardineiros, lavadeiras, passadeiras, motoristas, zeladores, dog walkers e pessoal especializado em recrutamento e treinamento. O foco da empresa são clientes que não abrem mão de um atendimento com qualidade, profissionalismo e segurança.
A bandeira chegou ao mercado em agosto de 2012 por meio de sua unidade piloto em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, oferecendo mix de serviços em vários segmentos. Oito meses depois, em maio de 2013, foi lançado o modelo de franquia, possibilitando a expansão do negócio em nível nacional. Carlos Alexandre Gomes, empresário fundador da marca, destaca que a rotina intensa das pessoas tem impulsionado o que se pode chamar de mercado da falta de tempo. “Composto por empresas prestadoras de serviços, este mercado atende demanda de público que não tem tempo para atividades como se dedicar à manutenção da casa, levar os filhos à aula, passear com os pets ou até mesmo preparar o churrasco do final de semana. Foi pensando nestas pessoas que lançamos a franquia Maria Brasileira”, explica.
Outra vantagem do negócio, segundo Gomes, é o investimento inicial mais acessível. Com cerca de R$ 40 mil é possível ser franqueado, fator que enquadra a Maria Brasileira como microfranquia. Este valor é menor para empreendedores de cidades com menos de 80 mil habitantes, totalizando R$ 35 mil. “É um detalhe que faz diferença aos que têm menos recursos. Somente as microfranquias têm movimentado mais de R$ 4 bilhões ao ano. É realmente um mercado promissor”, observa. Os franqueados recebem treinamento da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) e têm a oportunidade de financiamento pelo Banco Santander, ambas empresas parceiras.
A Maria Brasileira estima fechar o ano com 60 franquias comercializadas e cerca de 200 funcionários contratados pela rede. “Um número mais que positivo para uma franquia que está apenas começando”, finaliza Gomes.
www.mariabrasileira.com.br