Atualmente o Google e o Facebook já possuem mais de 20% de toda publicidade no mundo – é o que revela o estudo publicado pela Zenith Optimia. O crescimento dobrou em cinco anos. Em 2012, o índice de ambos era de apenas 10.6%. Outra pesquisa, neste caso, promovida pela Top Thirty Global Media Owners, apresenta as 30 maiores companhias de mídia do mundo por receita. Em primeiro lugar, ficou o Google com o número de US$ 79,4 bilhões em verba publicitária em 2016, seguida do Facebook, que recebeu investimentos de US$ 26,9 bilhões. Na sequência aparece a Comcast (empresa americana de TV a cabo, internet e telefone) com US$12,9 bilhões.
Acompanhando o avanço do mercado, a Acqio Franchising, rede de franquias especializada em pagamentos eletrônicos via POS (maquininhas de cartão), também busca as redes sociais para atingir potenciais clientes e franqueados. A prática é rotineira na empresa desde que ela foi lançada no mercado em 2015.
A ação inclui a realização de campanhas mensais, seguindo, inclusive, o calendário do varejo. E o investimento é destinado ao Facebook, Instagram e Linkedin, cuja junção representa 80% da verba que a empresa destina às ações de marketing. Apenas o restante é investido em outros veículos mais convencionais, como TV e revistas especializadas em empreendedorismo.
“A decisão foi baseada nas mudanças do comportamento dos consumidores. Hoje as pessoas acessam muito mais as redes sociais do que outras mídias”, justifica Kawel Lotti, CEO da Acqio Franchising.
E para o planejamento, criação e divulgação desse trabalho, a empresa conta com uma estrutura própria de marketing. Profissionais que ficam responsáveis, ainda, por orientar a rede de franqueados que querem seguir o exemplo da franqueadora. “Nós fazemos ações nacionais com o objetivo de atender a demanda de toda a rede, e os franqueados utilizam a estrutura de marketing central para fazer ações em suas respectivas regiões com o nosso direcionamento”, explica o presidente.
Crescimento
A estratégia de marketing digital vem gerando um retorno positivo para a Acqio. O investimento geralmente é na faixa de R$10 mil mensais, e o retorno que é mensurado através do CRM que filtra todos os leads, equivalente à conversão de 10%. Essa aplicação quando convertida em clientes e franqueados reais, corresponde a uma taxa de (5%).
Kawel explica que em algumas épocas do ano, os resultados podem ser mais positivos. “Algumas datas são melhores que outras, já tivemos campanha com taxa de conversão de leads de (15%). E, por sua vez, a taxa de conversão de leads para clientes ficam em torno de (10%)”.
Para a rede que busca expansão no país, o método é válido e assertivo. “Nossa meta é chegar a mil unidades até o fim do ano, e o marketing digital influenciará bastante para o cumprimento da mesma. Para isso, estudamos ampliar nosso número de seguidores no Facebook em 50%, e conquistar um volume de 20% na interatividade. Só no ano passado, registramos um retorno de 5% de interessados no nosso modelo de negócio de diferentes localidades. Para este, queremos que alcance a margem de 10% a 15%”, esclarece o CEO.
Por isso, o trabalho será mais direcionamento à expansão: “Continuaremos definindo o público alvo dentro do perfil da nossa rede, e fazendo ações para regiões específicas onde temos necessidade de crescimento. Como temos um CRM que nos mostra os resultados, acompanharemos e faremos as correções de campanhas quando o resultado não estiver adequado com ainda mais engajamento”, finaliza Lotti.