Empreendedores podem escolher de acordo com orçamento e prioridades em qual franquia investir
Pensando em disseminar e apresentar dados e vantagens no franchising, a ABF Franchising Expo 2022 acontece em São Paulo e traz muitas informações aos empreendedores, principalmente nos segmentos que registraram melhor resultado no faturamento do primeiro trimestre do ano, sendo: Moda (13,5%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (13,4%), Casa e Construção (9,3%) e Alimentação (7%). Focando nas oportunidades, conheça redes desses setores que se destacaram na feira.
No segmento de moda, a franquia Sestini, referência em malas, bolsas, mochilas e acessórios, é reconhecida pela qualidade, inovação, estilo e preços acessíveis. No evento, a marca trouxe um projeto de crescimento horizontal, permitindo assim uma ocupação maior no mercado brasileiro. A meta da rede é inaugurar mais 20 unidades até o final do ano.
Já em Saúde, Beleza e Bem-Estar, a Emagrecentro, rede referência em emagrecimento saudável irá oferecer desconto na taxa de franquia para os futuros franqueados que visitarem o estande; OdontoCompany, maior rede clínicas odontológicas do mundo, conta com mais de duas mil unidades comercializadas e mais de três décadas de atuação. A companhia apresentou um modelo de negócio para pequenas, médias e grandes cidades, altamente rentável e para diferentes perfis de investidores.
No segmento de Casa e Construção, a rede Anjos Colchões e Sofás, fundada em 1990 e no franchising desde 2007, conta com mais de 190 lojas e está presente em 17 estados brasileiros e cinco unidades no Paraguai. Em Alimentação, a rede Pizza Prime, a maior rede brasileira de pizzarias, participou pela segunda vez da feira e apresentou seu modelo de negócio com operação simplificada, para o formato delivery e salão.
As oportunidades de crescimento abarcaram até as marcas que aderiram ao franchising recentemente, como a rede de lavanderias self-service Lavô, que entrou para o mercado em 2020 e prevê encerrar 2022 com 750 unidades vendidas. Em sua estreia na ABF Expo, a marca, que pretende chegar a 1000 unidades em operação até o fim de 2022, levou para a feira inovações em seus formatos de negócios para lojas, contêineres e condomínios.
Microfranquias e home based
Com o crescimento expressivo do empreendedorismo no Brasil, somando hoje mais de 20 milhões de pessoas, abrir o próprio negócio foi a solução durante a crise econômica no país. As microfranquias foram um canal importante nessa alavancada e se tornaram oportunidades de custos mais acessíveis e em diferentes segmentos. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), destacaram-se aquelas com formato home based, na qual o franqueado pode trabalhar de casa. Em 2020, entre as redes associadas, este modelo representou 7,1% do total das unidades; no ano seguinte, subiu para 10,3% e, em 2022, chegou a 14,8%.
A Home Angels, pioneira no segmento de cuidadores de pessoas supervisionadas e referência como a maior rede de cuidadores de idosos da América Latina, possui dois modelos de negócios: formato home based, conhecido como Home Angels Light, e outro com a necessidade de um espaço físico, o Home Angels Premium. A meta da marca é atingir 200 operações até o final do ano.
Já a Limpeza com Zelo, especializada em limpeza em residências, condomínios e escritórios, está no franchising desde 2013 e já possui mais de 60 unidades no formato home based. Na feira, a marca ainda lançou planos de franquia com garantia de faturamento, o que chama atenção dos franqueados nesse momento em que o setor de limpeza está aquecido com o aumento de apartamentos compactos que demandam a contratação de serviços especializados.
Parceria estratégica para franquias de alimentação
A estreante, KPL Supply Solution, funciona como uma extensão das redes de food service. A logtech trouxe uma revolução no jeito de fazer logística e faz mais do que só entregar suprimentos aos franqueados, ela auxilia na gestão de toda a cadeia, incluindo os fornecedores locais e nacionais. Ampliando o serviço para além do transporte de mantimentos, a KPL Supply Solution tornou-se um fôlego para que muitos pequenos e médios franqueadores possam se concentrar em outras áreas de atuação da rede, garantindo um crescimento sustentável e sólido. A empresa conta com frota própria e terceirizada e centros de distribuição em São Paulo e no Rio de Janeiro.