Franquias buscam auxílio da tecnologia para treinamento de franqueados

Um dos grandes diferenciais do franchising é o treinamento de franqueados. A ação capacita o novo empresário para o comando da sua unidade e também o qualifica em relação ao segmento escolhido e sobre os aspectos operacionais da marca para que ele possa reproduzir o modelo e manter a padronização dos processos.

Com os recursos da tecnologia cada vez desenvolvidos, grandes marcas estão usando dessas ferramentas para aprimorar o treinamento de sua rede. A Doutor Resolve, rede de franquias especializada em construção civil desde o reparo até a construção, criou um amplo portfólio amparado pela tecnologia para o treinamento contínuo de seus franqueados.

Após o treinamento inicial, no qual é feito presencialmente durante cinco dias na sede em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, como forma de continuação dessa capacitação, a rede fortalece esse ensinamento por meio do: “Minutos de Gestão” e o “Franchisee Coach” que são uma série de vídeos curtos – entre cinco e 10 minutos – fornecidos através de um sistema interno da rede.

O primeiro aborda a aplicação e desenvolvimento das técnicas, produtos, entre outros, para promover mais assertividade na aplicação e resultados dos franqueados. Já o segundo é focado para o desenvolvimento pessoal. “Os vídeos são uma forma mais fácil e rápida de o franqueado absorver o conteúdo, além de facilitar a vida dele. Utilizamos vídeos dinâmicos, curtos, porém com informações de extrema qualidade porque sentimos que o interesse assim é muito maior. Com certeza se trata de uma ferramenta fantástica hoje em dia e que garante excelentes resultados”, comenta Marcelo Martinez, gerente nacional da Doutor Resolve.

Whattsapp para negócios

Dentro das estratégias de capacitação da empresa, as populares ferramentas digitais até então utilizadas para socialização das pessoas, são cada vez mais usadas para os negócios. Entre as vantagens, permitem uma rápida comunicação.

No caso da Doutor Resolve, a plataforma de mensagens instantâneas já faz parte da rotina de trabalho. A marca criou o grupo “Nacional de Franqueados” para discussão de atividades do dia a dia. Além disso, eles utilizam o aplicativo para enviar um vídeo (de três minutos) todo início de semana comunicando sobre os assuntos a serem tratados naquela semana, como novas ações, parcerias, aniversários, entre outros.

O atendimento por Skype também é de praxe. “Nosso suporte é alinhado em diversas frentes, e uma delas é a consultoria. Nela, traçamos um planejamento de negócios para o franqueado. Essa ferramenta facilita a comunicação entre nós, para que possamos saber como estão os números, se os objetivos foram alcançados, o que está dando certo, ou o que precisa de correções para aquela unidade. Contribui para uma conversação mais clara, sem chances de possíveis interpretações”, explica Marcelo.

Economicamente falando $$

Tamanha tecnologia, além da otimização do tempo, vem sendo opção para muitas empresas até mesmo porque são financeiramente mais viáveis do que os eventos regionais, que podem sair caro se a franqueadora tiver muita capilaridade.

O mesmo sistema que permite com que a Doutor Resolve coloque em prática suas séries de vídeos, possibilita ainda com que esta promova uma convenção nacional com as mais de 50 unidades da rede, todo mês online e ao vivo para todo o Brasil. Rotina que talvez fosse impossível de acontecer presencialmente.

“Abordamos as estratégias, resultados daqueles 30 dias e futuras ações. E a interação acontece de forma unificada, esse mesmo sistema proporciona um chat para que o franqueado consiga se prontificar diante de alguma situação – o que enriquece muito o debate e gera mais conhecimento para os participantes”, explica o gerente.

Estratégias digitais para desenvolvimento

Na onda tecnológica, o sócio-presidente, Evandro Pinotti, revela que já traça uma nova estratégia digital: o Treinamento Gerencial OnLine, uma série de treinamentos on-line para que o franqueado possa consultar a qualquer momento caso tenha dúvidas sobre conceitos de gestão. “Somado a isso, estamos constantemente atualizando nossos manuais para garantir com que as melhores práticas sejam sempre compartilhadas”, explica.

Ele mensura que uma rede treinada e com domínio sobre o negócio, pode trazer resultados positivos para a marca como um todo. “Minimamente uma rede treinada e alinhada com a estratégia do negócio traz uniformidade para a marca, o que reflete na sua credibilidade, confiabilidade e no padrão de entrega. Quando um franqueado é capacitado, passa pelas consultorias, ele tem acesso não apenas ao conteúdo, mas exemplos de boas-práticas que podem ser implementadas em sua unidade. Esses alinhamentos e coesão de ações reforçam os resultados e dão subsídios para que a marca evolua por meio de aplicação das boas práticas em todas as unidades”, explica.

100% online

Quem também usa a tecnologia a seu favor é a Acqio! A rede de franquias especializada em maquininhas de cartão criou no início do ano uma universidade corporativa para capacitar os membros da rede de forma 100%. “É uma forma de ensino transformadora, equalizando conhecimentos exigidos para maximizar resultados valorizando nossos parceiros e lojistas, capacitando, proporcionando tração e velocidade, oferecendo ferramentas e subsídios que reflitam num melhor suporte aos clientes e no aumento dos negócios”, explica Flávio Oliveira, gerente da Universidade Corporativa.

Pensando na otimização de tempo e na correria do dia a dia, a franqueadora preparou todo o conteúdo para ser abordado em uma série de vídeos que podem ser inclusive, acessado por smartphones, e reúnem diversos tópicos, como: apresentação do mercado e técnicas de vendas; por exemplo.

Após o período de certificação, o conteúdo é explorado em pílulas de conhecimento para responder questionamentos recentes de franqueados e lojistas no dia a dia. “Essa é uma estratégia que traçamos após um longo estudo. A tecnologia aplicada no treinamento gera redução de custos para todos, e atrai mais a atenção do franqueado que se dedica mais e colhe os resultados. Nossa experiência vem sendo transformadora para todos os envolvidos”, explica oliveira.

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