Plataforma de gestão, auditoria de padronização, checkout móvel, compras conjuntas: como essas ferramentas podem aumentar a eficiência das redes de franquias e a satisfação dos consumidores
Diversas vantagens atraem empreendedores para o mercado de franquias: investir em uma empresa já consolidada; contar com suporte e treinamento fornecidos pela franqueadora; receber análises de investimento e planejamentos de marketing já estruturados; ter financiamento facilitado e pontos de venda privilegiados. Mesmo assim, é claro que, como em qualquer empreendimento, iniciar no universo das franquias também oferece desafios.
Como, por exemplo, organizar o espaço físico e garantir que a loja siga todos os padrões exigidos pela franqueadora? Como entregar experiências de compra diferenciadas a consumidores cada vez mais exigentes? Como se unir a outros empreendedores para aumentar as chances de sucesso e crescimento? Como manter uma comunicação eficiente com a rede, sem retrabalho ou perda de dados essenciais? Atentas a isso, algumas empresas fornecem produtos e serviços especialmente pensados para a gestão e administração de franquias.
A Yungas é uma delas: a retail tech atua justamente na parte de gestão e comunicação, oferecendo uma plataforma que padroniza, organiza e agiliza a troca de informações entre franqueadores e franqueados. A tecnologia centraliza diversos processos: tickets, informes gerais, demandas internas, ocorrências – o que livra as redes de depender de diversos aplicativos e extensões para realizar seus processos de comunicação, gestão e acompanhamento. Muitas vezes, os recursos utilizados pelas franquias são simplesmente o email ou aplicativos de mensagens; ferramentas que não costumam atender, na íntegra, as particularidades de cada operação.
Mais de quatro mil franquias de todo o Brasil já aderiram à tecnologia da Yungas, que fornece uma rede de comunicação protegida, facilita ver quem visualizou ou não as mensagens, evita retrabalho e perda de informações, e aumenta a assertividade na tomada de decisões quanto às franquias. “A comunicação da rede e vários outros processos são controlados, organizados e metrificados para garantir o padrão de qualidade do atendimento e o sucesso do franqueado”, explica Guilherme Reitz, CEO da Yungas, destacando que a plataforma é a primeira do mercado de franchising orientada pela metodologia de Customer Success. A solução também é adequada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
A Stone, fintech brasileira de meios de pagamentos e máquinas de cartões, por exemplo, reestruturou sua comunicação interna e gestão da rede com o uso da plataforma da Yungas, e conseguiu reduzir em 80% o tempo usado no envio de comunicados e apurações a seus franqueados: processos que antes levavam até cinco horas para ser finalizados passaram a ocupar apenas uma hora. Após a implementação, a Stone realizou uma pesquisa sobre a satisfação dos franqueados em relação à rede, e os resultados mostram que a empresa subiu 26 pontos em relação ao levantamento anterior – isso com uma rede agora 40% maior.
Conheça abaixo outras três empresas que oferecem produtos e serviços essenciais para aumentar a eficiência das redes de franquias e a satisfação dos consumidores:
Auditoria, padronização e medição de obra
Ao abrir uma franquia, é preciso estar de acordo com os padrões estabelecidos pela franqueadora para a estrutura física do imóvel, a identidade visual, materiais, equipamentos, produtos. O GrupoRV, empresa de soluções imobiliárias sediada em Florianópolis e presente em mais de 600 cidades do Brasil, realiza auditorias em lojas de franquias, conferindo e garantindo que tudo esteja de acordo com o padrão exigido pela rede.
A validação é feita no local, com o software proprietário e exclusivo do GrupoRV já mapeado com os padrões específicos da franquia: por meio de um módulo específico para o varejo, o vistoriador confere mais de 300 itens da checklist. “Não adianta fornecer o software sem o serviço adequado”, aponta Enrico Dias, CEO da empresa. “Por isso, somente os vistoriadores aprovados e certificados pela RV Academy realizam nossas auditorias.”
Ainda antes disso, a empresa também trabalha com medição de obra – para confirmar se o imóvel que o empreendedor deseja comprar ou alugar tem a infraestrutura necessária para receber a loja planejada; e calcular quanto investimento extra será necessário para realizar uma eventual adaptação.
Tecnologia no atendimento ao cliente
Com um consumidor cada vez mais exigente, é importante que as franquias se mantenham atentas às tendências para construir a melhor jornada de compra possível. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Accenture, 47% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência de compra diferenciada. Um exemplo interessante é o checkout móvel, que envolve a substituição de um caixa físico por um dispositivo móvel com software que integra ponto de venda, meios de pagamento e emissão da nota fiscal. “Sem a obrigação de se limitar por trás dos caixas, todos os funcionários podem se concentrar nas necessidades de cada cliente, fazendo um acompanhamento do ciclo completo de atendimento – da chegada à loja até a efetivação da compra”, explica João Gustavo Pompeo, CEO da Eyemobile, que oferece tecnologias para vendas físicas e digitais, tendo no seu portfólio de clientes franquias como Ice Cream Roll e Los Paleteros.
De acordo com João, outra tecnologia que vem se popularizando, sobretudo em franquias do ramo alimentício, é o cardápio digital. Nos estabelecimentos físicos, o cliente pode acessá-lo em um tablet ou no seu próprio celular, por meio de QR Code. Com apoio da tecnologia, é possível até fechar o pedido e realizar o pagamento sozinho, sem precisar passar por atendentes ou pelo caixa, o que agiliza todo o processo. Em casos de delivery ou take away (retirada no balcão), o consumidor também pode acessar o mesmo catálogo em casa – todos os pedidos são integrados em um só sistema, o que facilita a gestão do franqueado e do franqueador.
Compras conjuntas
As redes associativas – que reúnem empreendedores com objetivo de ganhar competitividade e ter mais chance de crescimento, além de acesso a novos mercados por meio da compra conjunta – são exemplos de entidades que estão facilitando a otimização de resultados para franquias. É o que está ocorrendo na Área Central, empresa especializada na gestão de centrais de negócios, que tem observado o comportamento e a performance de franquias nesse segmento. O modelo de trabalho que se encaixa no cooperativismo é, certamente, um atrativo para empresas que almejam unir forças em prol do mesmo objetivo, apesar do cenário favorável do mercado.
“No mercado atual, com mais e mais empresas disputando o mesmo nicho, os empresários precisam encontrar novas formas de pensar e fazer negócios para sobreviver. Uma dessas maneiras é a atuação em conjunto com outros players, de forma associada. O objetivo dessas parcerias é obter vantagens estratégicas e agregar valor aos produtos e serviços comercializados, beneficiando os clientes”, contextualiza Jonatan da Costa, CEO da Área Central.