O setor de franquias teve um excelente desempenho no ano de 2019. Segundo as pesquisas trimestrais de desempenho divulgadas pela ABF, o setor teve um crescimento anual significativo. Os dados revelam que o setor de franchising teve aumento de 6,1% no faturamento do terceiro trimestre comparado ao mesmo período de 2018 pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) do Relatório de Desempenho do Franchising Brasileiro elaborados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Com o ano novo se aproximando, as promessas e os desejos individuais começam a surgir e, um que fica na mente de muitas pessoas, é ter um empreendimento próprio e ser seu próprio chefe. As franquias são opções boas e baratas para aqueles que querem começar algo novo mas com marcas que já estão estabelecidas no mercado.
Pensando nisso, separamos 10 franquias de diferentes setores para você começar 2020 diferente, ser um empreendedor e representar uma marca com uma ótima reputação e credibilidade.
Nação Verde
Primeira Rede de franquias com 3 linhas de produtos próprios e multicanal do Brasil. Com produtos 100% naturais como: suplementos, alimentos a granel, maquiagem orgânica e cosméticos, a Nação Verde conta com 30 lojas ativas espalhadas por todo território nacional. A rede possui três linhas próprias: Almazen, de alimentos; Vymana, de cosméticos sem parabenos (produtos químicos); e Biomais, de suplementos com mais de 300 produtos.
A Nação Verde possui cinco modelos de franquias
MICROFRANQUIAS (modelo revenda, com vendedores externos)
Investimento inicial (incluindo taxa de franquia): de R﹩ 30.000,00 até R﹩ 40 mil
Taxa de franquia: R﹩ 10 mil
Custo de instalação: R﹩ 10 mil
Estoque: R﹩ 10 mil
Custo de implantação: R﹩ 500,00 o m²
Capital de giro: R﹩ 10 mil
Royalties:R﹩ 100,00
Taxa de publicidade: R﹩ 100,00
Faturamento médio mensal: R﹩ 15 mil
Lucro médio mensal: 20% sobre o faturamento
Prazo de retorno: 18 meses
LIGHT (Empório + Café)
Investimento inicial total (incluindo taxa de franquia): R﹩ 113.500,00
Taxa de franquia: R﹩ 60 mil (incluso arquitetura, mobiliário e luminoso)
Materiais e equipamentos: R﹩ 7.900,00
Estoque inicial: R﹩ 35 mil
Sistema e informática: R﹩ 7.100,00
Comunicação visual: R﹩ 2.500,00
Legalização: R﹩ 1
Custo de implantação: R﹩ 500,00 o m²
Capital de giro: 20% do valor investido
Royalties: R﹩ 500,00
Taxa de publicidade: R﹩ 500,00
Faturamento médio mensal: R﹩ 35 mil a R﹩ 45 mil
Lucro médio mensal: 18% sobre o faturamento
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
COMPACTA (Empório + cafeteria)
Investimento inicial total (incluindo taxa de franquia): R﹩ 207.500,00
Taxa de franquia: R﹩ 90 mil (incluso arquitetura, mobiliário e luminoso)
Estoque inicial: R﹩ 75 mil
Materiais e equipamentos: R﹩ 22 mil
Sistema e informática: R﹩ 16 mil
Comunicação visual: R﹩ 3.500,00
Legalização: R﹩ 1 mil
Custo de implantação: R﹩ 500,00 o m²
Capital de giro: 20% do valor investido
Royalties: modelo Royalties regressivo (de R﹩ 1.500,00 a zero)
Taxa de publicidade: R﹩ 900,00 a zero
Faturamento médio mensal: R﹩ 55 mil
Lucro médio mensal: 18% sobre o faturamento
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
COMPLETA (Empório + cafeteria + lanchonete)
Investimento inicial total (incluindo taxa de franquia): 231.500,00
Taxa de franquia: 90.000 (incluso arquitetura, mobiliário e luminoso)
Estoque inicial: 75 mil
Materiais e equipamentos: 44.500
Sistema e informática: 16 mil
Comunicação visual: 5.000
Legalização: 1.000
Custo de implantação: 500 reais o m²
Capital de giro: 20% do valor investido
Royalties: modelo Royalties regressivo (de R﹩ 1.500,00 a zero)
Taxa de publicidade: R﹩ 900 a zero
Faturamento médio mensal: 65 mil
Lucro médio mensal: 18% sobre o faturamento
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
SUPER LOJA (Empório + cafeteria + restaurante)
Investimento inicial total (incluindo taxa de franquia): 349.700,00
Taxa de franquia: 90.000 (incluso arquitetura, mobiliário e luminoso)
Estoque inicial: 75.000
Materiais e equipamentos: 44.500
Sistema e informática: 16.000
Comunicação visual: 5.000
Legalização: 1.000
Custo de implantação: 500 reais o m²
Capital de giro: 20% do valor investido
Royalties: modelo Royalties regressivo (de R﹩ 1.500,00 a zero)
Taxa de publicidade: R﹩ 900 a zero
Faturamento médio mensal: 120.000,00
Lucro médio mensal: 18% sobre o faturamento
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Mr Jeff
É uma startup espanhola criada em 2015 e que atualmente oferece serviços de lavanderia e limpeza delicada em domicílio, além de tratamentos de beleza na Espanha e na América Latina, que podem ser solicitados através de seu site e aplicativo. Investimento inicial a partir de R﹩ 98 mil (com taxa de franquia incluída).
Raio-X da franquia
Investimento total (incluindo a taxa de franquia): a partir de R﹩ 98.000,00
Taxa de franquia: R﹩ 30.940
Capital de giro: R﹩ 11.700,00
Royalties (taxa fixa) R﹩1200,00 após o segundo ano (durante o primeiro ano não há taxa de royalties)
Faturamento médio mensal: R﹩30.149
Lucro líquido: R﹩14.980,00 no final do primeiro ano
Prazo de retorno de investimento: 12 meses
Tico’s Burger
A Tico’s é uma rede de hamburgueria artesanal com lojas em diferentes regiões do estado de São Paulo. Nascida em Birigui, no noroeste paulista, a marca tem como principal diferencial a produção de 80% dos produtos servidos em cada unidade realizada diretamente na cozinha industrial da rede, desde os hambúrgueres até os molhos, com o objetivo de evitar a perda da produtividade e a burocracia no contato com fornecedor. Investimento a partir de ﹩ 250 mil.
Raio-X da franquia
Investimento inicial: a partir de R﹩250.000,00
Prazo de retorno: de 18 a 30 meses
Faturmento médio mensal: R﹩150.000,00
Taxa de lucratividade média: 15%
Pinta Mundi Tintas
A Pinta Mundi Tintas é fruto da expansão da rede FK Tintas no mercado desde 1991. Em 2016, optou por expandir a marca através do sistema de franchising com o objetivo de profissionalizar o setor e torná-lo mais acessível. Investimento inicial partir de R﹩ 180 mil.
Raio-X da franquia
Investimento inicial: a partir de R﹩ 99 mil
Royalties: 5% sobre as compras
Taxa de propaganda: 1% sobre as compras
Faturamento médio mensal: R﹩ 50 mil para lojas em cidade de 30 mil habitantes
Lucro médio mensal: 10% por mês para lojas em cidade de 30 mil habitantes
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
A Fórmula
A fórmula é a maior rede de farmácia de manipulação do Brasil. Com quase 90 unidades pelo Brasil e mais de 30 anos de atuação no mercado, A Fórmula tem como modelo de negócio o sistema de franquias, possuindo modernos laboratórios e mais de 4 mil substâncias disponíveis para prescrição, além de uma linha de produtos de marca própria.
Raio-X da franquia
Investimento inicial total: de R﹩ 400 mil a R﹩ 500 mil
Taxa de franquia: R﹩ 50 mil
Custo de implantação: a partir de R﹩ 300 mil
Capital de giro: de R﹩ 50 mil a R﹩ 70 mil
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 1% sobre o faturamento
Faturamento médio mensal: de R﹩ 110 mil a R﹩ 150 mil
Lucro médio mensal: média de 15% a 25%
Prazo de retorno: a partir de 24 meses
Crazy Cereal
A Crazy Cereal é a primeira e única rede de franquias que transforma comida em diversão. Dando liberdade de escolher o que
comer e como comer, criando experiências inéditas para que já está cansado do comum. Porque queremos sempre entregar novidade para um público que está entediado de “mais do mesmo”! A rede de franquia oferece uma experiência única para seus clientes, desde a criação de nosso Leite Divertido até os saborosíssimos cremes especiais como creme de paçoca, de avelã, de tapioca com coco, açaí tradicional e zero, iogurte natural e leite condensado tudo isso em consistência frozen. Além de possibilitar mais de 1000 combinações para que realmente cada experiência seja único.
Raio-X da franquia
Investimento inicial: a partir de R﹩ 79 mil
Royalties: 6% sobre as compras
Faturamento médio mensal: R﹩ 25 mil
Prazo de retorno: 17 meses
D’pil
A D’pil é a maior rede de franquia de estética, com 10 anos de atuação no mercado brasileiro e todas as certificações necessárias e importantes para a qualidade do negócio. Marca pioneira, responsável por trazer para o Brasil o tratamento de fotodepilação (depilação por luz pulsada), conta atualmente com diversos outros tratamentos como: massagens, tratamentos faciais, redução de medidas, sobrancelhas etc. No modelo de franquias, a rede possui um plano com entrega de rápido retorno sobre o investimento, baixo custo operacional, fácil administração, treinamento e suporte.
Raio-X da franquia
Investimento inicial: a partir de R﹩ 98.500,00
Valor de entrada: R﹩ 34.475,00
Equipamento: R﹩ 29 mil
Saldo de franquia: R﹩ 35.025,00
Capital de giro: Aproximadamente R﹩ 17 mil (não incluso no investimento inicial, podendo variar de acordo com a praça escolhida)
Royalties: R﹩ 1.510,00
Fundo de propaganda: R﹩ 373,00
Faturamento médio mensal: R﹩ 30 mil (podendo variar de acordo com a praça escolhida)
Lucro médio mensal: R﹩ 13.500,00 (podendo variar de acordo com a praça escolhida)
Prazo de retorno: 21 meses (podendo variar de acordo com a praça escolhida)
Vitória SPA
A Rede VITÓRIA SPA se iniciou a mais de 13 anos em Ri
o Preto. No início era Casa de Repouso Vitória, e ao longo dos anos, aprendemos muito, e sempre buscamos melhorar, aprimorar e proporcionar uma qualidade de vida excepcional aos nossos pacientes. Pensando nisso, efetuamos muitas melhorias de infraestrutura e hoje a Casa de repouso Vitória, transformou-se em Rede Vitória Spa.
Raio-X da franquia
Um spa de 17 hóspedes
Investimento médio R﹩ 270 mil
Faturamento bruto R﹩ 76.500 mil
Faturamento líquido R﹩ 23 mil
Spa de 30 hóspedes
Investimento R﹩ 450 mil
Faturamento bruto R﹩ 135 mil
Faturamento líquido R﹩ 55 mil