Franquias focam no interior para fugir da crise

Mesmo em momento de desaceleração econômica, o setor de franchising continua crescendo. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) o setor registrou um crescimento de 11,2% no primeiro semestre de 2015, e o interior tem sido o foco de algumas franquias, que crescem cada vez mais por lá.

A GOU Franquias abriu 10 unidades este ano no interior de São Paulo. A rede, que atua no segmento odontológico, chegou ao mês de outubro com 68 clínicas em funcionamento e com 123 unidades, considerando os contratos já fechados. Em 2014, fechou com um faturamento de R$ 32 milhões a previsão é atingir R$ 50 milhões em 2015. No primeiro semestre o segmento de saúde cresceu 24%.

“Muitas pessoas querem ter o negócio próprio e escolhem uma franquia para investir por já apresentar um modelo pronto e que deu certo, por isso observamos esse crescimento no interior. Geralmente é um dinheiro de uma vida toda que será investido e franquias dão confiança para o investidor” afirma Milena Lindor, diretora de Planejamento e Operações daFranquear Estratégia e Gestão de Negócios, consultoria especializada na formatação, expansão e gestão de franquias.

Segmento limpeza e conservação também tem encontrado espaço. Das 9 unidades inauguradas este ano pela Clear Clean, rede de microfranquias de limpeza residencial e comercial, 4 foram no interior de São Paulo – Campinas, São José do Rio Preto, Barueri e São José dos Campos.  A rede possui hoje 18 unidades em funcionamento. Em 2014 o faturamento foi de R$ 1,3 milhão e estima faturar R$ 4 milhões em 2015.

Redes de franquias de sorvetes e calçados também têm alcançado o interior. A rede Sr. Sorvete, abriu recentemente uma unidade em Bauru, SP, e em breve chegará em Rio Branco (AC) e Araraquara. Já a rede Jaqueline Costa, rede de calçados femininos, que chegou este ano o mercado de franquias, abriu este mês nova unidade em São José do Rio Preto, chegando ao total de quatro lojas. Os segmentos de Calçados e Alimentação cresceram 9% no segundo trimestre de 2015.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn