As medidas de isolamento induzidas pelo coronavírus levaram a uma explosão na demanda por restaurantes que atuem exclusivamente para entrega com alimentos de qualidade e um bom serviço prestado. Os Dark Restaurants ou Dark Kitchens são empresas de alimentação que apostam em delivery, sem atendimento presencial ao consumidor.
Essa modalidade está ganhando espaço cada vez mais entre os consumidores, uma vez que o modelo de negócio em delivery movimenta quase R$ 1 bilhão de reais mensal no país, segundo dados da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
No mercado de franquias a modalidade ainda está ganhando espaço. A capixaba N1 Chicken é uma das empresas que já nasceu com esse conceito. Fundada em 2017 por cinco jovens empreendedores, marca brasileira, mesmo com nomeação em inglês, a rede se apoia em três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade.
O ingresso da marca no franchising se deu após seus fundadores testarem o modelo de negócio – que foi desenvolvido com foco no delivery. Mas como todo começo possui problemas, eles só tinham verba apenas para três meses de aluguel e precisavam de auxílio para expansão, foi quando Rafael resolveu convidar um amigo de longa data para o desafio.
Luiz Henrique Castro, 27 anos, trabalhava como técnico de informática e Uber quando recebeu o convite de Rafael. “Em um sábado, o Rafa me ligou convidando para conhecer um projeto dele, mas não quis me contar os detalhes, cheguei a achar que era pirâmide. No domingo mesmo fizemos uma reunião e eu fiquei encantado com o N1 Chicken”.
O ex-técnico de informática conta que passou três meses trabalhando em dias alternados sem receber salário, o combinado entre eles era de “só ganharia se vendesse”. “Eles me prometeram que seriamos a maior rede de franquia de frango frito do Brasil”, comenta.
O primeiro salário só veio em setembro de 2018 e neste mesmo ano, a rede comercializou 22 unidades, 16 delas foram vendidas por Luiz. “Vender franquias foi uma dificuldade muito grande no início pois nunca tinha vendido algo na vida. Criamos um método de trabalho muito eficiente”, afirma.
Luiz conta que desde quando conheceu o projeto da marca ficou encantado com o mesmo, ele sabia que hora ou outra ia conseguir adquirir sua unidade. O local escolhido foi Goiânia. “Tenho um carinho muito grande por Goiânia e é uma cidade que tem um potencial muito grande para o N1 Chicken”, comenta.
A inauguração aconteceu em janeiro de 2020 e já conta com 2.100 boxes vendidos mensalmente, cerca de 70 pedidos por dia e um faturamento de R$ 80 mil ao mês. A expectativa do empreendedor para esse ano é grande, “vamos trabalhar junto com a franqueadora para expandir a marca e entregar aos clientes a experiência de pedir um N1 Chicken”, finaliza.