Gigatron Franchising foca em interiorização para expansão dos negócios

As cidades do interior vêm ganhando cada vez mais força quando o assunto é expansão de marcas no franchising. O custo de vida baixo, atrelado a ambientes mais seguros que os grandes centros têm influenciado os empresários a expandirem seus negócios fora do eixo Rio-São Paulo.

Recente estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontou que o estado de São Paulo é a região com o melhor índice de interiorização de franquias. Entre as cidades do interior com maior número de operações está Campinas, com 1.641 unidades; Ribeirão Preto, 778; São José dos Campos, com 719 e São José do Rio Preto, com 678 unidades. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2019.

Plano habitacional

É com foco em cidades pequenas que a Gigatron Franchising, franquia especializada em desenvolvimento de software, desenvolveu um plano de expansão denominado “Plano habitacional” para deixar as cidades de até 100 mil habitantes mais competitivas, em função do baixo volume de possíveis clientes.

Nesse plano, as unidades possuem um custo fixo administrativo e licenças ilimitadas dos softwares GigaERP e GigaChef para os clientes na mesma cidade de atuação da franquia. Sendo assim, no valor que ele vender o produto para o cliente final, não há repasse para a franqueadora, gerando maior faturamento ao franqueado.

Com esse plano, a franqueadora tem uma expectativa grande de crescimento em cidades pequenas, de até 100 mil habitantes, e acredita que dentre as próximas inaugurações de unidades, 65% delas deverão estar no interior.

As taxas de licença teriam os seguintes valores de acordo com a população:

Até 25 mil habitantes: taxa fixa de 1 salário mínimo

De 25 até 50 mil habitantes: 1° e 2° mês um salário mínimo / 3° mês em diante dois salários mínimos fixo

50 até 100 mil habitantes: 1° e 2° mês um salário mínimo/ 3° e 4° mês de dois salários mínimos / 5° e 6° mês: três salários mínimos/ 7° mês em diante: quatro salários mínimos fixo.

Home Office

Nessa expansão de interiorização, a Gigatron que oferece dois modelos de negócios, acredita que o home office se enquadra melhor no Plano habitacional, pois o franqueado tem total autonomia de visitar seu cliente proporcionando um suporte presencial rápido e eficaz.

A modalidade home office exige investimento de R$10.500, já incluindo taxa de franquia e capital de giro. O lucro líquido é de R$3.500; taxa de retorno de um a 12 meses; não cobra taxa de royalties e ainda possibilita ao franqueado atuar de acordo com seus próprios horários.

E os trabalhos funcionam assim: basicamente o candidato à franquia é credenciado e homologado com todos os softwares da rede, em seguida ele vai até o possível cliente, identifica a necessidade e na sequência faz a implantação da solução em software solicitada.

O diretor executivo pontua que após um estudo criterioso sobre expansão, as principais cidades do estado de São Paulo que estão no plano é Assis, Avaré, Bebedouro, Cajamar, Caçapava, Fernandópolis, Ibitinga, Lins, entre outras. A ideia é começar por Andradina, por estar próximo a matriz, localizada em Birigui, também no interior do estado.

“Essas cidades contam com um mercado aquecido de novas empresas do varejo sendo abertas e empresas mais consolidadas buscando soluções em gestão”, conclui Salomão.

Gigatron Franchising

Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP – impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui cerca de 60 unidades distribuídas pelo Brasil.

*Marcelo Salomão é diretor executivo da Gigatron, conta que levou em consideração o número grande de empresas abrindo e se mantendo em municípios pequenos. “Principalmente no momento econômico atual do país, onde as pessoas estão se encorajando a abrir novos negócios. O objetivo principal é deixar nosso franqueado mais competitivo no mercado de software e levar condições especiais para o cliente final através do modelo habitacional”, explica.

 

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