Para atender ao investidor com menor poder de investimento, as redes de franquias estão se adaptando. No mercado de franchising desde 2007, a franquia Mardelle, especializada na comercialização de artigos de moda íntima, acaba de lançar um novo modelo de negócio: o home office.
A proposta da empresa é levar até o consumidor as peças de moda íntima. Para isso, o franqueado transportará essas peças em uma mala, que pode ser colocada em um carro ou moto, e facilitar o seu deslocamento.
“Criamos esse novo formato de negócio por já termos bastante experiência com o modelo home office nos outros negócios que fazem parte da holding Encontre Sua Franquia. Acreditamos que essa venda direta ao consumidor, de porta em porta, é uma grande oportunidade para quem busca por horários alternativos de trabalho”, afirma Henrique Mol, diretor de expansão da franquia Mardelle, que revela ainda que o negócio é ideal para o público que não tem tempo para ir até as lojas físicas.
Franquia barata
Para abrir uma unidade home office, a Mardelle solicita investimento inicial de R$25 mil, sendo R$10 mil de taxa de franquia, mais R$2 mil de capital de giro e R$13 mil para instalação do negócio (incluso o estoque inicial, kit com mala de apoio para vendas, uniforme e material de divulgação). O faturamento (bruto) médio mensal está previsto em R$20 mil, com lucro líquido na ordem de 15% a 20% do faturamento. O franqueado poderá ter o retorno do capital investido entre 18 a 24 meses.
“O interessante desse modelo é a comodidade para o cliente, já que o franqueado vai até ele apresentar as peças de lingerie. Bem como atender um raio maior dentro da sua cidade”, diz Mol.
Estoque inicial da franquia home office Mardelle
O empresário salienta que uma das vantagens de ser franqueado Mardelle está na definição do estoque inicial. Com a experiência da empresa, é estipulado um mix de produtos definidos, bem como a variedade e quantidade do que será comercializado, e consequentemente o valor do estoque inicial.
“Não há imposição na quantidade de itens em estoque, mas sim de um mix de produtos. Cada franqueado formula seu estoque para o período, de acordo com o seu mercado consumidor, bem como o período do ano”, afirma Mol.
O mix de produtos Mardelle compreende:
Linha básica feminina: com calcinhas e sutiãs de modelos, tamanhos e cores variadas, seguindo as tendências da moda íntima atual
Linha noite: baby doll, camisolas e pijamas (masculinos, femininos e infantis)
Linha básica masculina: cuecas e sungas
Linha infantil: calcinhas e duas peças (feminina infantil)
Linha maternidade: camisolas, bodys e calcinhas para o maior conforto das gestantes e mães em período de amamentação.
Academia online
A franquia Mardelle oferece suporte operacional inicial, bem como treinamentos e assessoria contínua para que o franqueado possa desenvolver sua unidade.
Para o franqueado que optar pelo modelo home office, o treinamento presencial é opcional. Porém, ele poderá acompanhar uma academia de estudos de forma on-line, com conteúdos relacionados a vendas, marketing e operacional. Além de não haver custos adicionais, ele poderá fazer a capacitação sempre que achar necessário, em qualquer horário do dia.
Modelo de negócio
Mol conta que os formatos de franquias, de forma em geral, estão adaptando seus negócios para menores investimentos, buscando adequar a realidade atual do mercado, que é a busca da captação de investidores, mas que possuem pouco capital para abrir o seu negócio próprio.
A franquia Mardelle projeta abrir 50 unidades ainda este ano e faturar R$18 milhões. A expectativa é de que 30% da abertura dessas novas operações seja especificamente para o formato home office.
A marca conta ainda com mais dois modelos de negócios que podem ser instalados em cidades acima de 50 mil habitantes, divididos em loja de rua com investimento de R$135 mil, e loja de shopping, com investimento de R$165 mil.
Sobre a Mardelle
A Mardelle é uma rede de franquias que nasceu em 1995 em Betim, Minas Gerais, e entrou para o franchising em 2007 comercializando moda íntima. A história da marca teve início em 1995, quando uma das sócias começou a vender lingerie para suas colegas de faculdade. A rede vem apresentando um crescimento contínuo, baseado principalmente na qualidade dos produtos, do atendimento aos clientes e administração eficiente, com preço justo, focado em seu mercado de atuação. O público consumidor é formado por pessoas de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, com foco especial nas classes sociais B e C. A rede possui três modelos de negócio: home office, loja de rua e de shopping com investimentos a partir de R$25 mil. A rede possui 22 unidades e pretende fechar 2020 com 50 lojas em funcionamento.