Com lançamentos no setor, conheça microfranquias que estarão presentes na 29ª edição da ABF Franchising Expo, na maior feira de franquias do mundo
Nos últimos anos, presenciamos um crescimento expressivo do empreendedorismo no Brasil, somando, hoje, mais de 20 milhões de empreendedores. Abrir o próprio negócio se tornou uma solução para muitos brasileiros driblarem a crise econômica. Nesse sentido, as microfranquias despontam como oportunidade para todos os gostos e objetivos a custos que se encaixam a diferentes realidades. Além disso, é um segmento em alta com um formato mais acessível.
O investimento inicial necessário para aquisição de uma microfranquia pode variar, conforme o modelo de negócio. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o alcance das operações nos formatos mais enxutos, de menor investimento, está em franco crescimento. Em 2020, franquias home based representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas, no ano seguinte, eram 10,3% e, em 2022, subiram para 14,8%.
— O mercado de franquias é, sem dúvida, o que movimenta sempre os melhores índices de crescimento. As microfranquias, por terem um investimento mais baixo, de no máximo R$ 105 mil, estão ganhando bastante força, principalmente para os empreendedores de primeira viagem — afirma Sylvio Korytowski, sócio da Kick Off Consultores e membro do Conselho Fiscal e do Comitê Gestor de Internacionalização da ABF.
Com o mercado aquecido, após dois anos suspensos, a ABF Franchising Expo 2022 retoma com sua 29.ª edição que acontece entre os dias 22 e 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A maior feira de franquias do mundo voltará com o Boulevard de Microfranquias, com as mais variadas opções de investimento do modelo. Conheça algumas das opções que estarão presentes na feira, com investimento inicial a partir de R$ 28 mil. Confira:
Guia-se – Maior rede de agências digitais do Brasil, a Guia-se completa este ano 25 anos de mercado, no Franchising desde 2010, conquistou nove vezes o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Promovendo e modernizando o empreendedorismo em todo país, oferece soluções e oportunidades de negócios para Internet, tais como consultorias de marketing digital, que engloba a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO, links patrocinados e remarketing, mídias sociais, hospedagens em sites, e-mail marketing, inbound marketing e outros serviços relacionados. Com mais de 160 unidades espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, Canadá, Bolívia, França e Portugal, a rede faturou mais de R$ 15 milhões em 2021. A Guia-se investe constantemente em tecnologia e novidades para sua rede. O CEO José Rubens Oliva iniciou o ano de 2022 com mentorias sobre os temas NFT e Metaverso. O objetivo é introduzir essa novidade para a rede e capacitar seus franqueados a prestar serviços aos seus clientes sobre essas temáticas. O investimento inicial da marca é de R$ 28,9 mil.
Cuidare – Criada em 2016, em Natal (RN), pela enfermeira Izabelly Miranda e seu marido, o advogado Etevaldo Miranda Jr., a Cuidare surgiu a partir do sonho de Izabelly, quando percebeu, ainda cursando a faculdade, uma carência de serviços de cuidadores qualificados que atendessem de forma humanizada, garantindo a segurança física e emocional do paciente. A empresa cresceu rapidamente e, após dois anos liderando o mercado local, o casal decidiu formatar o seu negócio para o modelo de franquia. Durante sua estreia no evento, a Cuidare apresentará o mercado da “Economia Prateada”, mostrando a necessidade crescente do cuidado humanizado e qualificado com os idosos. A marca encontra-se presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo são 02 unidades próprias e 74 unidades franqueadas em operação. A marca conta com a tecnologia na prestação dos serviços. Um software chamado Portal Cuidare organiza com eficiência a gestão da unidade, aumenta o engajamento dos cuidadores e facilita a prestação de contas ao cliente, além de registrar informações importantes sobre a evolução de cada assistido. O investimento inicial varia entre R$ 35 mil à R$ 50 mil, a depender do tamanho da cidade. A rede faturou cerca de R$ 35 milhões no ano passado, e pretende faturar em 2022 o equivalente a R$ 40 milhões.
Yogoberry – Criada no Rio de Janeiro em 2007, a Yogoberry ingressou no franchising após um ano de funcionamento, dando início ao seu processo de expansão. Atualmente, a rede de franquias de iogurtes congelados possui 23 lojas em operação, sendo seis próprias e 17 franqueadas. A marca participará da 29.ª edição da ABF franchising EXPO 2022 trazendo uma novidade: a rede lançará o seu modelo de microfranquias. O modelo funcionará com um investimento inicial de R$ 105 mil, em um formato de carrinho, para ser facilmente instalado sem a necessidade de obras. A franqueadora oferece seu modelo de negócio com todo o know-how desde a sua implantação, com treinamentos, suporte técnico, operacional e de conhecimento administrativo. Após a feira, o novo modelo de franquia da Yogoberry será comercializado normalmente, igual aos demais já existentes, como os quiosques e as lojas. Com o lançamento da sua microfranquia, a expectativa é dobrar a presença da rede até 2023.
Raio-X:
Investimento inicial: R$ 105 mil
Taxa de Franquia: R$ 5.000,00
Royalties: 6%
Taxa de publicidade: 1%
Faturamento médio mensal: R$ 40.000,00
Capital de giro: R$ 20.000,00
Lucro médio mensal: R$ 4.000,00
Prazo de retorno: 1 ano e meio