Nos últimos anos, a estratégia de interiorização das redes de franchising vem ganhado força no setor. Isso ocorreu devido ao grande potencial demonstrado por cidades pequenas, ideal para empreendedores que desejam ingressar num mercado não tão disputado quanto o das metrópoles, por exemplo.
Com o desenvolvimento dessas cidades menores, o franchising se reinventou e se consolidou nessas regiões, onde é possível alcançar um crescimento acima da média nacional. “A cada ano, com o cenário econômico positivo, investir em novas cidades se torna uma estratégia muito favorável para o setor. Constatamos isso com o aumento das franquias no interior, uma tendência que deu muito certo e acreditamos que veio para ficar”, afirma Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas.
Para entender melhor porque investir no mercado de franquias em cidades interioranas, a empresária elenca alguns pontos-chave. Confira abaixo:
• Baixo investimento: Uma das vantagens de investir em uma franquia em cidade do interior é que muitas redes oferecem modelos de negócios mais compactos, adaptados ao perfil da região, o que garante um investimento mais baixo se comparado com unidades instaladas em metrópoles, por exemplo. Outra possibilidade é o baixo custo de locação e manutenção das unidades.
• Estudo de Mercado Simplificado: Outro benefício de abrir uma unidade em regiões menores é que o empreendedor terá um contato mais próximo com os consumidores locais, o que facilita a aproximação e a fidelização da cartela de clientes.
• Fácil Gestão: Os modelos mais enxutos em cidades interioranas tendem a ser simples por se adequar a região. Além disso, a concorrência é menor. Assim, pode ser mais fácil atrair e mapear clientes.
• Baixo Custo Operacional: Na maioria dos casos, as franquias que possuem operações em cidades pequenas têm um custo operacional mais baixo comparado às capitais, pois as taxas são mais acessíveis e os custos fixos como aluguel, salários e até insumos são mais baratos.