Dono da rede da ‘pizza mais rápida do mundo’, Rafael Soares se reinventou e fundou em 2014 a Oven Pizza. Ele entrou no competitivo mercado das redondas e tem anualmente conseguido resultados positivos. Para este ano, o planejamento é chegar em 40 lojas, sendo que em 2017, a rede inaugurou 14, um aumento de 200%. Atualmente são 23 lojas em funcionamento distribuídas em cinco estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Para o primeiro semestre estão certas novas unidade no Mato Grosso e Goiás.
Mesmo com a entrada e ampliação das redes de pizzas estrangeiras, a Oven Pizza projeta faturar R$ 25 milhões em 2018. Soares acredita que o diferencial de sua marca é personalização do produto e o fato dela ficar pronta em menos de 2 minutos, algo bem atrativo para o público e novos franqueados.
Mas quem vê Rafael hoje e todo o pioneirismo de permitir que o cliente tenha a possibilidade de montar a sua própria pizza não imagina sua história como empreendedor. Formado nos Estados Unidos e com experiência em outras áreas, Soares acredita que é possível se destacar no mercado nacional graças a aprendizado que tirou profissionalmente com o fechamento da rede de franquias Yoguland, que chegou a ter unidades na Colômbia e no Paraguai. Para ele, o sucesso em 2009 aconteceu porque o segmento de frozen yogurt no país ainda era muito recente. Após o sucesso do empreendimento, houve uma saturação do mercado e em 2012 devido ao baixo nível de investimento para novos produtos, a demanda caiu e uma decisão importante precisou ser tomada.
O empresário acredita que todo bom empreendedor tem a necessidade de se reinventar e criar um negócio novo, um método de trabalho diferenciado a partir de um produto que estivesse no gosto popular e pudesse ser consumido em qualquer época do ano. Assim surgiu a Oven Pizza. Com a ideia de proporcionar experiências gastronômicas a partir de pizzas, calzones e até saladas customizadas, trazendo uma alimentação saudável e rápida. A rede de pizzaria é a primeira do mercado a permitir que o cliente tenha a possibilidade de montar a sua própria pizza escolhendo os ingredientes e a massa que agrada.
“O segmento alimentício me chamou a atenção pela oportunidade de mercado. E depois que você adquire um certo know-how, as novas aventuras comerciais tendem a ser no mesmo setor”, ressalta Soares.
Além de um projeto de loja moderna e premiada, a Oven Pizza vem se destacando com números significativos para o setor. No ano de 2015, com apenas 1 ano no mercado, a rede faturou R$ 4 milhões. Os números foram ficando ainda mais positivos ao decorrer dos anos em 2016, quando a rede faturou R$ 8,3 milhões. Em 2017, o faturamento alcançou R$ 16 milhões.
A Oven Pizza recebeu o prêmio POPAI Brasil, em 2014, que aponta os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial e visual merchandising.