Para ficar mais próximo da família, químico investe em franquia e hoje fatura R$18 mil por mês

Diante do dilema em priorizar a sua família ou o trabalho, o carioca Luiz Carlos de Oliveira escolheu a família: “Eles são e sempre vão ser a minha prioridade”. O empreendedor de 34 anos decidiu partir para o desafio do negócio próprio quando se deu conta que passava semanas fora de casa: “Trabalhava em uma grande empresa e ficava muito tempo embarcado longe da minha esposa e filhos”.

Junto com um amigo e colega de trabalho, Luiz começou a pesquisar o mundo do franchising em 2014. Técnico em química, foi naturalmente levado a conhecer a Tratabem – única franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica e venda de produtos para todos os tipos de piscinas. A dupla iniciou o negócio no mesmo ano, em sociedade, com uma operação home-office. Em plena crise econômica, os sócios tiveram um ano de êxito e decidiram, em comum acordo, dividir o empreendimento em 2015: “Tínhamos algumas divergências de gestão e a separação surgiu com naturalidade. Sozinho, fiquei mais um ano com o home-office e, em 2017, surgiu a oportunidade de abrir a loja Tratabem”.

Apesar da fragilidade econômica do estado do Rio de Janeiro, a trajetória do Luiz mostra que há espaço para o franchising e para o segmento de Serviços no Estado: “Desde 2014, sempre tivemos em rota de crescimento. Aumentamos a carteira de clientes e o faturamento ano após ano. Hoje, tenho em torno de 60 clientes fixos, fora os esporádicos”, comemora.

Luiz Carlos atribui o sucesso há alguns pontos, como a maturidade e a constante vontade de crescer e contribuir com o trabalho, seja qual for: “Nos meus empregos anteriores, o estímulo é o que me mantinha atrelado à empresa. Quando sentia que não tinha mais pra onde ir ou crescer, procurava um novo desafio”. Luiz casou jovem, com 18 anos, e hoje é pai de três crianças. A maturidade trouxe também a aspiração ao empreendimento: “Percebi que tinha vocação para liderança e foi daí que surgiu o pensamento de ter o negócio próprio”.

Com dois funcionários, Luiz não abre mão de viver o dia a dia do negócio: “Um deles fica na loja, fazendo o atendimento. O outro faz o trabalho junto comigo. Minha esposa também ajuda, na parte administrativa”. Faturando R$18 mil ao mês, o empreendedor tem planos ambiciosos para o futuro: “Quero crescer na rede, como lojista e quem sabe como máster franqueado. A meta é sempre evoluir”, conclui.

Sobre a iGUi

A iGUi é a maior fabricante de piscinas em P.R.F.V. (poliéster reforçado com fibra de vidro) do mundo e está presente com indústrias e franquias em mais de 40 países. A rede iniciou suas atividades na cidade de Gravataí (região metropolitana de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, em junho de 1995. Em 2000, estabeleceu seu primeiro polo industrial fora da região Sul, em Cedral, no interior de São Paulo.

Em 2008, transferiu oficialmente sua sede para a cidade. Atualmente, com mais de 20 anos de mercado e muita inovação, é líder mundial no segmento de piscinas em P.R.F.V., contando com mais de 800 unidades entre lojas de piscina e franquias TRATABEM no Brasil e exterior, nos cinco continentes. Com mais de 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México e Portugal, disputa os maiores e mais desenvolvidos mercados mundiais como os da Europa, Estados Unidos e Austrália.

A rede é Top Of Mind do segmento segundo o Datafolha, com mais de 1 milhão de acessos via web, e detém 89% das buscas de piscinas na internet, segundo o Google Brasil. Em muitas regiões, a iGUi é a única marca de piscinas conhecida. Tudo isso provado pela simples pergunta: “Qual marca de piscinas você conhece?”.

Sobre a Tratabem

A Tratabem foi criada em 2012 com o objetivo de formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, através de cursos específicos realizados na própria iGUi e com todo suporte da marca. A franquia possui o formato Loja Tratabem e realiza os seguintes serviços com excelência: manutenção, assistência técnica e tratamento de água de todos os tipos de piscinas, aspiração, limpeza de borda; identifica e relata defeitos na piscina e equipamentos, assim como sugere a solução e venda de produtos químicos, acessórios e piscinas.

Facebook
Twitter
LinkedIn