Pela primeira vez no país, mulheres superam homens no comando das redes

A Associação Brasileira de Franchising aponta o domínio das mulheres nas redes de franquias, com maior predominância no segmento de saúde e bem estar

 

Este ano de 2025 é um marco histórico para o empreendedorismo feminino no país. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), as mulheres superaram os homens e se tornaram maioria dentro do franchising brasileiro, com 57% de participação. É a primeira vez que isso acontece no país. Em relação a liderança delas também houve um aumento, chegando à marca de 30% no ano passado.

Os dados condizem com o sucesso do empreendedorismo feminino no país, que tem crescido não somente no segmento, mas em todo o mercado nacional. Entre os principais setores de atuação estão o de saúde, beleza e bem-estar – que também figuram entre as áreas de maior faturamento do franchising brasileiro.

Um dos cases de sucesso na área de beleza é o Stylebar – rede de salões de beleza pioneira no conceito de easy beauty no país. Criada pelas amigas Gisela Prochaska e Deborah Paulino a marca vêm transformando o mercado de beleza oferecendo comodidade e praticidade, e tem em suas clientes muitas destas empreendedoras.

“Como mulher e empreendedora sabemos que muitas vezes a aparência é um ponto importante em uma negociação. E conforme conquistamos essa fatia cada vez maior do mercado, o tempo para cuidar de nós mesmas diminui, o que faz surgir a necessidade de espaços onde possamos acelerar esse processo. Este foi um dos valores para a criação da rede”, explica Gisela.

Ela conta ainda que todas as dez unidades da marca são comandadas por mulheres. E a participação feminina não se restringe as franquias – sua filha, Luiza Justus, e as filhas de Deborah, Bianca e Carolina Paulino também desempenham papéis cruciais no dia a dia da empresa, auxiliando no marketing, formação de profissionais e até na arquitetura dos salões.

Outra marca que desempenha um papel semelhante é a Cuidare Brasil – uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país. Liderada pela enfermeira Izabelly Miranda, e seu marido Etevaldo Miranda, o negócio viu o número de franqueadas crescer exponencialmente ano passado. Das 70 unidades, 53 têm, ao menos, uma mulher no quadro societário.

Ela comenta que este processo tem sido uma tendência nos últimos cinco anos – “Desde a pandemia nós temos observado uma presença maior de franqueadas mulheres. Muitas acabaram perdendo o emprego e decidiram investir por conta própria, outras querem a independência de ter o seu próprio horário. É um movimento cada vez mais presente no mercado”, completa Miranda.

Mas esse movimento não é de agora. Há mais de 30 anos a médica veterinária Monique Rodrigues (foto em destaque) decidiu abandonar o emprego para abrir sua própria clinica veterinária, a Clinicão. Pouco tempo depois ela transformou o negócio na primeira franquia de serviços veterinários do país. Em 2024 a rede faturou cerca de R$4 milhões, e pretende dobrar o valor este ano.

“Muitos desafios precisam ser superados diariamente pelas mulheres. Ser mãe, esposa, companheira e empresária exige muito da pessoa, chegando a prejudicar sua saúde e seu equilíbrio mental. Acredito que este crescimento do empreendedorismo feminino, especialmente em posições de liderança, mostra uma resiliência e capacidade de adaptação única que nós temos”, afirma Rodrigues.

Durante seu início no empreendedorismo ela também contou com um apoio do Sebrae, que possuí diversos cursos de capacitação voltados para o público feminino. Através da instituição, Monique passou a desenvolver cada vez mais a sua veia empreendedora, conquistando MBA em Gestão Empresarial e Economia e construindo uma marca forte que há mais de 30 anos é referência no mercado.

Nascida em Minas Gerais, Elizangela Siqueira cresceu em um ambiente marcado pela persistência e pela vontade de vencer. Desde cedo, ela observou a trajetória de seu pai, que teve mais de 20 negócios, mas enfrentou dificuldades e não alcançou o sucesso desejado em nenhum deles.

Aos 26 anos, Elizangela deu o primeiro passo nessa jornada, investindo no mercado de gelados na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais. Em 2010 buscando ampliar as oportunidades de negócio, foi para Vitória da  Conquista, na Bahia, e montou um negócio de Frozen Yogurt, o que mostrou sua habilidade em se adaptar às tendências e demandas do mercado. Passada a modinha do momento, a operação não vingou e ela teve seu primeiro fracasso no mundo dos negócios.

Elizangela não se deixou abater e em 2017, fundou na cidade de Euclides da Cunha uma loja self service de açaí batizada de Açaí NoKilo, um negócio inovador que revolucionou o mercado de açaiterias em toda Bahia. Através de uma gestão dedicada e estratégias bem-sucedidas, expandindo através do modelo de franquias, Elizangela conseguiu crescer rapidamente o negócio por todo estado.

Hoje a marca tem 57 unidades espalhadas pelo país e fatura mais de R$80 milhões ao ano. Apesar da sua clientela variada, a marca compartilha muitos valores com as noções de empreendedorismo feminino, de acordo com sua fundadora “É sobre ser livre para tomar suas próprias decisões e construir seu próprio futuro”, finaliza.

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