Primeira franquia de marketplace do país nasce de uma brincadeira

A Namboo surgiu de um desafio entre padrasto e enteado, sendo projetada para ser uma das maiores redes do Brasil

As compras online mudaram a vida do consumidor. Com acesso fácil aos produtos e preços muito convidativos, o e-commerce brasileiro bate recordes em cima de recordes. Segundo estudo da Nielsen IQ, empresa especializada em inteligência do consumidor, o setor fechou 2023 com um faturamento de mais de R$ 250 bilhões.

Para tentar surfar essa onda, o ex-gerente comercial Fábio Luongo ( na foto a direita com o amigo Vanitelli) criou, em 2022, a Namboo, primeira franquia de marketplace do Brasil. A ideia do negócio surgiu com um desafio em família.
Luongo notou que seu enteado assistia a vídeos que ensinavam a ficar milionário sem precisar de estudo. Propôs então uma brincadeira ao garoto. Abriria um CNPJ junto com ele e tentariam vender produtos na internet em um determinado período de tempo.

Pouco depois, sem obter resultados, o menino se desinteressou. Mas, Luongo não. O desafio mexeu com os seus brios e decidiu investir pesado no comércio eletrônico. Deu tão certo que, um ano e meio depois, deixou seu cargo de gerente comercial em uma grande empresa para focar totalmente no seu empreendimento.

Para crescer mais rapidamente e com sustentabilidade, Luongo decidiu propor sociedade a seu amigo Fred Vanitelli, especialista em franquias, que foi o responsável pela formatação da empresa. Passaram a importar produtos em grande quantidade e oferecer aos franqueados por um preço muito competitivo, o que elevaria a margem de lucro.

GALPÃO E ESTOQUE

A gestão logística feita pela Namboo inclui cuidar de todo o processo de envio do produto, desde a importação até o armazenamento e formação de estoque.

O franqueado compra os produtos de forma prévia com a franqueadora, que se responsabiliza pela custódia e posterior envio das mercadorias.

Esse formato de franquia é muito atrativo, avalia Fábio Luongo, devido ao baixo custo da operação (não é preciso loja física nem funcionário), à alta margem de lucro e um prazo de retorno rápido – em torno de seis meses. “ Não à toa, algumas das 12 unidades da marca já estão faturando mais de R$150 mil por mês”, observa Luongo.

A rede Namboo fechou 2024 com 15 unidades em operação. Para este ano, o objetivo é fechar com 60 unidades em operação. “Queremos ser uma das maiores redes de franquias do país nos próximos anos”, sentencia Luongo.

RAIO – X DA MARCA

Investimento inicial: de R$48 mil a R$98 mil.
Faturamento médio mensal: R$100 mil.
Lucro médio mensal: de 10% a 15%.
Prazo de retorno: de 6 a 12 meses.
https://www.franquianamboo.com.br/

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