Com a quarentena diversas empresas tiveram que fechar seus estabelecimentos físicos, e, com isso, tiveram perdas que comprometeram a existência do negócio. Esse não é o caso da Óticas Mercadótica, rede de franquias de ótica completa – óculos de grau, de sol e lentes de contato -, que renovou o seu modelo de negócio ao investir em estratégias digitais e driblar grandes prejuízos financeiros em seu faturamento. Nascida em Vitória da Conquista, interior da Bahia, e com quase 30 anos no mercado, a marca criou um manual de vendas online para seus franqueados. O tutorial ensina a como tirar fotos atraentes no catálogo de produtos, realizar medidas de rostos a distância, técnicas para aumentar o engajamento nas redes sociais, suporte ao WhatsApp Business, e muito mais.
“A saúde de nossos clientes, colaboradores e franqueados é a nossa prioridade, por isso criamos o Manual de Vendas Online. É uma maneira de continuarmos com o faturamento e nos prevenirmos de possíveis riscos, sejam eles econômicos ou vitais. Além disso, oferecemos aos nossos clientes 20% de desconto em todos os óculos solares comprados por meio de nossas redes sociais, site ou whatsapp”, comenta Joaquim Júnior, CEO da Óticas Mercadótica.
As mudanças da marca não se limitaram somente em investir mais em estratégias digitais. A rede trabalha com algumas lojas abertas, porém, todas elas respeitam os protocolos de segurança para prevenção da pandemia e, com isso, há mudanças no dia a dia das unidades. Medidas como atendimento com hora marcada, aplicação de álcool em gel, uma maior higienização de produtos, distância de um metro entre clientes e funcionários, entre outras, foram adotadas para garantir a segurança de clientes e colaboradores.
“Outro suporte que temos para esse momento é o nosso laboratório próprio, que chega a produzir até 500 lentes por mês. A Óticas Mercadótica acredita que para superar as adversidades é necessário elaborar novas estratégias. O prejuízo poderia ser maior, mas graças a digitalização de processos, investimento em marketing e o ‘know how’ de quase 30 anos no mercado óptico, conseguimos hoje vislumbrar uma superação da crise. Nesse momento temos uma oportunidade de reinvenção para a marca”, comenta Joaquim.
Com mais de 25 pontos de vendas espalhados pelo país, a Óticas Mercadótica possui foco de expansão na Região Nordeste, em especial nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Mesmo com todas as adversidades de 2020, a expectativa da rede é abrir mais três unidades até o final do ano.
“O ótimo relacionamento que temos com nossos franqueados é o ponto fundamental para superarmos a crise. Sempre valorizamos essa relação. Prova disso é que 58% das pessoas que investem em nossas franquias possuem mais de uma unidade. O Manual de Vendas Online é uma ferramenta para continuarmos faturando, nos adaptarmos ao momento e caminharmos para a superação econômica”, finaliza Joaquim.
A Óticas Mercadótica trabalha com dois modelos de negócios, o Smart e o Standart. Respectivamente, os investimentos iniciais são de R$ 119 mil e R$ 260 mil com prazo médio de retorno de 36 meses, e faturamento médio mensal de R$ 60 mil e R$ 25 mil.