Recém-chegada no franchising, a rede de prestação de serviços Chama o Seu Zé, com o intuito de expandir seus negócios para todo o Brasil, está em busca por máster franqueados. Esse profissional é responsável por dar todo o suporte necessário e localizado para investidores em suas regiões.
De acordo com Jean Carlos, gerente de expansão da rede, o master franqueado terá um papel muito importante na expansão da marca, pois será o grande responsável em divulgar o aplicativo da rede, fomentar a entrada de novos franqueados prestadores que irão compor o grupo e, sobretudo, levar a estes orientações e treinamentos mais de perto. “Decorrente da grande extensão territorial do Brasil, a franqueadora não consegue estar em toda parte com a agilidade necessária. Daí a necessidade da existência dos máster franqueados”, explica.
Segundo pesquisa divulgada recentemente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), no 2º trimestre deste ano, foram abertos 3,2% pontos de venda na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 144.074 unidades de franquia em operação no País, e fechadas 1,3%, resultando num saldo de 1,9%. A Associação avalia que os multifranqueados (franqueados com duas ou mais unidades de uma mesma marca) e franqueados multimarcas (com unidades de redes diferentes), associados ou não ao repasse de unidades, têm sido cada vez mais importantes para a manutenção do dinamismo do setor.
O país conta com 2.979 redes atuando no Brasil. Além da diminuição da atividade econômica, um fator que tem contribuído para este movimento é que redes de menor porte, ao promover adequações ao atual cenário, acabam focando suas operações próprias. No entanto, novas marcas continuam a chegar ao setor, brasileiras e estrangeiras.
Região que é sucesso em franquias
O Sudeste do Brasil continua despontando como a região em que mais abre novas franquias no país. Segundo dados da última pesquisa divulgada pela ABF, 58,9% das franquias estão concentradas na região Sudeste, destaque para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro com 40,1% e 10,2%, respectivamente, com a participação do faturamento no franchising.
Pensando nesse foco e o seu crescimento que a Chama o Seu Zé, mira seus negócios para expansão da marca na região Sudeste, inclusive na busca, neste primeiro momento por máster franqueados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MG) devido a área populacional e a rapidez com que esses lugares responde as novidades no mercado.
Jean conta que já há máster franqueados em negociação com a rede em capitais como São Paulo e Salvador (BA).
Perfil
Responsável por transmitir todo o know-how da marca, como por exemplo, implantação, operação e comercialização dos serviços da rede de franquias, além de apoio geral aos franqueados, Jean ressalta que a Chama o Seu Zé está em busca de profissional capaz de gerenciar pessoas, não ter medo de desafios e possuir a visão empreendedora que emprestará aos seus assistidos.
O máster franqueado acaba sendo um franqueado mais qualificado, que tem o conhecimento necessário para implantar, operar e comercializar os produtos ou serviços vendidos pela franquia. Com isso, ele assina um contrato com a franqueadora para torna-se um ponto de suporte naquela região, atuando tanto para buscar novos franqueados, como também no treinamento e suporte dos franqueados em operação.
Entre as atribuições do máster franqueado ele precisa também conhecer muito bem o funcionamento do sistema, os direitos e deveres de todas as partes envolvidas e a legislação do país onde pretende instalar a franquia. Conhecer o seu mercado, a cultura e os hábitos locais, o potencial de consumo do território, as adaptações essenciais e, principalmente, como irá buscar e dar suporte adequado aos seus próprios franqueados são pontos chave.
Os máster-franqueados recebem um percentual das taxas de franquias vendidas na região de atuação, além de receberem também um percentual dos royalties gerados pelos franqueados.
Os valores para se comprar um máster franqueado dependerá da região em que ele trabalhará, variando de R$ 100 a R$ 400 mil. Regiões como a Sudeste, por apresentarem a maior variação da receita no franchising e também por receberem mais unidades franqueadas possui o valor maior.
Treinamento que gera resultados
Tanto quanto o franqueado precisa ser treinado, também o máster franqueado deve ser preparado, até mesmo porque será ele o responsável por disseminar o conhecimento junto ao franqueado.
O treinamento é bem simples. No caso dos máster franqueados, os treinamentos não incluem a parte prática (técnica), apenas as gerenciais, permitindo que esse profissional consiga multiplicar suas habilidades para seus subfranqueados.
A rede está com grandes expectativas em curto prazo. Jean enfatiza que a ideia é contar com pelo menos 50 unidades (ponto de apoio) e cerca de 600 unidades (prestadores) espalhadas pelas principais cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, até meados de 2018.
A Chama o Seu Zé possui duas propostas inovadoras. O franqueado poderá escolher trabalhar home office através da modalidade de negócio Prestador, que possibilita um investimento inicial de R$ 11.765,00 (incluído taxa de franquia mais capital de giro e taxa de compra de material) e faturamento de R$ 8.700,00 já no 6º mês. Nesta modalidade é necessário ter um perfil mais de operador.
Outra opção vantajosa e com alta rentabilidade é o modelo de negócio Office (Loja Física), na qual o franqueado deve demostrar perfil administrador para negócios. Essa modalidade permite investimento inicial de R$ 73.580,00 e lucro líquido mensal de R$ 46 mil a partir do 6º mês. O prazo de retorno é de 8 meses.