Ainda sem previsão para reabertura de suas unidades e prezando pela saúde de seus alunos, o Instituto Gourmet, rede de ensino profissionalizante de gastronomia, adicionou aulas online à sua grade curricular. O projeto “Aprender para Empreender” foi criado para suprir a necessidade de ministrar aulas à distância devido a pandemia causada pelo coronavírus.
“Nosso objetivo é continuar trazendo conteúdo de qualidade para nossos alunos, agora de forma online. Lançaremos duas aulas por semana, com chats abertos e em tempo real para que eles possam fazer comentários e tirar dúvidas”, comenta Glaucio Athayde, sócio diretor da rede.
Todos os módulos lançados na plataforma serão bônus e não implicarão com os conteúdos e carga horária presencial. “Nossos alunos acessarão o conteúdo na segurança de sua casa, com flexibilidade e sem sofrer prejuízo pedagógico, pelo contrário, entregaremos 24 horas de aula a mais do conteúdo presencial contratado pelo aluno”, informa.
São duas disciplinas disponíveis a de Confeitaria Criativa para quem está matriculado nos cursos de Confeiteiro Profissional, Doceiro Profissional e Cake Design e o de Cozinheiro Express para quem está matriculado nos cursos de Cozinheiro Profissional, Padeiro Profissional, Cozinheiro Funciona & fit e Chef Mix. Ambos com 12 módulos com duração de duas horas.
Para as aulas, a rede criou um aplicativo disponível para Android e iOS e os alunos receberão ebook com receitas, estimativa de custos e dicas para comercialização, as aulas ficarão salvas para que ele possa reprisar sempre que necessário e após o término, cada participante receberá um certificado de participação. “Esse projeto nos fez perceber uma demanda importante e será fixado em nossa grade mesmo depois da pandemia”, comenta Glaucio.
Cresce a busca por delivery
Com a pandemia e a alta do delivery, a rede adicionou tópicos que reforçam a importância da modalidade e a praticidade que ela traz no âmbito gastronômico.
“Durante as lives que fazemos em nossas redes sociais, trazemos cases de sucesso que estão vendendo no bairro, condomínio onde mora e aqueles também que iniciaram o trabalho com delivery justamente por conta da pandemia.
Enviamos para todos os franqueados para que eles reforcem e divulguem para os alunos, manuais explicativos de como abrir MEI e como se cadastrar em diversas plataformas delivery”, comenta.
Como no caso da aluna Juliana Ferreira que estuda na rede há 1 ano. Em 2019, a confeiteira descobriu que sua filha Íris estava com uma elevação na taxa de triglicerídeos, e com isso precisou reduzir drasticamente a quantidade de carboidratos e cortar todos os tipos de doces que a filha costumava comer. “Era muito triste levar minha filha para festas e perceber que ela não podia comer quase nada”, comenta Juliana.
Ela começou a buscar doces que suprisse a necessidade de sua filha e percebeu que esse era um mercado pouco explorado. Juliana ingressou na unidade do Instituto Gourmet em Recreio e criou a Íris Cakes, uma confeitaria funcional que vende brownies lowcarb e doces salgados.
Com a pandemia, ela passou a trabalhar com delivery e suas vendas estão crescendo gradualmente. “O Instituto Gourmet dá todo o suporte necessário, principalmente agora com a plataforma online, os assuntos esclarecedores nas lives, os conteúdos nas mídias sociais e a visibilidade que está dando para muitos alunos mostrarem seus trabalhos através das lives”, finaliza.
O Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli, em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, só no ano passado, comercializou 88 unidades e obteve um faturamento de R$ 45 milhões. Com a sociedade com o Grupo SMZTO, a meta da rede é comercializar 100 unidades e atingir o faturamento de R$ 70 milhões de reais, além do lançamento de novos cursos.
Sobre o Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades comercializadas em todo país.