A Black Friday, que começou no último dia 25, movimentou o calendário do varejo e ganhou mais aderência dos empresários dos mais diversos segmentos. O Grupo Bittencourt estudou os franqueadores brasileiros para entender a adesão desse segmento da economia e como isso afetou as unidades franqueadas.
Cerca de 100 franqueadores foram questionados sobre a relevância da Black Friday e como encararam a data. Com base nos dados coletados, aproximadamente 66% das redes participaram desse grande dia. Para aquelas que não aderiram, as justificativas ficaram em torno dos seguintes motivos:
- Não é uma data significativa para a companhia
- É uma operação difícil de ser realizada
- Não houve planejamento para realização de ações, apesar de ser interessante
- Não há aceitação das unidades franqueadas
- É uma data que está “queimada” no varejo em virtude das fraudes em preços
- A adesão da franqueadora não significa necessariamente adesão das unidades, 73% delas informaram que as franquias tinham a opção de participar ou não das ações da data.
86% dos franqueadores que aderiram à Black Friday já tinham participado de outras edições e informam que suas expectativas foram atingidas (84%). “A Black Friday tem como característica principal gerar volume de vendas. Não se trata de uma ação de marketing para fidelizar clientes ou de posicionamento de marca. É essencialmente geração de faturamento para as lojas” Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo Bittencourt.
Black Friday no franchising não se limita ao e-commerce
Tradicionalmente a Black Friday tem sido uma data mais importante para o e-commerce do que para o varejo físico. No entanto, as franqueadoras têm estruturado ações mesmo quando a atuação é apenas em lojas físicas (66%).
Para as que atuam nos dois canais, 34% desenvolveram ações integradas em ambos. “Isso mostra que a intenção de adesão da Black Friday não se restringe apenas às vendas on-line como tem sido tradição, mas tornou-se também uma estratégia de outros canais de distribuição, como o da loja física. ”Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo Bittencourt
Medidas de contingência
A demanda por alguns produtos e/ou serviços na Black Friday aumentam substancialmente e consequentemente os desafios da operação são proporcionais. Com isso, os franqueadores foram questionados sobre as principais medidas tomadas a fim de minimizar os problemas que geralmente são enfrentados pelas lojas na data, como falta de produtos e falhas no atendimento devido ao aumento do fluxo de clientes.
O investimento em marketing para a geração de fluxo de clientes foi a principal ação realizada. O segundo ponto mais trabalhado foi a capacitação e preparo das equipes para o aumento de fluxo de clientes (33%) e preparação dos estoques (29%). “De nada adianta o investimento em comunicação das promoções e gerar o interesse do cliente comprar se ele chegar na loja e não encontrar o produto ofertado. Da mesma forma, se as equipes não estiverem preparadas para administrar o grande volume de clientes e pecar no atendimento é a imagem da empresa que fica comprometida. Aliar comunicação, treinamento e abastecimento é a melhor forma de se ter sucesso na data. ”, explica Claudia Bittencourt.
A aderência dos franqueadores à Black Friday, especialmente em 2016, foi uma aposta para incremento de vendas num ano que para muitos significou encolher faturamento. Muitos já passaram por edições anteriores da Black Friday e tiveram seus objetivos atingidos, o que reforça a sua crescente importância para o varejo.
As primeiras edições realizadas no país foram centralizadas no comércio eletrônico e algumas marcas se aproveitaram da novidade para criar descontos fictícios e maquiar preços. Isso, de alguma forma, gerou desconfiança no consumidor.
O último evento foi diferente. Consumidores atentos e ferramentas de controle de preços forçaram a atuação correta das empresas, que não querem ter sua reputação atingida por terem executado promoções falsas.
Para o franchising, a data representou uma oportunidade de incremento de resultados para as unidades franqueadas, que têm o benefício de contar com o apoio da franqueadora no desenvolvimento do material de divulgação, no treinamento das equipes e no dimensionamento dos estoques para que se aproveite ao máximo o movimento de consumo.