Não importa se nos últimos meses, o Brasil está caminhando por uma fina corda sobre aterrorizante abismo, no qual se enxerga uma economia instável, desemprego, inflação crescente, dólar nas alturas e tantas outras coisas. O fato é que o empreendedor brasileiro está saindo da sua zona de conforto e está trilhando voos mais altos na tentativa de driblar a crise.
Aqueles que um dia sonhavam ter sua empresa ou nem ao menos imaginavam que isso seria possível, hoje se encontram frente a uma grande oportunidade. Diante desse quadro e de uma nova geração de investidores, algumas empresas investem agressivamente em um plano de expansão na capital e no interior.
Uma empresa que surpreende com o nível de empreendedorismo e crescimento é a Leader Kids, programa educacional que visa ampliar o potencial de aprendizagem das crianças ao estimular o desenvolvimento das competências socioemocionais. Além de ter sido criada no início da crise econômica e introduzida na franchising no primeiro trimestre de 2015, a empresa tem enfrentado o cenário pessimista, suportado a alta carga tributária e mantendo o crescimento através do plano de expansão que visa à região Sudeste, Norte e Nordeste do país. Em menos de oito meses, a marca chegou a cinco unidades em funcionamento no Rio de Janeiro, uma em Recife e uma em Belém.
Segundo Rosy Alvares, criadora do programa, o sucesso se deve ao baixo investimento proposto pelas modalidades de negócios, que chegam a ser 85% mais em conta do que os modelos ttradicionais e a forma como a franquia pode ser administrada, o que pode acarretar em renda extra ou principal fonte de renda para o investidor. Já a rede mineira especializa na culinária nipônica, o Japa Temaki, esperou oito anos para colocar em prática o plano de expansão da marca. E foi em plena crise econômica que a rede se deparou com uma oportunidade de crescimento mediante a introdução na franchising em 2015.
O cenário que para muitos trouxe uma instabilidade, para os sócios Brenno e Felipe trouxe “A” oportunidade de conquistar seu espaço em regiões como o Rio de Janeiro, Niterói, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. A adesão da marca nestas regiões se dá através de uma modalidade de negócio 40% mais econômica. Essa estratégia vem permitindo um expressivo crescimento nos últimos meses tanto em números de lojas quanto em faturamento. O projeto da rede é gerar R$ 40 milhões em negócios nestas regiões e fechar 26 novos contratos até o final de 2016.
Para assegurar os novos investidores, Brenno Nader, sócio da marca afirma que todo suporte na área administrativa e financeira será dado. “Daremos total suporte ao franqueado, com auxílio na seleção e negociação do ponto comercial, manuais de operação da franquia, treinamento, suporte ao franqueado, com auxílio na seleção e gestão do negócio, projeto arquitetônico e de visual merchandising, além de contínuo investimento em marketing”, afirma Brenno.
A marca niteroiense, Waffle Store & Cafeteria aposta na expansão pela região Sudeste em 2016. A cidade escolhida para dar início ao projeto de expansão é o Rio de Janeiro, e para isso apresenta um modelo móvel de negócio, cujo investimento é 76% mais econômico que a loja tradicional. A marca, que não tem concorrência em Niterói pretende abrir 20 franquias em todo o Rio e região metropolitana, até dezembro de 2016.
O faturamento médio mensal da marca varia de R$ 15 mil a R$ 80 mil, a depender da modalidade de negócio escolhida. A estratégia usada pela empresa é de privilegiar os que já são franqueados da marca ao apresentarem os carrinhos móveis como opções de modalidades de negócios – que surgem especialmente como suporte das lojas com a finalidade de aumentar o faturamento dos investidores e tornar os negócios mais sólidos.
Certo de que é necessário inovar, a empresária Regina Jordão, dona do Instituto de depilação Pello Menos, líder no ranking em seu segmento, aposta no conceito de loja slim, ou seja, uma loja com apenas cinco cabines com investimento estimado em R$ 180 mil para lojas a partir de 60m², e o modelo de franquia exclusiva de fotodepilação, com um investimento inicial estimado em R$ 135 mil para lojas com 30m² a 40m², o que chega a ser 60% mais econômica.
O ovo conceito faz parte de um planejamento de expansão que visa à adesão de, pelo menos, uma unidade da franquia em cada cidade do Nordeste até o final de 2016. Isso equivale a cerca de 102 novas unidades em funcionamento em menos de 14 meses. Atualmente a marca que já tem 19 anos de atuação e quase 11 de franquia, possui 51 unidades espalhadas nos estados da Paraíba, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Para Regina, a grande vantagem de aderir ao sistema de franquia do Pello Menos em relação a um negócio independente é que o sucesso da rede foi fortalecido após vários testes de produtos /métodos, além de possuir um plano de expansão e dados valiosos para a gestão da empresa criados minuciosamente por uma equipe especializada.