CEO de rede brasileira oferece quatro dicas para prosperar no negócio
Entre os líderes de faturamento no franchising nacional, o food service ampliou 17,9% entre 2022 e 2023, subindo de R$ 39,8 milhões para R$ 46,9 milhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre os motivos, estão novas propostas de negócio e alta do ticket médio, impulsionada por produtos diferenciados. Uma opção para explorar o segmento são pâtisseries de luxo, com pães, doces e até cafés especiais. Delicioso e gratificante, este mercado exige cuidados para uma operação de sucesso.
Com três décadas de atuação, Antônio Augusto Ribeiro de Souza, CEO da Boulangerie Carioca, pâtisserie inspirada no estilo francês, afirma que investir em qualidade é estratégia crucial para o sucesso. Confira outras dicas do executivo para empreender com pâtisserie de luxo:
1) Escolha dos ingredientes
Invista em insumos frescos e de alta qualidade para garantir que seus produtos tenham o melhor sabor e textura possível. “Nada como um pão fresquinho e um café especial para eternizar na memória do cliente. Este resultado só é possível com ingredientes selecionados”, explica Antônio Augusto.
2) Criatividade
Oferecer produtos únicos e inovadores faz a diferença. Aposte em combinações de sabores e apresentações exclusivas para encantar os clientes. “Numa pâtisserie, o aroma, as cores, tudo isso chama a atenção do público. Por isso, investir em doces coloridos e elegantes na medida certa é outro quesito fundamental para atender às expectativas do público”.
3) Experiência do cliente
Marcar positivamente o consumidor é a chave para a fidelização. Do atendimento à última mordida de cada prato, torne esta experiência memorável. “Ao frequentar locais diferenciados, o público é mais criterioso e até exigente. Portanto, precisamos diariamente fazer o cliente se apaixonar por aquele momento”, lembra o empresário.
4) Marketing
Seja online ou offline, a propaganda é a alma do negócio. Esta é uma das vantagens de ingressar numa franquia já consolidada: contar com um grupo especializado em estratégias de marketing, como redes sociais, parcerias com influenciadores, eventos e outras táticas para aumentar a visibilidade da marca e atrair novos clientes. “Também funcionam muito bem as ações em datas especiais, convidando o público para celebrar na loja este momento exclusivo, como Dia das Mães e dos Namorados”, finaliza Antônio Augusto.
Sobre a Boulangerie Carioca
A rede abriu as portas da primeira loja em 2015 e encanta os clientes com um ambiente aconchegante e uma seleção variada de delícias parisienses e da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes fresquinhos. Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos. Este ano, como parte do Grupo Antaris Foods Brands Franchising, pretende concluir 2024 com 10 unidades. O investimento inicial é de R$ 490 mil, com retorno previsto entre 18 e 36 meses.