A School of Rock, escola de música que inspirou o filme, série e musical da Broadway, aposta no mercado brasileiro e anuncia um plano de expansão no país de chegar a 60 escolas em 10 anos. A empresa, que foi considerada pela revista Entrepreneur como a franquia musical número um nos Estado Unidos, desenvolveu um modelo de Master Franquia totalmente desenhada para o mercado brasileiro. Só em 2018, 3 milhões de reais serão somados aos 4 milhões que já foram investidos no país. O objetivo é fechar este ano com um total de 10 escolas no Brasil.
Paulo Portela, ex-IBM e Branes, que é apaixonado por música e pela história da School of Rock, foi quem procurou a matriz, nos Estados Unidos, para apresentar o projeto de iniciar uma Master Franqueadora da escola no Brasil. Até 2013, a School of Rock ainda não trabalhava com Master Franqueadores – todas as escolas que existiam até a época eram próprias ou franquias negociadas direto com a matriz.
Foi assim que, em 2013, a primeira unidade da School of Rock começou a operar em São Caetano do Sul, e hoje já conta com seis escolas no país e um posto avançado em Porto Alegre. São mais de mil alunos e duzentos funcionários.
“Acreditamos que o Brasil é um mercado estratégico para a expansão da School of Rock no mundo. Por isso, estamos à procura de um perfil de franqueado com espírito empreendedor, paixão por música e por transformar vidas de crianças e adultos por meio da arte”, afirma Paulo. Segundo ele, o investimento para começar uma franquia da School varia de 300 mil a 800 mil reais, dependendo do tamanho da escola.
Rob Price, CEO Mundial da School of Rock, conta que enxerga o Brasil como um dos mercados mais importantes para empresa na próxima década. “O brasileiro tem uma cultura musical fantástica e uma história longa com o rock. Além disso, o método da School of Rock tem se mostrado bem sucedido em todos os países em que ela opera, inclusive no Brasil. Os alunos brasileiros têm mostrado níveis extraordinários de desenvolvimento acelerado de aprendizado musical. Nas unidades da School brasileiras contamos com nível baixíssimo de desistência, 13%. A média do mercado de educação musical infanto-juvenil no Brasil é de 92%”
A School of Rock foi fundada em 1998 na Filadélfia, por Paul Green. A sua trajetória como professor, que incluiu abandonar os métodos convencionais de ensino musical para crianças para dar foco na prática e na performance de palco, inspirou o filme, seriado e musical “School of Rock”. Hoje a School of Rock se tornou uma rede internacional que opera mais de 205 unidades e 27 mil alunos ao redor do mundo em 10 países como Estados Unidos, México, Brasil, Chile, Peru, Canadá, Austrália e Filipinas.