Menor custo operacional e redução de riscos é o que atrai os empreendedores para investir nesse tipo de empreendimento
Conhecido como “negócio de dropshipping” ou “modelo de negócios just-in-time”, ter uma empresa sem estoque pode trazer várias vantagens para o empreendedor. Além de ter um investimento inicial mais baixo, ele também cria a possibilidade de um crescimento maior em menos tempo.
Um exemplo de tipo de negócio como esse é a Vaapty, fundada em 2020, não necessita de estoque para realizar a intermediação da venda de veículos seminovos, de forma mais segura e sem burocracia. O fato de não precisar estocar carros foi um dos motivos que levou a empresa a se tornar franquia e a movimentar mais de um bilhão em vendas. O CEO e sócio fundador da marca, Ycaro Martins, explica as principais vantagens em investir nesse tipo de negócio:
Menor investimento inicial
Não é necessário investir uma quantia significativa em estoque inicial, o que reduz o risco financeiro e uma economia de capital. “Os custos operacionais também são menores, não tem necessidade de armazenar produtos e não há custos associados ao aluguel de um espaço para armazenamento. Você movimenta o negócio com o próprio dinheiro do mercado”, explica Ycaro Martins.
Maior flexibilidade
Existe a possibilidade de você oferecer uma ampla variedade de produtos sem se preocupar com o espaço para armazená-los. A adaptabilidade também é uma vantagem, pois é mais fácil ajustar sua oferta de produtos de acordo com as tendências de mercado e as demandas dos clientes.
Redução de riscos
Não há necessidade de se preocupar com a depreciação ou com produtos que não vendem. O risco de ter produtos “encalhados” não existe nesse tipo de negócio. Além disso, esse empreendedor tem uma coisa a menos para gerir, já que não há problemas como controle de inventário e gestão de excessos ou faltas de estoque.
Facilidade de escala
“Expandir seu negócio se torna mais fácil, pois você não precisa se preocupar com o aumento proporcional do estoque. Outra vantagem é que boa parte do seu negócio pode ser automatizado, permitindo um crescimento mais eficiente”, diz.
Concentração no marketing e no cliente
Empresas sem estoque conseguem ter um foco maior no Core Business, pois como não existe essa preocupação, é possível se concentrar mais em marketing, atendimento ao cliente e outras áreas importantes do negócio.
Quais são os desafios?
Embora existam muitas vantagens, é importante também estar ciente dos desafios de empreender sem estoque, como a dependência da qualidade e confiabilidade dos fornecedores ou compradores, a necessidade de uma boa plataforma de atendimento ao cliente para lidar com vendas, problemas de envio e devolução. “Essa é uma ótima opção de negócio para empreendedores que desejam minimizar os custos iniciais e operacionais, manter a flexibilidade e focar em aspectos estratégicos do negócio, como marketing e crescimento” diz o CEO.
Raio X – Vaapty Store
Investimento inicial: R$ 200 mil (incluso taxa de franquia e loja)
Capital de giro: R$ 80 mil
Taxa de franquia: R$ 90.000,00
Royalties: R$ 250,00 por veículo intermediado
Taxa de publicidade: 500
Faturamento médio mensal: R$ 180.000,00
Lucro líquido médio mensal: 35%
Prazo de retorno: de 9 a 12 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Sobre a Vaapty
Líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil. Fundada em 2020 pelo CEO Ycaro Martins, com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, a empresa busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura e sem burocracia. Em 2021 virou a chave com franquias e hoje já alcançou a marca de 200 unidades vendidas em todo o país. A marca foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência 2024, já movimentou mais de R$ 1 bilhão em vendas de veículos e planeja dobrar o número de unidades.