Setor de educação projeta faturamento de US$ 10,7 bilhões até 2027

Com expectativa de crescimento anual de 10,49%, uma franquia do segmento pode ser uma opção de investimento

Nos últimos anos, o setor de educação tem passado por uma transformação significativa impulsionada por avanços tecnológicos, digitalização do ensino e uma demanda crescente por qualificação profissional. Cada vez mais, este cenário reflete-se em projeções de crescimento. De acordo com dados da plataforma Statista, espera-se que a receita total do setor apresente uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 10,49% entre 2022 e 2027. Essa expansão deve resultar em um volume de mercado projetado de US$ 10,71 bilhões até 2027, evidenciando a importância de investimentos na educação como pilar para o desenvolvimento socioeconômico global.

Uma das tendências que têm contribuído significativamente para a rápida dilatação do setor é a expansão das franquias educacionais. Esse modelo de negócio tem se mostrado eficaz ao fornecer um padrão de qualidade consistente, facilitar a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras e permitir uma escalabilidade rápida. Esses empreendimentos abrangem desde escolas de tecnologia até cursos profissionalizantes, oferecendo soluções diversificadas que atendem às necessidades de diferentes segmentos da população.

Além disso, o franchising educacional beneficia-se de marcas já estabelecidas e reconhecidas no mercado, o que reduz os riscos associados ao empreendedorismo. A padronização de processos e a disponibilidade de treinamentos constantes para os franqueados asseguram a preservação da qualidade do ensino, ao passo que o auxílio em marketing e operações simplificam a administração e crescimento das unidades franqueadas. Essa estrutura colabora com o fortalecimento e expansão do setor, enquanto possibilita o acesso a uma educação de excelência para um público mais amplo.

A expansão do nicho tem oferecido um impacto positivo na economia nacional e mundial, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento regional. Com a abertura de novas unidades franqueadas, há um aumento na demanda por profissionais qualificados, desde professores até gestores e colaboradores administrativos.

A seguir, confira algumas redes que têm se destacado no setor.
Funil de Vendas
Com sede em São Bernardo do Campo (S), transformou o cenário das vendas desde sua fundação em 2012. Popularizando o conceito de “funil de vendas”, a empresa introduziu uma abordagem única para gerenciar o relacionamento com o cliente (CRM), combinada com gamificação nas vendas, tornando-se um dos principais softwares do mercado, com mais de 5.000 CNPJ’s registrados.
Investimento inicial: R$ 50 mil
Faturamento médio mensal: R$ 32 mil
Prazo de retorno: 3 meses

Instituto Gourmet
Maior rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Formando profissionais que desejam ingressar no mercado gastronômico, a marca oferece opções de cursos com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 140 unidades em todo o país.
Investimento inicial: R$ 93 mil (modelo Slim)
Faturamento médio mensal: R$27, 9 mil
Prazo de retorno: 19 meses

SuperGeeks

A rede nasceu com o objetivo de formar não apenas consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014 a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.
Investimento inicial: R$ 90 mil
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

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